Questões de Concurso de Teorias sociológicas e Autores - Sociologia (Ciências Sociais)

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 959230

Concurso ABIN Oficial de Inteligência - Área 3 2018

Questão 64

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Com relação ao liberalismo, julgue os itens que se seguem. Para o liberalismo, a organização política e moral do mercado é fundamental para a correção de problemas em operações básicas de oferta e demanda.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1132352

Concurso Câmara de Fortaleza Redator 2019

Questão 51

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Considere o texto a seguir.


Há a autoridade do “ontem eterno”, isto é, dos mores [costumes] santificados pelo reconhecimento inimaginavelmente antigo e da orientação habitual para o conformismo. [...] Há a autoridade do “dom da graça” [...] extraordinária e pessoal, a dedicação absolutamente pessoal e a confiança pessoal na revolução, heroísmo e outras qualidades da liderança individual [...] Finalmente, há o domínio da “legalidade”, em virtude da fé na validade do estatuto legal e da “competência” funcional baseada em regras racionalmente criadas.

(WEBER, Max. IN: QUINTERO, Tania et alli (orgs). Um toque de clássicos. Durkheim, Marx e Weber. Editora da UFMG: 1995, p. 121 e 122)


O trecho acima indica três tipos de autoridade política, que podem ser identificados, conforme a ordem em que aparecem no texto, com as seguintes formas de legitimação do poder:


  • A.

    patriarcal, pessoal e coletivista.

  • B.

    tradicionalista, classista e estatal.

  • C.

    tradicional, carismática e burocrática.

  • D.

    religiosa, despótica e política.

  • E.

    carismática, ideológica e partidária.

Questão de Concurso - 1140438

Concurso

Questão 14

Nível

O Brasil possui uma das dez maiores diferenças salariais do mundo entre o nível operacional e o alto escalão das empresas, de acordo com um estudo da consultoria Mercer, que analisou salários em 75 países. No Brasil, um profissional com um cargo de liderança, como gerência ou diretoria de departamento, recebe quase 14 vezes o salário de um funcionário de nível operacional, como operadores de máquinas. Isso faz do Brasil o décimo país com a maior diferença entre um nível e outro.

(Acessível em https://economia.uol.com.br/noticias/valor-online/2013/05/28/ brasil-tem-uma-das-maiores-diferencas-salariais-entre-a-base-e-o-topo.htm)

Considerando os dados e as informações do texto, selecione a alternativa correta.

  • A.

    Os dados da notícia justificam a concepção de solidariedade orgânica, sustentando a divisão do trabalho, de acordo com Émile Durkheim.

  • B.

    A ditadura do proletariado defende a divisão do trabalho entre atividades operacionais e de liderança, inspirada em Karl Marx.

  • C.

    As diferenças salariais entre atividades operacionais e de liderança promovem a justiça social, conforme Max Weber.

  • D.

    As diferenças salariais extremas na remuneração do trabalho estão de acordo com a ética protestante, segundo Émile Durkheim.

  • E.

    A divisão do trabalho entre atividades operacionais e de liderança constitui instrumento de alienação, na perspectiva de Karl Marx.

Questão de Concurso - 1095515

Concurso Professor Educação Artística - Artes Plásticas 2019

Questão 26

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

A cena, extraída do filme Tempos Modernos (1936), de Charles Chaplin, retrata o mundo do trabalho e as relações dos homens com os meios de produção.

Essa relação entre indivíduo e meios de produção está descrita na obra de

  • A. Karl Marx.
  • B. Max Weber.
  • C. Émile Durkheim.
  • D. Jean Piaget.
  • E. Lev Vygotsky.

Questão de Concurso - 1177103

Concurso UEPA Técnico de Nível Superior - Área Ciências Sociais 2019

Questão 30

Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

Nível Superior

Èmile Durkheim descreveu a Sociologia como uma ciência da ordem social. Sua proposição é a de que estamos em uma estrutura social e que somos determinados por ela. É correto afirmar que

  • A.

    pensamos a partir das nossas ideias sociais e são essas ideias as formadoras da nossa consciência.

  • B.

    as crenças morais são necessárias à sociedade.

  • C.

    a estrutura da sociedade é determinada pelo tamanho da população, pela forma como ela está espalhada em um território, pelos meios de comunicação presentes e pelas formas de contatos entre seus membros. A densidade física de uma sociedade determina o comportamento de seus membros.

  • D.

    é um fato social a existência de uma estrutura social como a religião.

Questão de Concurso - 1177183

Concurso UEPA Técnico de Nível Superior - Área Ciências Sociais 2019

Questão 33

Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

Nível Superior

A burocracia é um modo de administração que, com as teorizações sobre as formas de organização das sociedades capitalistas, incorporou diversas conotações. Segundo Max Weber, um dos responsáveis por incorporá-la ao vocabulário técnico da sociologia, a burocracia

  • A.

    faz parte da experiência histórica e cultural de todos os países do Ocidente.

  • B.

    é uma forma de poder predominante na sociedade capitalista.

  • C.

    é um instrumento de poder dos governantes – ou do Estado e é necessário que os burocratas saibam realizar aquilo para o qual foram recrutados e executem ordens.

  • D.

    é um aparelho à disposição dos dirigentes políticos.

Questão de Concurso - 1202814

Concurso SEE Professor de Educação Básica - Área: Filosofia 2019

Questão 33

Instituto AOCP (Instituto AOCP)

Nível Superior

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.

Um dos pensadores mais influentes da filosofia contemporânea foi o francês Michel Foucault (1926-1984). Na década de 1960, conhecida como período da ______________, Foucault investigou a constituição dos saberes. Nessa época, foram publicados os livros: A história da loucura (1961), O nascimento da clínica (1963), As palavras e as coisas (1966) e Arqueologia do saber (1969). O interesse do filósofo era investigar o modo de existência dos _________________, sobretudo dos que se apresentavam como científicos, para alcançar a compreensão da maneira como se construiu o saber do século XX, em especial o que tomou como objeto o homem.

  • A. genealogia / poderes
  • B. arqueologia / saberes
  • C. genealogia / pensamentos
  • D. arqueologia / discursos

Questão de Concurso - 1202815

Concurso SEE Professor de Educação Básica - Área: Filosofia 2019

Questão 34

Instituto AOCP (Instituto AOCP)

Nível Superior

“A denominação socialismo utópico foi criada por Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895), os quais a ela contrapuseram o que chamaram de socialismo científico” (ARANHA e MARTINS, 2016, p. 279). Sobre o tema socialismo, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O termo utópico, apesar de uma conotação positiva, assume, por Marx e por Engels, um sentido negativo de algo irrealizável. Embora eles reconhecessem a importância das teorias do socialismo utópico como precursoras da conscientização do proletariado, consideravam-nas inócuas por serem paternalistas e por acreditarem que apenas pela via pacífica seria possível suprir as injustiças sociais.

  • B.

    Todos os socialistas utópicos reconheceram o antagonismo entre burguesia e proletariado.

  • C.

    Os principais socialistas utópicos foram o britânico Robert Owen e os franceses Jean- Paul Sartre, Fourier e Proudhon.

  • D.

    Tanto Marx quanto Engels defendem que, se os burgueses aderissem ao socialismo, todos os problemas sociais, políticos e econômicos seriam solucionados de uma vez por todas. Aliás, isso foi tematizado antes por Foucault.

Questão de Concurso - 1202820

Concurso SEE Professor de Educação Básica - Área: Filosofia 2019

Questão 37

Instituto AOCP (Instituto AOCP)

Nível Superior

“Em uma Alemanha agitada e repleta de problemas, surgiu o marxismo, teoria elaborada por Marx e Engels. Além da colaboração ideológica, Engels era industrial e pôde, por diversas vezes, ajudar Marx financeiramente nos momentos críticos de sua vida pessoal” (ARANHA e MARTINS, 2016, p. 280). Um tema bastante explorado por ambos foi o materialismo dialético. Acerca de tal conceito, é correto afirmar que

  • A.

    a história é sempre linear. Tudo se repete, por isso não há evento novo, mas sim sucessivos acontecimentos semelhantes.

  • B.

    a sociedade consiste em um conceito metafísico, já que todo problema de ordem social é imaterial.

  • C.

    os fenômenos materiais são processos e o espírito não é consequência passiva da ação da matéria, podendo reagir sobre aquilo que o determina. Por conta disso, ao contrário do idealismo de Hegel, para Marx, a matéria é o dado primário, a fonte da consciência, e esta, por sua vez, é um dado secundário, pois é reflexo da matéria.

  • D.

    a dialética de Hegel não carece de qualquer crítica. Devido a isso, o materialismo dialético, no pensamento de Marx, simplesmente repete todas as teses de Hegel.

Questão de Concurso - 1142878

Concurso SAEB Professor - Área: Sociologia 2017

Questão 41

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Sociologia e sociedade industrial mantêm relações sumamente estranhas. Por um lado, a Sociologia nasceu na sociedade industrial; apareceu e adquiriu importância como consequência da industrialização. Mas, por outro lado, a ‘sociedade industrial’ é a filha mimada da Sociologia, seu próprio conceito pode ser considerado um produto da moderna ciência social. A mútua paternidade é causa de uma relação de parentesco paradoxal e desconhecida inclusive entre os antropólogos. Precisamente por isso parece aconselhável analisar mais detidamente as relações da Sociologia com a sociedade industrial, mitos muito pouco discutidos.


(DAHRENDORF, Ralf. Sociologia e sociedade industrial. In: FORACCHI, Marialice M.; MARTINS, José de Souza. Sociologia e sociedade – Leituras de introdução à Sociologia. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1994, p. 118-125) 




A respeito da Sociologia como disciplina científica, a que faz referência o trecho acima, é correto afirmar: 


  • A.

    Trata-se de momento especial na evolução do pensamento humano, no qual se buscava exprimir em ideias e conceitos o mundo ultraterreno no qual se acreditava.

  • B.

    O surgimento da moderna noção de igualdade dos cidadãos perante o Estado e a formação das classes sociais segundo a posição econômica de seus membros são temas e conceitos relacionados à Sociologia como disciplina científica.

  • C.

    A Sociologia foi o resultado de uma reação à tentativa de desnaturalizar os fatos da vida social de modo a conservar os valores predominantes na sociedade europeia da época.

  • D.

    Formou-se um campo de reflexão sistemática, independente dos envolvimentos práticos na vida política e alheio às estruturas econômicas circundantes, postura que originou instituições imparciais, comprometidas apenas com a verdade científica.

  • E.

    O conceito “sociedade industrial” diz respeito à neutralidade da forma científica forjada pela Sociologia para demarcar as novidades que emergiam no momento de seu próprio surgimento.