

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Esta é também uma organização de acesso direto ao registro. Aqui, o acesso é mais imediato ainda, uma vez que é feito por um relacionamento entre a chave e o endereço do registro. A grande vantagem desse tipo de organização é a rapidez de acesso a um determinado registro. Há, porém, a desvantagem de maior ocupação de memória
Fernando Velloso. Informática: conceitos básicos. 10.ª ed.
Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.
Assinale a alternativa que apresenta o método de organização de arquivos descrito no texto acima.
aleatório
sequencial
sequencial‐indexado
binário
indireto
É uma importante ferramenta open source para disponibilizar serviços de computação em nuvem a partir de uma intranet possuindo funcionalidades similares a Google drive e Dropbox. O Texto refere-se à ferramenta:
Microsoft Essentials
UnixCloud
AtomWeb
OwnCloud
Driveforge
O modelo de computação em nuvem é composto por algumas características essenciais, dentre elas:
I. Serviço sob-demanda: as funcionalidades computacionais são providas automaticamente sem a interação humana com o provedor do serviço.
II. Amplo acesso aos serviços: os recursos computacionais estão disponíveis através da Internet e são acessados via mecanismos padronizados para que possam ser utilizados por dispositivos móveis e portáteis, computadores, etc.
III. Resource pooling: os recursos computacionais (físicos ou virtuais) do provedor são utilizados para servir a múltiplos usuários, sendo alocados e realocados dinamicamente conforme a demanda do usuário. Nesse cenário, o usuário do serviço não tem a noção da localização exata do recurso, mas deve ser capaz de definir a localização em um nível mais alto (país, estado, região).
Está correto o contido:
Apenas na opção I.
Apenas na opção II.
Apenas nas opções II e III.
Nas opções I, II e III.
Assinale a alternativa incorreta em relação às principais características que a Computação em Nuvem deve apresentar.
Rápida elasticidade, isto é, os recursos computacionais podem ser rapidamente provisionados, aumentados ou diminuídos para satisfazer às alterações na demanda do usuário.
Software As A Service (SAAS), isto é, os clientes utilizam hardware hospedado na infraestrutura de nuvem do fornecedor e entregue pela rede.
Infrastructure As A Service (IAAS), isto é, os clientes utilizam processamento, armazenamento, redes e outros recursos computacionais fornecidos por provedores de serviço de nuvem para executar seus sistemas de informação.
Platform As A Service (PAAS), isto é, os clientes utilizam a infraestrutura e as ferramentas de programação suportadas pelo provedor de serviços de nuvem para desenvolver suas próprias aplicações.
O NIST (National Instutite of Standards and Technology) criou a principal definição de computação em nuvem e também definiu os três modelos de serviços que a compõem:
I Software como Serviço (SaaS – Software as a Service): O consumidor não gerencia nem controla a infraestrutura na nuvem (rede, servidores, sistemas operacionais, armazenamento, ou mesmo recursos individuais da aplicação). Com exceção de algumas configurações limitadas.
II Plataforma como Serviço (PaaS – Platform as a Service): O recurso fornecido ao consumidor é instalar na infraestruturana nuvem aplicativos criados ou adquiridos pelo consumidor, desenvolvidos com linguagens de programação, bibliotecas, serviços e ferramentas suportados pelo fornecedor ou compatíveis.
III Infraestrutura como Serviço (IaaS – Infrastructure as a Service): O recurso fornecido ao consumidor é provisionar processamento, armazenamento, comunicação de rede e outros recursos de computação fundamentais nos quais o consumidor pode instalar e executar softwares em geral, incluindo sistemas operacionais e aplicativos.
Apenas a I, II estão corretas.
Apenas a I, III estão corretas.
Apenas a II está correta.
Todas estão corretas.
Apenas a I, está correta.
No modelo de nuvem SaaS (Software como um serviço), o cliente tem a capacidade de usar as aplicações proprietárias que são processadas na infraestrutura da nuvem.
Certo
Errado
Um ponto negativo da computação em nuvem é que seus sistemas apenas executam as ações solicitadas entre algum aparelho ligado a ela e a própria nuvem. Não há uma medição do serviço ou mesmo aperfeiçoamento deles de forma sensível e visível.
Certo
Errado
Um dos modelos de serviços na nuvem, o IaaS (Infraestrutura como um serviço), permite que o usuário crie sua própria nuvem ou aplicações, usando linguagens, bibliotecas, serviços e ferramentas suportadas pelo fornecedor do serviço.
Certo
Errado
O conceito de computação em nuvem vem sendo largamente utilizado por empresas e usuários domésticos em todo o mundo. São diversas as modalidades e serviços oferecidos aos seus usuários. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um serviço oferecido através da tecnologia em nuvem.
Editores de texto e planilha.
E-mail.
Backup local.
Armazenamento de arquivos.
Serviços de agenda.
Qual, entre as funcionalidades a seguir, não pode ser realizada por meio de cookies?
Exploração de vulnerabilidades
Autenticação automática
Coleta de informações pessoais
Execução de arquivos DLLs
Dentre os tipos de infraestrutura de nuvem, a nuvem comunitária é a infraestrutura provisionada para uso pelo público em geral. Pode ser de propriedade, gerenciada e operada por um negócio, organização governamental, por uma organização acadêmica ou alguma combinação dessas organizações.
Certo
Errado
No contexto de plataformas de gerenciamento de nuvem, MAGNUM refere-se à(ao):
Biblioteca de desenvolvimento de aplicações em nuvem Openstack.
Serviço de API Openstack voltado à gestão de containers de clusters.
Serviço padrão de armazenamento Openstack, que provê storage seguro, assim como a provisão e gestão de segredos.
Serviço de provisionamento Openstack voltado ao fornecimento de máquinas físicas (baremetal) em detrimento de máquinas virtuais, com plug-ins distintos para cada fabricante (vendor).
Monitor de máquinas virtuais que além do seu gerenciamento realiza a operação de máquinas virtuais, também denominado de Hypervisor.
Grandes empresas do setor de tecnologia investem cada vez mais em computação na nuvem, ou Cloud Computing, sendo uma de suas características a disponibilização de recursos computacionais (hardware e software) via internet. As diferentes arquiteturas permitem a implementação ou utilização de uma Cloud Privada, Pública ou Híbrida. Sendo os serviços via internet um modelo de computação em nuvem, assinale a alternativa que não representa um modelo atual de Cloud Computing.
Iaas (Infrastructure as a Service)
DaaS (Database as a Service)
SaaS (Software as a Service)
EaaS (Energy as a Service)
PaaS (Plataform as a Service)
Armazenamento de dados em nuvem (cloud storage) utiliza _________ espalhados geograficamente. Exemplos de serviços de armazenamento em nuvem são: Dropbox, que pode ser acessado na forma de __________ e ____________; Google Drive, que além do armazenamento em núvem também disponibiliza _____________; Cloud Drive, serviço disponibilizado pela ___________ que oferece uma conta gratuita com espaço limitado de armazenamento e OneDrive, serviço disponibilizado pela __________________.
Leia o texto a seguir e escolha a alternativa que preenche corretamente a sequência de lacunas:
múltiplos serviços, servidores, clientes, acesso às redes sociais, Microsoft, Google.
múltiplos serviços, navegadores, aplicativos, edições compartilhadas de documentos, Apple, Microsoft.
múltiplos servidores, navegadores, aplicativos, edições compartilhadas de documentos, Amazon, Microsoft.
múltiplos servidores, servidores, clientes, aplicativos de redes sociais, Google, Amazon.
Computação em nuvem é um conceito bastante explorado pelas empresas de tecnologia. Os servidores públicos que trabalham no Instituto Federal lidam com este conceito em seu dia a dia. Qual alternativa a seguir está CORRETA sobre computação em nuvem.
A computação em nuvem permite que os usuários salvem arquivos na nuvem, mas não é possível executar softwares na nuvem.
A computação em nuvem é apenas a utilização de e-mails por meio de uma página web, ou seja, um webmail. Os arquivos ficam anexados no e-mail e não podem ser gravados em um drive virtual.
A computação na nuvem permite que os usuários salvem seus arquivos na nuvem e também executem softwares na nuvem.
Todos os documentos gravados na nuvem só podem ser acessados a partir de um computador de dentro da instituição.
Em se tratando de computação na nuvem (cloud computing), quando se usa um software em regime de utilização web (como, por exemplo, o software Google Docs), esse é classificado como sendo do tipo:
Datacenter Proprietário.
Infraestrutura como Serviço.
Plataforma como Serviço.
Software como Serviço.
Serviço para Desenvolvimento.
“O conceito de Computação nas Nuvens está associado à ideia de se utilizarem as mais variadas aplicações, por meio da internet, em qualquer lugar, e usando qualquer plataforma, com a mesma facilidade de tê-las residindo no próprio computador.”
(Velloso, Fernando de Castro, Informática: Conceitos básicos. 8a Edição. Editora Campus, 2011.)
Associe as modalidades de computação nas nuvens com suas respectivas definições:
IaaS (Infraestrutura como Serviço) | ( ) Utiliza-se uma plataforma como banco de dados ou web service. |
PaaS (Plataforma como Serviço) | ( ) Uso de uma solução de comunicação unificada. |
DaaS (Desenvolvimento como Serviço) | ( ) Uso de um software em regime de utilização web, Google Docs por exemplo. |
SaaS (Software como Serviço) | ( ) Oferece ferramentas compartilhadas para desenvolvimento. |
CaaS (Comunicação como Serviço) | ( ) Utiliza-se a porcentagem de um servidor. |
CaaS, SaaS, PaaS, DaaS e IaaS.
PaaS, CaaS, SaaS, DaaS e IaaS.
IaaS, PaaS, CaaS, SaaS e DaaS.
SaaS, PaaS, CaaS, DaaS e IaaS.