

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Não existem limites e possibilidades ao cuidado dedicado ao (à) paciente em cuidados paliativos.
Certo
Errado
A Reforma Psiquiátrica no Brasil data de 1960 com a crise dos leitos psiquiátricos desencadeando na década de 1970, no movimento de trabalhadores, familiares e usuários que foi denominado posteriormente em movimento da Luta Antimanicomial. Segundo Schefer e Silva (2014) “Reforma Psiquiátrica rompe o modelo biomédico e psicologizante da questão social para um modelo psicossocial pautado no reconhecimento da cidadania e da subjetividade na produção da loucura. Sobre este assunto e o que dia a autora é INCORRETO afirmar que:
Somente ao assistente social cabe se envolver nas articulações das redes em saúde mental promovendo, assim, o fortalecimento da cidadania e inserção social do usuário da saúde mental.
Podemos então dizer que a intervenção profissional no campo da saúde mental na interface com a questão social está interconectada com envolvimento do usuário nos seus direitos como cidadão.
O Serviço Social trabalha nas múltiplas expressões da questão social nas esferas privadas e nas públicas com as gestões de políticas sociais, planejamentos, formulação e avaliação de programas e projetos.
É fundamental avançarmos em pesquisas que contribuam na materialidade para o projeto político do Serviço Social que, entre seus princípios, contrapõe-se a quaisquer formas de discriminação e compromete-se com a luta pela superação da violação de direitos.
Ainda há uma grande necessidade de estruturar a rede de atenção à saúde mental, além de uma necessidade urgente de fortalecimento e vínculo com a sociedade em geral.
A inserção dos assistentes sociais nos serviços de saúde é mediada pelo reconhecimento social da profissão e por um conjunto de necessidades que se definem e redefinem a partir das condições históricas sob as quais a saúde pública se desenvolveu no Brasil. Com base nos parâmetros para a atuação dos assistentes sociais na política de saúde, é/são ação(ões) do assistente social no processo de atendimento à população usuária:
atendimento de caráter emergencial, acolhimento humanizado e encaminhamento à rede de proteção socioassistencial.
viabilização de tratamento fora de domicílio, medicação de alto custo e acesso a órteses, próteses e transporte.
informação de óbito aos familiares, em conjunto com o psicólogo, garantindo o amparo e acesso a benefícios funerais.
elaboração de estudos socioeconômicos para a construção de pareceres sociais na perspectiva de garantia de direitos.
emissão de declaração de comparecimento e atendimento na unidade de saúde para fins trabalhistas.
A comunicação do(a) assistente social em atendimento aos (às) pacientes oncológicos em fase final de vida deve ser embasada na confiança e não na cumplicidade.
Certo
Errado
No texto Sistematização, planejamento e avaliação das ações dos assistentes sociais no campo da saúde, as autoras afirmam que a lógica dos processos socioassistenciais reside em atender o usuário como sujeito, visando responder às demandas / necessidades particulares, numa perspectiva de construção de sua autonomia no âmbito das relações institucionais e sociais ao remetê-lo para a participação política em determinados espaços.
Com relação a esses espaços, analise os itens a seguir.
I. Instituições e serviços de saúde.
II. Conselhos de direitos.
III. Movimentos de base sociocomunitária.
IV. Movimentos sociais na sua diversidade.
Apresenta(m) esses espaços
I, II, III, apenas.
I e II, apenas.
IV, apenas.
I, II, III e IV.