

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
No contexto de estruturas de dados, assinale a alternativa que define as condições para uma árvore ser considerada completa:
Todos os nós têm a mesma quantidade de nós filhos (exceto as folhas) e todas as folhas estão na mesma altura
Todos os nós têm exatamente 2 nós filhos e todas as folhas estão na mesma altura
Todos os nós têm exatamente 2 nós filhos independentemente da altura em que estão
Todos os nós têm a mesma quantidade de nós filhos (inclusive as folhas) e todas as folhas estão na mesma altura
A profundidade de um vértice v em uma árvore é o número de arestas no caminho da raiz até o vértice v.
Certo
Errado
Um desenvolvedor resolveu construir um aplicativo que realizasse a indexação de documentos. No primeiro momento, foi desenvolvida uma estrutura de dados linear que, no decorrer do tempo, tornou-se uma solução custosa por realizar uma busca muito lenta, com o aumento de documentos incluídos na estrutura de dados. Para melhorar esse tempo de busca, foi atribuído um número de posição para cada um dos documentos, organizados de tal forma que, após ser identificado um elemento central, foram divididos pela esquerda e pela direita desse elemento central, identificando novamente um novo elemento central, e assim sucessivamente, até o último documento. Dessa forma, as quantidades de comparações foram reduzidas drasticamente e um elemento de busca foi encontrado mais rapidamente.
Pode-se afirmar que o desenvolvedor migrou
de uma árvore para um arquivo.
de uma lista para uma árvore.
de uma lista para uma pilha.
de uma árvore para uma fila.
Uma árvore binária de pesquisa é considerada uma árvore AVL se todo vértice não folha, exceto a raiz, tem um vértice irmão, e, para todo par de irmãos, sua altura difere de no máximo 1.
Certo
Errado
A altura de um vértice v é o número de arestas no caminho mais curto do vértice v até um vértice folha.
Certo
Errado
O caminhamento em árvores binárias envolve percorrer a árvore de forma a visitar cada nó somente uma vez. No caminhamento pré-fixado à esquerda, a sequência considerada é:
visitar a raiz, percorrer a subárvore esquerda, percorrer a subárvore direita.
percorrer a subárvore esquerda, visitar a raiz, percorrer a subárvore direita.
visitar a raiz, percorrer a subárvore direita, percorrer a subárvore esquerda.
percorrer a subárvore direita, visitar a raiz, percorrer a subárvore esquerda.
A altura de um nó em uma árvore binária é a distância entre o nó e o seu descendente mais afastado. A altura de uma árvore binária é a altura da raiz da árvore. Se a árvore possui somente o nó raiz, então sua altura é 0 (zero). Dentre as árvores binárias que possuem sete nós, a maior altura de árvore possível é:
5
6
7
8
Se em uma árvore binária de busca há 12 nós, então o número mínimo de nós visitados em uma busca é
1
2
3
4
Considere que a eleição para prefeito de um município paulista produziu o seguinte resultado:
CandidatoA-1504 votos, CandidatoB-7520 votos, CandidatoC-345551 votos, CandidatoD-517440 votos, CandidatoE-2329 votos, CandidatoF-11731 votos e CandidatoG-152 votos.
Ao armazenar estes dados em uma árvore
Árvores de pesquisa são estruturas de dados que podem ser usadas para a busca de elementos presentes em seus nós. Um exemplo de árvore binária de pesquisa é a árvore
AVL
2-3-4
B
B+
Considere o grafo abaixo de uma instância da estrutura de dados do tipo árvore binária:

Aplicando o algoritmo de busca em profundidade nessa árvore e considerando o cruzamento de árvore em in-ordem, a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a sequência de visitas desse algoritmo é:
4, 8, 5, 2, 6, 7, 3, 1.
1, 2, 4, 5, 8, 3, 6, 7.
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8.
4, 2, 8, 5, 1, 6, 3, 7
A árvore de pesquisa que busca melhorar a eficiência das operações, tal que os nós mais frequentemente acessados são mantidos na parte superior da árvore, é denominada árvore
ordenada.
B.
rubro-negra.
splay.
Observe a árvore binária:

Considere as afirmativas a seguir.
I ^ Os nós 6 e 8 são irmãos.
II ^ O nó 4 é uma das raízes da árvore.
III ^ O nó com valor 3, ao ser inserido, ocuparia a posição iv.
IV ^ O nó com valor 1, ao ser inserido, ocuparia a posição i.
Está(ão) correta(s)
Sobre as estruturas de dados denominadas árvores, assinale a alternativa correta:
considerando a figura a seguir, que representa uma árvore binária, o percurso em In-ordem será: A, C, B, E, G, F, D, I, K, J, M, N, L, H.

existem várias formas de representação de árvores, como a árvore a seguir, intitulada “T”, que está representada na forma de parênteses aninhados:
( A ( B ) ( C ( D ( G ) ( H ) ) ( E ) ( F ( I ) ) ) ).
Neste exemplo, a árvore T = {A, B, ...}, possui três sub árvores:
Tb, Tc e Td onde Tb = { B }, Tc = {C, D, ...} e Td = {G, H...}.
a figura a seguir representa uma árvore de expressão para a seguinte expressão aritmética: (a + (b * (c - d / e))).

de acordo com Ascencio e Araújo (2010), a árvore AVL, criada em 1962 por Adelson-Velsky e Landis, é uma árvore binária balanceada, ou seja, é uma árvore que obedece a todas as propriedades da árvore binária e em cada nó apresenta diferença de altura entre as sub-árvores direita e esquerda de 1, 0, ou -1, como ilustra a figura a seguir.

uma sequência de nós distintos v1, v2, ..., vk, tal que existe sempre entre nós consecutivos (isto é, entre v1 e v2, entre v2 e v3, ..., v(k-1) e vk) a relação “é filho de” ou “é pai de” é denominada a altura da árvore.
Considerando a estrutura de dados denominada árvore,
a sua altura é definida como a profundidade média de todos os seus vértices.
um vértice com um ou dois filhos é denominado folha.
cada nó tem no mínimo dois filhos em uma árvore binária.
as folhas de uma árvore binária completa podem ter profundidades distintas entre si.
a profundidade de um vértice em uma árvore é definida como o comprimento da raiz da árvore até esse vértice.
Considere a representação da árvore binária abaixo.

Sobre essa representação é correto afirmar que
trata-se de uma árvore do tipo AVL, cuja construção se deu através da inserção, seguindo a ordem: 25, 8, 32, 5, 2, 31, 26, 40, 10, 33.
trata-se de uma árvore binária de busca, cuja construção se deu através da inserção, seguindo a ordem: 25, 8, 32, 5, 2, 31, 26, 40, 10, 33.
o percurso in-ordem dessa árvore binária é: 2, 5, 10, 8, 25, 26, 31, 32, 33, 40.
o percurso pós-ordem dessa árvore binária é: 25, 8, 5, 2, 10, 32, 31, 26, 40, 33.
Um heap é uma estrutura de dados representada por uma árvore binária T, que armazena uma coleção de chaves em seus nodos internos, satisfazendo duas propriedades: uma relacional e outra estrutural. Sabendo disso, assinale a alternativa que apresenta corretamente a propriedade de ordem do heap.
Em um heap T, para cada nodo v diferente da raiz, a chave em v é maior ou igual à chave armazenada no nodo pai de v.
Em um heap T, para cada nodo v igual ao da raiz, a chave em v é menor ou igual à chave armazenada no nodo pai de v.
Em um heap T, para todos os nodos v diferentes da raiz, a chave em v é sempre menor que a chave armazenada no nodo pai de v.
Em um heap T, para todos os nodos v iguais da raiz, a chave em v é sempre maior que a chave armazenada no nodo pai de v.
Em um heap T, para um dos nodos v diferente da raiz, a chave em v é sempre maior que a chave armazenada no nodo pai de v.
Sobre árvores binárias, é CORRETO afirmar que:
Um nó de árvore binária tem o grau de acordo com a quantidade de filhos.
Um nó folha é um nó que não possui filhos.
Todos os nós de uma subárvore à direita são menores que o nó raiz.
Uma árvore possui apenas um nó pai, que é o nó raiz.
Nós irmãos são nós que estão abaixo, à esquerda ou à direita de outro nó irmão.