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Uma grande organização está passando por uma reestruturação dos seus processos de Gestã...

Uma grande organização está passando por uma reestruturação dos seus processos de Gestão de Serviços de TI para aumentar a eficiência operacional e garantir alinhamento com os objetivos estratégicos do negócio. Para isso, decidiu adotar frameworks reconhecidos como ITIL v4 e COBIT 2019, cada um com abordagens distintas para governança e gerenciamento de TI.

A equipe de TI foi encarregada de definir papéis, responsabilidades e processos de governança com base nessas metodologias. Um dos principais desafios foi garantir conformidade regulatória, gestão de riscos e entrega eficiente de serviços de TI para as diversas áreas da empresa.


Considerando as diferenças entre ITIL v4 e COBIT 2019, assinale a alternativa que melhor representa suas abordagens e como elas se complementam na governança e gestão de TI.

A

ITIL v4 trata exclusivamente da governança de TI em alto nível, sem definir diretrizes para gestão de serviços, enquanto COBIT 2019 foca apenas na operação diária de TI, sem ligação com a estratégia organizacional.

B

ITIL v4 se concentra exclusivamente na governança de TI, fornecendo um modelo prescritivo para tomada de decisão estratégica, enquanto COBIT 2019 é voltado apenas para a gestão de serviços operacionais.

C

ITIL v4 é um framework voltado para o gerenciamento de serviços de TI, focando no ciclo de vida dos serviços e na entrega de valor ao cliente, enquanto COBIT 2019 é um modelo de governança de TI, fornecendo diretrizes para a tomada de decisão estratégica, conformidade e gestão de riscos.

D

COBIT 2019 tem como principal objetivo a implementação de práticas ágeis e DevOps, sendo mais adequado para empresas que buscam modernização e inovação na gestão de TI do que o ITIL v4.

E

ITIL v4 e COBIT 2019 são frameworks concorrentes e incompatíveis entre si, pois possuem abordagens divergentes para a gestão de TI, impossibilitando sua aplicação conjunta em uma organização.