Questões de Concurso sobre Assistente Social

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
4.516 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O Centro de Atenção Psicossocial de Atendimento Dia atende exclusivamente adultos com quadros graves de intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e sistemáticos.


C

Certo


E

Errado

Provisoriedade, excepcionalidade e garantia de acesso e respeito à diversidade e a não discriminação são princípios que devem ser observados quando houver a necessidade de se realizar acolhimento institucional de crianças e adolescentes.


C

Certo


E

Errado

Conforme o artigo 16 da Lei nº 8.662/1993, de regulamentação da profissão, qual a autarquia pública que tem a atribuição de aplicar penalidades aos infratores dos dispositivos da Lei?


A

O Conselho Federal de Assistência Social (CFAS).


B

A Assessoria Técnico-consultiva de Serviço Social.


C

O Conselho Regional de Serviço Social (CRESS).


D

O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS).


E

O Poder Judiciário.

A instrumentalidade no exercício profissional dos/das assistentes sociais é aqui compreendida como “uma propriedade ou um determinado modo de ser que a profissão adquire no interior das relações sociais, no confronto entre as condições objetivas e subjetivas do exercício profissional”

GUERRA, Yolanda. A instrumentalidade no trabalho do assistente social. In: CFESS/ABEPSS (org.) Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.

No tocante a instrumentalidade como mediação, é INCORRETO afirmar que:


A

A instrumentalidade como mediação permite que os/as assistentes sociais reelabore a cultura profissional que privilegia a ação puramente instrumental.


B

A instrumentalidade como mediação articula as múltiplas dimensões da prática profissional.


C

A instrumentalidade como mediação permite que os/as assistentes sociais tenham condutas profissionais críticas e competentes diante da realidade social.


D

A instrumentalidade como mediação privilegia a dimensão técnico-instrumental da atuação profissional a fim de possibilitar o enfrentamento mais qualificado às expressões da Questão Social.


E

A instrumentalidade como mediação pressupõe a concretização das referências técnicas, teóricas, valorativas e políticas da profissão.

Na luta pela hegemonia na sociedade, as classes sociais fundamentais, burguesia e proletariado, formulam e implementam formas diferenciadas de participação social, expressas por práticas educativas de mobilização e organização dessas classes. Embora desenvolvida em diferentes espaços sócio-ocupacionais, a participação social não se constitue como processo exclusivo da prática dos assistentes sociais. Porém, no âmbito do Serviço Social, a mobilização social e a organização inscrevem-se no corpo teórico-prático da profissão como elementos constitutivos, traduzindo nos movimentos da prática profissional modalidades de sua assimilação e


A

negação.


B

sublimação.


C

recriação.


D

superação.


E

sustentação.

   
Gerar simulado