Questões de Concurso de Sociologia Aplicada e Questões Sociológicas - Sociologia (Ciências Sociais)

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 959231

Concurso ABIN Oficial de Inteligência - Área 3 2018

Questão 65

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Com relação ao liberalismo, julgue os itens que se seguem. Na sociedade brasileira do século XIX, o liberalismo, filosofia política voltada para garantir o direito da propriedade e da liberdade, era princípio que garantia também a existência da escravidão.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 915404

Concurso DPU Defensor Público Federal de Segunda Categoria 2017

Questão 190

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Em uma ação de reintegração de posse, foi determinada a remoção de centenas de famílias, que havia anos tinham fixado moradia no local e compartilhavam a prestação de serviços mútuos. Antes da ocupação, o espaço era um terreno abandonado de propriedade da massa falida de uma empresa em débito com a fazenda pública, única credora habilitada. A comunidade, além da mobilização junto aos governos municipal e estadual com o objetivo de regularizar a ocupação, havia, por meio de sua associação, procurado o órgão da DP, que, na oportunidade, ajuizou ação de desapropriação indireta, que ainda não havia sido julgada. Quando do cumprimento da decisão de reintegração de posse, diante da resistência dos integrantes da ocupação, registrou-se o uso desproporcional de violência pela força policial, tendo a ação resultado em prisões, pessoas feridas e perda de objetos pessoais dos moradores.

A respeito dessa situação hipotética e de ideias relacionadas à sociologia do direito, julgue os itens a seguir.

A remoção das famílias com o emprego da força policial tipifica o controle social classificado como externo e positivo.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 838633

Concurso DPU Sociólogo 2015

Questão 134

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Considerando os planos, programas e conferências produzidos e promovidos pelo governo federal no processo de formulação e implementação de políticas públicas no Brasil, julgue os itens seguintes. A formulação de políticas públicas deve ser compreendida como o processo por meio do qual os governos traduzem seus propósitos em programas e ações, que produzirão os resultados ou as mudanças desejadas no mundo real.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 838634

Concurso DPU Sociólogo 2015

Questão 135

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Considerando os planos, programas e conferências produzidos e promovidos pelo governo federal no processo de formulação e implementação de políticas públicas no Brasil, julgue os itens seguintes. Nos países de frágil tradição democrática, as políticas públicas deveriam ser globais, em três sentidos: a) por dizerem respeito ao Estado, e não apenas ao governo; b) por não deverem se restringir ao período de um único governo; e c) por necessariamente contarem, em sua elaboração, com a participação do Judiciário.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1181786

Concurso IAPEN Educador Social Penitenciário 2018

Questão 39

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Médio

Há no Brasil legislação e órgãos criados especialmente para combater a violência doméstica e familiar contra a mulher, não tendo os homens o mesmo tipo de proteção. Essa diferença de tratamento

  • A.

    não se justifica do ponto de vista dos direitos humanos e do direito internacional, já que viola a regra de que todos são iguais perante a lei.

  • B.

    parte da constatação de que, em nossa sociedade, o gênero masculino ainda ocupa um lugar privilegiado em relação ao gênero o feminino, tornando as mulheres mais expostas e vulneráveis à violência.

  • C.

    é mais um reflexo da grande desigualdade observada no país, especialmente na distribuição da renda e das oportunidades para todos os cidadãos.

  • D.

    se explica pelo reconhecimento de que a mulher, sendo responsável por gerar e criar os filhos, merece mais proteção da sociedade do que os homens.

  • E.

    contraria os papéis sociais reservados às mulheres, que atualmente chefiam a maioria dos lares brasileiros e ocupam posições no mercado de trabalho em igualdade de condições.

Questão de Concurso - 1082957

Concurso DPDF Defensor Público de Segunda Categoria 2019

Questão 191

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Um movimento social organizado formado em determinada rede social da Internet pretendia promover manifestação de rua para reivindicar a descriminalização do consumo e da posse da cannabis sativa. Para isso, fez ampla divulgação do evento nas redes sociais. Cientificado do ato, o delegado responsável pelo distrito onde a manifestação ocorreria determinou a abertura de inquérito para apurar a ocorrência do crime de apologia ao uso de drogas, indiciando os organizadores do evento e todos aqueles que haviam divulgado sua realização, bem como os indivíduos que haviam confirmado, via redes sociais, participação na manifestação. Além disso, determinou que o grupo tático de operações policiais contra o tráfico fizesse o policiamento ostensivo e impedisse a realização da manifestação. Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens a seguir, considerando o direito como ideologia, os fundamentos sociais da ordem jurídica, os conceitos de grupos sociais, de conflito social e jurídico, de acordo com a sociologia jurídica.

O conjunto de pessoas que colaborou com a organização e divulgação da manifestação nas redes sociais classifica-se como grupo social primário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 441683

Concurso EBC Analista de Empresa de Comunicação Pública - Área Ciências Sociais 2011

Questão 51

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Julgue os itens seguintes, relativos a conceitos de políticas públicas e sua relação com a política em geral.

O poder público deve delegar à iniciativa privada a tomada de decisões sobre políticas públicas quando o grupo favorecido pela política pública for restrito a uma única unidade da federação (estado ou Distrito Federal).

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1177090

Concurso UEPA Técnico de Nível Superior - Área Ciências Sociais 2019

Questão 22

Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

Nível Superior

O território se constitui como um espaço repleto de conflitos sociais de toda ordem, constantemente mediciados por relações de poder. Nesse sentido, quando se trata de conflitos agrários, o território é uma categoria

  • A.

    importante no rol de prioridades de uma política pública voltada para solucionar conflitos agrários.]

  • B.

    de menor importância no rol de prioridades de uma política pública voltada para solucionar conflitos agrários.

  • C.

    sem nenhuma importância no rol de prioridades de uma política pública voltada para solucionar conflitos agrários.

  • D.

    analítica no planejamento e no rol de prioridades de uma política pública voltada para solucionar conflitos agrários.

Questão de Concurso - 1177091

Concurso UEPA Técnico de Nível Superior - Área Ciências Sociais 2019

Questão 23

Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

Nível Superior

A regularização fundiária
  • A.

    é importante aos territórios quilombolas por lhes garantir o acesso à terra.

  • B.

    é importante aos territórios quilombolas por lhes garantir a permanência na terra e a reprodução de suas práticas culturais.

  • C.

    representa a possibilidade de sobrevivência de grupos quilombolas.

  • D.

    implica transformação no modo de vida de grupos quilombolas.

Questão de Concurso - 1177102

Concurso UEPA Técnico de Nível Superior - Área Ciências Sociais 2019

Questão 29

Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

Nível Superior

No século XIX, livres pensadores e cientistas acreditavam que o declínio da autoridade da Igreja Ocidental haveria de diminuir o interesse dos indivíduos pelas crenças religiosas. Mas não foi o que as Ciências Sociais observaram nos séculos XX e XXI. É correto afirmar que

  • A.

    o hitlerinismo e o stalinismo são exemplos de religiões seculares com muita vitalidade no Ocidente.

  • B.

    inovações decisivas foram trazidas pela Reforma Protestante, que obrigou as sociedades ocidentais a repensar a oposição sagrado x profano.

  • C.

    foi substituído, nas sociedades ocidentais, o efeito carismático da autoridade eclesiástica.

  • D.

    não estabeleceram a especificidade do fenômeno religioso e nem a quais realidades estes correspondem em relação aos problemas fundamentais da experiência humana.