Imagem de fundo

A Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) está implementando...

A Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) está implementando frameworks de governança de TIC para otimizar a entrega de serviços digitais aos cidadãos. Nesse cenário, considere as seguintes afirmativas sobre práticas, frameworks e estruturas de governança e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) ITIL 4 introduz o conceito de Sistema de Valor de Serviço (SVS), que integra práticas ágeis e Lean à gestão tradicional de serviços de TI, focando na cocriação de valor com partes interessadas além do ciclo de vida clássico (estratégia-desenhotransição-operação-melhoria).

( ) No COBIT 2019, o domínio APO12 “Gerenciar Risco” orienta sobre a implementação e manutenção de um processo de gestão de riscos de TIC que suporta a estratégia de segurança da informação, como a definida pela ISO 27001.

( ) Em projetos de TIC no setor público, o uso de metodologias híbridas (Scrum combinado com PMBOK, por exemplo) tem sido adotado para conciliar requisitos rígidos de licitações com a necessidade de entregas iterativas e adaptação a mudanças regulatórias.

( ) O Comitê de Governança de TIC de um órgão público, quando estruturado conforme o Modelo de Governança do TCU, deve ser presidido pelo CIO e ter maioria de membros técnicos (ex.: gerentes de infraestrutura e desenvolvimento), garantindo decisões ágeis sobre contratos e aquisições.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.


A

V - F - V - F


B

F - V - V - F


C

V - V - V - F


D

F - F - F - F