

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Sobre elementos de interconexão de redes de computadores, é correto afirmar que
gateways não reconhecem quadros, pacotes ou cabeçalhos, somente volts.
bridges são adequadas para interligar redes que utilizam diferentes protocolos de transporte orientados a conexões.
switches operam na camada de rede e sua função é fazer o encaminhamento dos pacotes entre duas redes.
hubs começam a encaminhar quadros tão logo recebem o campo de cabeçalho de destino, mas antes de chegar o restante do quadro.
roteadores examinam os endereços nos pacotes IP e efetuam o roteamento com base nesses endereços.
Conceitualmente, as bridges visam unificar diferentes tipos de LANs, oferecendo desempenho superior ao dos hubs.
Certo
Errado
Sobre os dispositivos de rede switch e bridge, assinale a alternativa correta.
Os switches são semelhantes a bridges pelo fato de ambos basearem o roteamento em endereços de quadro.
Cada porta da bridge normalmente se conecta a um único computador.
Os switches, diferentemente das bridges, baseiam o roteamento em endereços de quadro.
Cada porta do switch normalmente se conecta a vários computadores.
Switches podem perder quadros devido a colisões.
Quando falamos de Redes de Computadores, há dois principais grupos de dispositivos que são normalmente citados: o Ativo e o Passivo. O Passivo da Rede é o grupo de componentes representado pelos elementos responsáveis pelo transporte dos dados através de um meio físico. São todos dispositivos que funcionam com pulsos/sinais elétricos e não procedem com uma análise dos dados. Nesse sentido, assinale a alternativa que representa um dispositivo do grupo do Passivo.
Cabos Ópticos.
Switches.
Hubs.
Bridges (Pontes).
Roteadores.
Considere a seguinte descrição da atuação de um elemento de rede de computadores: "Após os cálculos baseados em máscara de sub-rede, caso se identifique que o destino do pacote esteja em outra rede, o pacote é enviado para o Default Gateway". O elemento de rede de computadores que atua dessa maneira é
a Bridge.
a Switch l2.
o Firewall.
o NAC.
o Roteador.
O Auditor Fiscal foi designado para especificar a aquisição de um dispositivo de rede de computadores para realizar a interconexão e a comunicação entre uma rede Ethernet e uma rede Token-Ring. O dispositivo especificado pelo Auditor deve ser
HUB.
Firewall.
Switch.
Roteador.
Bridge.
Os elementos de rede de computadores podem ser mapeados nas camadas da arquitetura TCP/IP baseado nos protocolo em que atuam. Por exemplo, a Bridge pode ser mapeada na camada
Física.
de Enlace de dados.
de Aplicação.
de Rede.
de Transporte.
Na bridge, se dois quadros chegarem ao mesmo tempo, eles colidirão, como ocorre em um cabo coaxial.
Certo
Errado
Como é chamado o dispositivo eletrônico que conecta dois segmentos de LAN, manipula quadros completos e usa a mesma interface de rede que um computador convencional?
Bridge.
Conector RJ45.
patch panel.
Hub.
Repetidor.
“Um dispositivo chamado de ponte (bridge) pode conectar dois segmentos de rede sendo capaz ainda de __________ e __________ o tráfego entre os segmentos (os quais às vezes podem ser de mídia ou de tecnologia diferente). Ao administrar o tráfego, a ponte diminui a probabilidade de __________ e, consequentemente, de __________.”
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
regular / diagnosticar / perdas / atrasos
administrar / regular / colisões / atrasos
disponibilizar / validar / falhas / defeitos
diagnosticar / validar / interrupções / falhas
Conforme TANENBAUM em Redes de Computadores (2011, 5ª edição, p. 210), em relações as bridges o procedimento de roteamento para um quadro de entrada depende da porta em que ele chega (a porta de origem) e o endereço ao qual ele se destina (o endereço de destino). Existem três procedimentos corretos para o encaminhamento do quadro, nas afirmativas a seguir:
I. Se a porta para o endereço de destino e a porta de origem forem uma só, o quadro será descartado;
II. Se a porta para o endereço de destino e a porta de origem forem diferentes, o quadro será encaminhado para a porta de destino;
III. Se a porta de destino for desconhecida, o quadro será descartado e uma mensagem de erro será encaminhada a origem;
IV. Se a porta de destino for desconhecida, o quadro será enviado para todas as portas, inclusive para porta de origem;
V. Se a porta de destino for desconhecida, o quadro será inundado e enviado para todas as portas, com exceção da porta de origem;
Assinale a alternativa que indica esses procedimentos:
I, II e III;
I, II e IV;
I, II e V;
II, III e V;
III, IV e V.
Quando bridges estão interligadas, pode haver problemas de loops infinitos de quadros de dados e quadros de broadcast. Para evitar tempestades de broadcast. e outros problemas associados ao loop de topologia, foi desenvolvido o algoritmo
Post Office Protocol (POP).
File Transfer Protocol (FTP).
Spanning Tree Protocol (STP).
Domain Name Server Protocol (DNS).
Basicamente, as bridges são dispositivos que selecionam e separam o tráfego de dados de uma rede para outra. Sobre os serviços realizados pelas bridges, é CORRETO afirmar que:
O Loop Resolution é a capacidade que as bridges têm de identificar e remover os pacotes que contêm erro de endereçamento.
O Learning ou aprendizagem é a capacidade de aprender e montar tabelas contendo os endereços físicos de todos os dispositivos conectados em suas portas.
O Frame Forwarding é a capacidade que as bridges possuem de receberem um pacote proveniente de um segmento da rede e sinalizar a inexistência de erros nos dados recebidos.
As chamadas Transparent Bridges podem ensinar a topologia da rede a todos os elementos da rede, examinando o fluxo de pacotes.
Para evitar loops em redes que possuem mais de um caminho possível entre dispositivos através de pontes (bridges), existe o algoritmo:
CSMA/CA.
CSMA/CD.
Next hop.
RSVP.
Spanning tree.
Assinale a alternativa que diferencia uma Ponte de um Switch.
Um Switch é usado com maior frequência para conectar segmentos de redes.
Diferente do Switch, o roteamento de uma Ponte é baseado em endereços de quadros.
Um Switch nunca perde quadros por colisões.
Um Switch nunca descarta quadros por falta de espaço em buffer.
O conjunto de linhas de uma ponte constitui um único domínio de colisão.
Os dispositivos de rede que baseiam seu roteamento em endereços de quadro são:
Gateways e switches.
Switches e pontes.
Repetidores e switches.
Roteadores e pontes.
Roteadores e hubs.
Em relação a equipamentos de interconexão de redes de computadores, é correto afirmar que
a conexão entre Ethernets e bridges é inerente a provedores com utilização de cabos coaxiais.
a conexão entre bridges fornecida por uma Ethernet é transparente às máquinas que usam a Ethernet.
uma bridge comutativa conecta dois computadores Ethernet, encaminhando frames entre pacotes.
a conexão entre Ethernets fornecida por uma bridge não é transparente às máquinas que usam a Ethernet.
uma bridge adaptativa conecta dois segmentos Ethernet, encaminhando frames de um para o outro.
Julgue os seguintes itens relativos ao modelo OSI e os dispositivos de rede e assinale a alternativa correta.
I Repetidores: A finalidade de um repetidor é gerar os sinais (limpos) da rede novamente e os retemporizar no nível do bit para que eles trafeguem em uma distância maior nos meios.
II Hubs – Concentradores: Hubs Inteligentes – Possuem portas do console, o que significa que podem ser programados para gerenciar o tráfego da rede. São mais úteis na resolução de problemas.
III Bridges – Pontes: Dispositivo transparente da camada 2 do modelo OSI que usa o software (mais rápido que switch) para aprender os endereços MAC e filtrar o tráfego.
IV Switch – Comutador: Dispositivo da camada 2 do modelo OSI que usa o hardware para aprender os endereços MAC e filtrar o tráfego. É também conhecida como bridge multiporta.
É também conhecida como bridge multiporta.
Nenhum item está certo.
Há apenas um item certo.
Há apenas dois itens certos.
Há apenas três itens certos.
Todos os itens estão certos.
O administrador de uma SAN (Storage Area Network) deseja realizar a conversão entre dispositivos SCSI e Fibre Channel, que são interfaces de diferentes padrões elétricos e diferentes protocolos. Nesse caso, o administrador deve usar
frames.
switches.
hubs.
bridges.
routers.
As normas 802.1 até a 802.12 estão relacionadas à camada de enlace de dados e algumas características da camada física, envolvendo diversos aspectos da comunicação em redes LAN e WAN. As bridges, os switches e NICs (network interface card) são componentes da topologia física da rede, cabendo à bridge armazenar uma tabela MAC adress de todos os computadores da rede para conectar dois ou mais segmentos de redes.