

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Segundo Guimarães (1999), qual dos argumentos a seguir faz parte do rol de razões apontadas no debate público contra a adoção, pelo Estado brasileiro, de ações afirmativas destinadas à população negra?
Raça é um dos critérios reais, mesmo que não declarado, de discriminação no Brasil. Esse critério é usado amplamente.
Como não há limites rígidos e objetivos entre as raças, não é possível promover políticas com critérios nelas baseados.
O risco de oportunismo na identificação racial para beneficiamento espúrio das políticas afirmativas é residual e pode ser combatido.
Medidas universalistas de igualdade não rompem os mecanismos inerciais de exclusão, assim como o é o racismo.
A Constituição Federal em vigor, promulgada em 1988, permite mecanismos de correção de desigualdades tais como as ações afirmativas.