

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Considerando o Código de Ética do(a) Assistente Social, de 1993, um dos respectivos princípios é o posicionamento em favor da “universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática”. A esse respeito, no que se refere à concepção do Serviço Social com relação à biossegurança nos espaços sócio-ocupacionais da saúde, assinale a alternativa correta.
Há necessidade de formulação de uma política nacional de biossegurança em saúde, com identificação precisa das responsabilidades e das atribuições das esferas de gestão do Sistema Único de Saúde.
A sociedade civil organizada é quem deve definir as diretrizes e as estratégias de biossegurança nos espaços sócio-ocupacionais em que é atendida.
De maneira autônoma, cada categoria profissional deve definir as estratégias e as ações necessárias para a implementação das diretrizes de biossegurança estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
As diretrizes de biossegurança preconizadas pelo Ministério da Saúde atingem o direito ao sigilo profissional, conforme previsto no art. 2o do Código de Ética.
A depender da demanda a ser atendida, o (a) assistente social tem o direito de decidir, no espaço sócio-ocupacional, se deve aderir ou não às diretrizes de biossegurança.
Sobre a vulnerabilidade na saúde, analise as proposições abaixo.
I. Em saúde, a utilização do termo vulnerabilidade começou no início dos anos 1970, com os estudos sobre a síndrome da imunodeficiência adquirida (aids), compartilhando conceituações da área dos Direitos Humanos. A adoção do conceito de vulnerabilidade em substituição ao de grupo de risco, aconteceu indicando a redução das chances e formas de acometimento pela doença pela totalidade da população.
II. A saúde reconhece a preponderância das conjunturas macrossociais sem desconsiderar a dimensão pessoal requisitada para o enfrentamento das situações vulnerabilizantes.
III. A conjugação de componentes relacionados ao tipo das informações recebidas pelos sujeitos, aos recursos e oportunidades para a obtenção e manuseio destas informações permite alcançar a feição sintética do conceito de vulnerabilidade que, em saúde, pretende superar a feição analítica do conceito de risco vinculando-se a diferentes referenciais ético-políticos.
É correto o que se afirma em
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Leia a afirmativa a seguir.
Foi somente com a Constituição de 1988 que as políticas de previdência, saúde e assistência social foram reorganizadas e reestruturadas com novos princípios e diretrizes e passaram a compor um sistema híbrido que conjuga direitos derivados e dependentes do trabalho (previdência) com direitos de caráter universal (saúde) e direitos seletivos (assistência).
A sentença refere-se a(ao)
Benefício da Prestação Continuada.
Seguridade Social.
Política Nacional de Assistência Social.
Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social - NOB/SUAS.
Lei Orgânica da Assistência Social.
As pessoas com transtornos mentais graves e persistentes podem ser atendidas nos centros de atenção psicossocial (CAPS) — serviço público de saúde mental —, de modo que os encaminhamentos são realizados, via regulação de vagas, pelos profissionais das unidades básicas de saúde.
Certo
Errado
Os determinantes sociais são estruturantes dos processos saúde-doença. Em razão disso, a ação profissional do Assistente Social, na área da saúde, se inscreve no campo da
promoção, notadamente no eixo da intersetorialidade.
educação, a partir da interação multiprofissional.
mobilização, tendo como prioridade a transversalidade.
prevenção, com ênfase no trabalho em equipe.