Questões de Concurso de Estratificação social - Sociologia (Ciências Sociais)

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Questão de Concurso - 966277

Concurso SEDUC Professor - Área: Sociologia 2017

Questão 116

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Julgue os itens seguintes, relativos à diversidade cultural. Políticas de ação afirmativa — como cotas para o ingresso de negros, indígenas e quilombolas nas universidades — visam diminuir desigualdades sociais da sociedade brasileira.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1163430

Concurso Sociólogo 2019

Questão 3

Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Nível Superior

A tabela abaixo foi elaborado a partir de dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). 


Média de anos de estudo da população ocupada com 16 anos ou mais de idade, segundo sexo/cor/raça. Brasil, 1999 e 2009.



Em relação aos dados apresentados, analise as proposições. 


I. A escolarização das mulheres não varia de acordo com a raça. 


II. Em ambos os grupos raciais as mulheres escolarizam-se mais que os homens. 


III. Os avanços nos anos de estudos da população ocupada no período 1999 – 2009 foram iguais para brancos(as) e para negros(as). 


IV. A escola brasileira revela a existência de desigualdades raciais. 



Assinale a alternativa correta.

  • A. ( ) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
  • B.

    ( ) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.

  • C.

    ( ) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

  • D.

    ( ) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

  • E.

    ( ) Somente a afirmativa IV é verdadeira.

Questão de Concurso - 724685

Concurso CD Analista Legislativo - Área Consultor Legislativo 2014

Questão 168

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

No que diz respeito à estratificação e à mobilidade social, julgue os itens subsecutivos. Os sistemas meritocráticos estabelecem uma relação proporcional entre a capacidade de desempenho e as conquistas alcançadas pelos indivíduos.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 724686

Concurso CD Analista Legislativo - Área Consultor Legislativo 2014

Questão 169

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

No que diz respeito à estratificação e à mobilidade social, julgue os itens subsecutivos. As estruturas sociais, assim como as classes, o status e os partidos, atendem a um padrão de fixidez determinado pelas condições econômicas dos indivíduos.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 724687

Concurso CD Analista Legislativo - Área Consultor Legislativo 2014

Questão 170

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

No que diz respeito à estratificação e à mobilidade social, julgue os itens subsecutivos. As estratificações sociais são sistemas de classificação não universalizantes e representados por distribuição assimétrica entre direitos e obrigações.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 991313

Concurso SEDUC Professor Classe I Nível A - Área Sociologia 2018

Questão 39

CONSULPLAN Consultoria e Planejamento em Administração Pública LTDA (CONSULPLAN)

Nível Superior

Um sistema escolar justo deveria assegurar um combate constante às desigualdades, promovendo ações justas – ou que pelo menos não reproduzam a injustiça – tais como:

  • A. A adoção de um modelo meritocrático em que só quem produz de fato seja premiado.
  • B. Trabalhar com projetos que ampliem a igualdade de direitos e de oportunidades e onde as coisas sejam decididas coletivamente.
  • C. Promover o acesso a bens escolares materiais, estabelecendo conteúdos resumidos e estanques, que possam ser entendidos por todos.
  • D. Um programa que privilegie a discriminação positiva, ou seja, destacar os melhores, minimizando os problemas dos alunos com dificuldades.

Questão de Concurso - 989545

Concurso SEE Professor de Educação Básica - Área Sociologia 2017

Questão 47

Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Nível Superior

O conceito de movimentos sociais se refere à ação de um grupo social organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político dentro de uma determinada socie-dade, num contexto específico. Os movimentos sociais no Brasil, que ganharam força durante os anos 1970 e 1980, incluem os movimentos populares, sindicais e organizações não governamentais (ONGs). O surgimento desses movimentos sociais no Brasil representou, do ponto de vista socioló-gico, os seguintes fatos, EXCETO.
  • A. A afirmação da identidade cultural de grupos sociais historicamente oprimidos no país como, por exemplo, os movimentos que lutam pelos direitos dos povos indígenas.
  • B. A busca da garantia de acesso à justiça e ao Direito por parte de camadas socialmente excluídas da população brasileira.
  • C. A emergência de novos atores sociais na cena nacional que lutam por direitos de cidadania e de participação política no Brasil.
  • D. A luta por transformações no campo econômico e social por meio da reivindicação de melhores oportunidades de acesso a emprego e renda.
  • E. A necessidade dos setores socialmente excluídos da população de ascenderem socialmente através do consumo, constituindo a nova classe média do país.

Questão de Concurso - 1176778

Concurso PM RJ Aspirante da Polícia Militar 2014

Questão 67

EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias

Nível Superior

Leia o texto a seguir:


“No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial”.

(Disponível em: Acesso em: 19 abril 2014.)


Com base no texto é possível relacioná-lo à discriminação com a população:


  • A.

    Indígena africana.

  • B.

    Jovem africana.

  • C.

    Negra africana.

  • D.

    Branca africana.

Questão de Concurso - 962335

Concurso ESCS Residência em Serviço Social 2016

Questão 28

Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Nível Superior

Com relação a movimentos sociais, identidades e marcadores sociais, julgue os itens a seguir. Marcadores sociais da diferença não podem ser definidos como sistemas de classificação, pois, diferentemente destes, não organizam os indivíduos em determinadas categorias sociais, tais como pobres e ricos.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 441741

Concurso EBC Analista de Empresa de Comunicação Pública - Área Ciências Sociais 2011

Questão 109

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Com relação a classes sociais e status, julgue os itens a seguir.

A mobilidade em um sistema de classes é mais comum que em outros sistemas de estratificação social.

  • C. Certo
  • E. Errado