

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A família constitui-se como uma das áreas prioritárias de ação dos assistentes sociais. A respeito das ações do assistente social que contribuem para a emancipação e o autodesenvolvimento da família, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. Pautar a prática profissional nos padrões de normatividade e estabilidade, sem focar a discussão da família, no contexto de uma sociedade desigual e excludente.
II. Busca por metodologias que concebam a família como um grupo com necessidades próprias e únicas.
III. Superação de visões fragmentadas e lineares.
IV. Utilizar-se de instrumental que compreende apenas o arsenal de técnicas utilizadas para a efetivação do serviço.
Apenas I, III e IV.
Apenas I, II e IV.
Apenas II, III e IV.
Apenas II e III.
Apenas III e IV.
A respeito das reflexões sobre família, assinale a opção correta.
A atual Política Nacional de Assistência Social assume uma posição que contribui para enfraquecer os estigmas associados à maternidade sem casamento, às famílias reconstituídas e às uniões consensuais, assumindo todos esses grupos como unidade familiar.
O trabalho socioeducativo com famílias deve priorizar a dimensão individual e subjetivista de autonomia para que cada membro assuma a responsabilidade pela condução da sua vida.
Ao adotar o princípio da matricialidade sociofamiliar, a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) supera a tendência familista da política social brasileira.
A intervenção social com famílias deve centrar-se na noção de família padrão, com expectativas das clássicas funções alicerçadas nos papéis atribuídos por sexo e lugar nos espaços público e privado.
As práticas socioeducativas dirigidas aos grupos de família em situação de alta vulnerabilidade social exigem necessariamente uma intervenção normatizadora.
Quanto à trajetória histórica da proteção à família no Brasil é correto afirmar:
A interferência do Estado se configurou na sociedade brasileira como progressiva e protetiva dos direitos das famílias com a legislação através da qual se definem as relações familiares.
As políticas econômicas causaram impactos na vida familiar, de modo a possibilitar que a família desempenhe as suas clássicas funções de socialização primária, ideológica e econômica.
Política de caráter progressivo e emancipatório dos indivíduos e da própria família dos centros de poder tradicionais, como parentela, comunidades e igrejas.
Política de caráter familista de sobrecarga da família, mediante incorporação de novas funções e deveres.
Políticas de oferta de jardins da infância e pré-escolar para crianças de 3 a 6 anos de idade, em alguns casos, com cobertura quase universal.
As ações fundamentadas na perspectiva do conflito e transformação apoiam-se na compreensão de que o tipo de atendimento proposto deve ser direcionado aos objetivos da instituição e não às demandas das famílias, por estas serem, geralmente, multiproblemáticas.
O crescimento de novas modalidades de família tem sido constatado pelos institutos que pesquisam as mudanças comportamentais da sociedade. Apesar das mudanças, as pesquisas indicam que
a família nuclear é a predominante.
a família extensa é a mais frequente nos centros urbanos.
a família substituta é a que apresenta maior aumento nas últimas décadas
a família monoparental é a mais tradicional.
a família reconstituída é a mais comum nas áreas rurais.
O modelo de família com núcleo patriarcal reflete a assimetria sexual, mediante a centralização do poder no homem, tomado como o chefe de família/provedor, cujo papel assumido representa o seu posicionamento na sociedade em geral.
No livro “Família: redes, laços e políticas públicas”, Barbosa e Ramo fazem um relato de caso sobre o Programa Bolsa-Escola Municipal de Belo Horizonte.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
O trabalho com famílias sempre esteve presente na atuação da/o assistente social. No entanto, esse tema foi secundarizado na produção de conhecimento, especialmente na década de 1980. A explicação para essa assertiva decorre da
crescente oferta de trabalho nas empresas, já que o fortalecimento do movimento operário exigiu ação junto às demandas trabalhistas para atenuação de conflitos.
ascensão das classes populares com o processo de abertura política, cujas conquistas resultaram em melhoria das condições de vida das famílias.
necessidade de consolidar as novas bases teórico-metodológicas no Serviço Social, sob a perspectiva da teoria-crítica e de romper com práticas conservadoras.
emergente ampliação de espaços sócio-ocupacionais em áreas como seguridade, educação, empresa, tendo em vista o reconhecimento do processo de teorização do Serviço Social.
No trabalho com famílias, foram superados vários desafios, entre os quais o reconhecimento das transformações familiares no que diz respeito tanto à estrutura e composição familiar, quanto às tarefas, às obrigações e ao funcionamento das famílias.
As metodologias de trabalho social devem ser construídas a partir de princípios e diretrizes políticas, como a matricialidade familiar, que reforça o conceito de família como unidade econômica.
Os processos econômicos aliados às mudanças nas dinâmicas familiares provocam novos arranjos de famílias que precisam ser considerados pelos formuladores, gestores e executores das políticas públicas. O crescimento das famílias monoparentais, por exemplo, já produz importantes rebatimentos na condução da política de assistência social. O mesmo vem ocorrendo com as famílias extensas em relação às Varas de Família.
-
Essas situações acabam evidenciando que a família
mantém‐se praticamente a mesma em todos os períodos históricos.
é a célula mater da sociedade, a base de toda a organização social.
é a principal unidade econômica em qualquer época histórica.
configura‐se segundo a dinâmica social de cada época histórica.
desempenha, sob o ponto de vista econômico, funções que não se alteraram com essas mudanças.
No trabalho com famílias, devem-se compreender os processos familiares como uma construção singular, arquitetada na família, no entrecruzamento das múltiplas relações, que condicionam e definem a dinâmica familiar.
Sobre a Assistência em Planejamento Familiar, leia as seguintes afirmativas:
I. A atuação dos profissionais de saúde na assistência à anticoncepção envolve, necessariamente, três tipos de atividades: Atividades educativas, Aconselhamento e Atividades clínicas.
II. As atividades clínicas devem ser realizadas levando-se em conta que todo e qualquer contato que a mulher venha a ter com os serviços de saúde deve ser utilizado em benefício da promoção, proteção e recuperação da sua saúde.
III. O método de Billings baseia-se na identificação do período fértil por meio da auto-observação das características do muco cervical e da sensação por ele provocada na vulva.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
I, II e III.
Na contemporaneidade as formas de organização das famílias são totalmente diversas e modificam-se, continuamente, para atender as exigências que lhe são impostas. Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta quanto aos elementos que impõem a dinâmica de transformação das famílias brasileiras:
Sociedade, sujeitos que compõem a família e eventos da vida cotidiana.
Sociedade, sujeitos que compõem a família e religiosidade.
Organização social da distribuição de recursos e políticas habitacionais.
Organização social da distribuição de recursos, políticas habitacionais e políticas de inclusão.
A consolidação da família como instância de caráter privado implicou a transferência de problemas gerados pelas relações de produção para o interior da família, o que contribuiu para a absorção e a desativação de conflitos sociais.
A intervenção do Estado sobre a vida familiar é uma prática histórica na realidade brasileira, desde o início do século XX.
Quanto às consequências desse processo, assinale a afirmativa correta.
A Família perdeu sua função e papel no âmbito da reprodução social.
O Estado é o agente central na definição das normas e regras da vida familiar.
A Família perdeu sua autonomia no que se refere à educação e cuidado dos filhos.
A relação entre o Estado e a Família é contraditória, sendo de proteção e coerção.
A esfera familiar deixou de ser referência central no âmbito das políticas sociais.
São consideradas questões para reflexão nos processos de trabalho de grupo com famílias:
I, II, III, IV e V.
I, II, III e IV, apenas.
I, II, IV e V, apenas.
I, III, IV e V, apenas.
Nas últimas décadas a família sofreu significativas alterações com relação ao seu tamanho, estrutura e dinâmica.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
A família passou a ser uma unidade de produção dependente do trabalho de seus membros.
A definição da família, na atualidade, baseia-se nas relações de parentesco ou de sangue.
A intervenção do Estado na vida familiar tem, ao mesmo tempo, um caráter de controle e proteção.
A família deixou de ser uma instituição central de referência e proteção social.
A família monogâmica ou nuclear perdeu hegemonia com as mudanças culturais.