Questões de Concurso sobre Gestão da Segurança da Informação

 
 
Disciplina 1
Assunto 8
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.043 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Sobre segurança das comunicações, tratado em Segurança da Informação, assinale a alternativa INCORRETA:


A

São tecnologias de segurança que podem ser usadas para proteger serviços de rede: certificados digitais ou outros métodos de autenticação de usuários, uso de criptografia para informações em trânsito e sistemas de detecção de intrusão (IDS - Intrusion Detection Systems).


B

Uma Intranet é uma rede pública dentro de uma organização, tendo como objetivo principal o compartilhamento digital de informações.


C

Para o uso de uma rede privada virtual (VPN - Virtual Private Network), muitos protocolos técnicos foram desenvolvidos para assegurar a disponibilidade desse serviço; atualmente, o protocolo mais conhecido e amplamente usado é o IPSec.


D

Uma rede privada virtual (VPN - Virtual Private Network) faz uso de uma rede já existente, normalmente a internet, a fim de permitir a troca de informações entre redes geograficamente separadas como se estivessem na própria rede da empresa.

Com relação à manutenção das políticas de segurança da informação, analise as afirmativas a seguir.


I. A revisão regular das políticas é importante para mantê‑las atualizadas e alinhadas com os objetivos da organização.

II. Devem ser feitas auditorias para garantir que as políticas estejam sendo cumpridas e, caso não estejam, deve‑se alterar as políticas conforme estão sendo executadas.

III. A avaliação de riscos contínua permite identificar ameaças emergentes e, assim que identificados, as políticas devem ser ajustadas conforme necessário.


Estão corretas as afirmativas


A

I e II, apenas.


B

I e III, apenas.


C

II e III, apenas.


D

I, II e III.

A GCN, ao contrário da gestão de incidentes de segurança da informação, tem a finalidade de estabelecer procedimentos para identificar, gerenciar, registrar, analisar e comunicar eventos relativos às operações e aos impactos negativos causados às operações da organização.


C

Certo


E

Errado

Na política de segurança são definidos os papéis de cada membro da organização no que tange à informação, além de serem listados os direitos, os deveres e as punições aplicadas diante do não cumprimento da política.


C

Certo


E

Errado

Um plano de conscientização de segurança da informação visa educar os funcionários sobre os riscos de segurança da informação e as práticas adequadas para mitigá-los. Nesse sentido, para aumentar a conscientização sobre segurança da informação entre os funcionários, uma estratégia a ser adotada pela organização é


A

fornecer treinamento e atualizações regulares em segurança da informação para todos os funcionários.


B

limitar o treinamento de segurança aos membros da equipe de TI.


C

realizar uma única sessão de treinamento em segurança da informação no momento da contratação.


D

aplicar penalidades severas para violações das políticas de segurança.

No que se refere à conscientização, as pessoas que realizam trabalho sob o controle de uma organização devem estar cientes da política de segurança da informação desta, ainda que não seja necessário que conheçam as implicações da não conformidade com os requisitos do sistema de gestão da segurança da informação.


C

Certo


E

Errado

No que se refere à disciplina de segurança da informação no gerenciamento de projetos, assinale a alternativa correta.


A

A segurança da informação integrada ao gerenciamento de projetos tem caráter de controle corretivo.


B

Os riscos de segurança da informação como parte do gerenciamento do projeto são restritos a projetos de tecnologia da informação.


C

A abordagem selecionada para o desenvolvimento de projetos pode ser adaptada para se adequar à gravidade avaliada dos riscos de segurança da informação.


D

Requisitos para o cumprimento dos direitos de propriedade intelectual devem ser preferencialmente abordados nas fases de conclusão e entrega dos projetos.


E

Os requisitos derivados de processos de negócios são dissociados dos requisitos de segurança da informação.

Em um Sistema de Continuidade de Negócios (SCN), a organização deve considerar vários aspectos internos e externos ao órgão para determinar as consequências das paralisações das suas atividades, definindo planos de recuperação em caso de incidentes, permitindo a sua operação durante o momento de crise e no retorno à normalidade. O SCN envolve vários processos e planos formalmente estabelecidos.


O estabelecimento dos prazos priorizados dentro do período máximo tolerável de interrupção para a retomada das atividades suspensas a uma capacidade mínima aceitável é definido no(a):


A

procedimento de continuidade de negócios;


B

processo de análise de impacto nos negócios;


C

plano de continuidade de negócios;


D

processo de avaliação de riscos;


E

seleção de estratégias e soluções.

Os sistemas de detecção e prevenção de intrusão (IDS/IPS) são ferramentas essenciais na segurança de redes de computadores. Qual das seguintes alternativas apresenta corretamente a função principal desses sistemas?


A

IDS/IPS são usados principalmente para aumentar a velocidade de processamento de dados na rede.


B

O principal objetivo de um IDS/IPS é gerenciar o fluxo de e-mails para evitar spam.


C

A função principal de um IDS/IPS é otimizar a alocação de endereços IP na rede.


D

IDS/IPS são projetados para detectar e prevenir atividades não autorizadas em uma rede.

Analise as informações a seguir:


I. Considerando a Segurança da Informação na internet como conjunto de ações e estratégias para proteger sistemas, programas, equipamentos e redes contra invasões e ataques, não é preciso entrar em pânico nem autenticar senhas em duas etapas ou usar o gerenciador de senhas, por exemplo, já que as redes hoje contam com um forte sistema de proteção contra os ataques de hackers.

II. Considerando a Segurança da Informação na internet como conjunto de ações e estratégias para proteger sistemas, programas, equipamentos e redes contra invasões e ataques, é importante fazer backup dos arquivos, usar backup em nuvem, sincronização com outro equipamento e HD externo ou Pendrive, além de fazer o backup no celular.

III. Considerando a Segurança da Informação na internet como conjunto de ações e estratégias para proteger sistemas, programas, equipamentos e redes contra invasões e ataques, é aconselhável não clicar em tudo o que se receber, nem acionar link desconhecido, manter programas atualizados, verificar se as fontes dos sites são confiáveis, ler as avaliações dos sites em que se cadastrar e limitar as permissões ao navegar por determinados sites.


Marque a alternativa CORRETA:


A

Todas as afirmativas estão corretas.


B

Nenhuma afirmativa está correta.


C

Apenas uma afirmativa está correta.


D

Apenas duas afirmativas estão corretas.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado