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Havia duas formas de trabalho infantil durante a Revolução Industrial: crianças classif...

Havia duas formas de trabalho infantil durante a Revolução Industrial: crianças classificadas como parish apprentice (órfão aprendiz) e free labor children (crianças que trabalhavam nas fábricas junto com os pais). As primeiras eram crianças órfãs que ficavam sob os cuidados do governo britânico. Os donos das fábricas forneciam abrigo e comida em troca de seu trabalho; elas não recebiam qualquer remuneração em dinheiro. Aquelas que recebiam salários extremamente baixos ganharam o título de free labor children; algumas tinham apenas cinco anos de idade e trabalhavam em fábricas e minas de carvão. Em virtude do crescimento das tecelagens, muitas crianças trabalhavam em moinhos de algodão, onde passavam a maior parte do tempo em locais com muito pouco ar fresco e nenhuma atividade. Também eram contratadas para trabalhar em fábricas de fósforo, como limpadores de chaminés, e na fabricação de tijolos.


(Condições do trabalho infantil na Revolução Industrial. Disponível em: ehow.com.br.)


O aspecto relativo à exploração da mão de obra infantil é apenas um dos muitos e sérios problemas sociais que eclodiram ou se intensificaram com a emergência da Revolução Industrial. Acirramento da miséria e péssimas condições de trabalho e vida de um lado, crescimento desigual e acumulação de riqueza de outro, enfim, um caos social que influenciou no surgimento das Ciências Sociais, na medida em que:

A

Juntamente com as transformações sociais e econômicas, as formas de pensamento também se transformaram, e junto às reações econômicas e sociais surgiam também novos paradigmas.

B

Concomitantemente à Revolução, surgia um período de muita mudança e de insatisfação, o que levou o próprio proletariado, já intelectualizado, a buscar teorias que os ajudasse a respaldar seus direitos

C

Com o surgimento das indústrias, muitos trabalhadores tiveram que ir do meio rural para a cidade e, nessa mudança, tiveram que se alfabetizar e se inteirar das novas ciências vigentes em busca de aceitação social.

D

O mundo passava por transformações na vida e estrutura social de uma maneira geral, abandonando inexoravelmente suas antigas tradições e passando a valorizar os conhecimentos acadêmicos e científicos.

E

Os pensadores sociais, que já estavam organizados em várias escolas e respaldados por uma série de teorias consensualmente aceitas, foram chamados pelos órgãos públicos para sanar tais problemas periféricos.