

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A Engenharia de Software evidencia mais do que a gestão de um projeto de software: ela antecipa atividades de manutenção e evolução do produto, indo além da capacidade de gestão da construção do produto, visando a sua longevidade. A respeito dos processos de evolução descritos em Sommerville (2011), em Engenharia de Software (9º edição), analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa INCORRETA:
As mudanças nos sistemas podem ocorrer de uma maneira informal ou formal dependendo da organização, mas todas as propostas de mudanças, no fim das contas, são acionadores de evolução: visam a correção de bugs, implementação de requisitos (que, por algum motivo, não foram atendidos no projeto), novos requisitos ou ainda novas ideias da equipe de desenvolvimento.
O processo de evolução de um software inclui as atividades fundamentais de análise de impacto, planejamento de release, implementação da mudança e liberação de um sistema para os clientes.
Como os processos evolutivos não são necessariamente documentados, é contraindicado o uso de técnicas de testes de regressão automatizados, pois podem gerar relatórios que não retratam a realidade, já que um novo fluxo informacional está sendo criado dentro do sistema.
As Leis de Lehman nos indicam que a mudança é um processo contínuo e nos oferece uma série de parâmetros e considerações oriundas de estudos extensos de evolução de sistemas para que possamos nos situar acerca das implicações em se ter um sistema computacional saudável e útil por um longo período de tempo.
A Reengenharia de Software se faz necessária quando o software a ser evoluído parte de um sistema legado que precisa se tornar mais fácil de ser mantido. Contudo existem limites práticos para a capacidade de melhoria por meio da reengenharia, e isso pode inviabilizar o processo de melhoria, evidenciando a necessidade de reconstrução completa do sistema.