Questões de Concurso sobre Interação Humano-Computador (IHC)

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
3 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A interação multimodal combina múltiplos modos de entrada (como toque, voz e gestos) para criar experiências mais intuitivas e acessíveis em interfaces humano-computador. Em ambientes de realidade aumentada (RA), por exemplo, a combinação precisa desses modos é essencial para evitar conflitos de interpretação e garantir respostas coerentes do sistema. Um desafio crítico nesse contexto é a sincronização temporal entre modais, onde atrasos na captura ou processamento da entrada podem degradar a experiência do usuário.


Considerando as melhores práticas em IHC, a estratégia mais eficiente para mitigar problemas de sincronização temporal em sistemas multimodais de RA é


A

priorizar exclusivamente o modal de menor latência e ignorar os demais quando houver discrepância temporal.


B

utilizar um único modal por vez, alternando dinamicamente com base no contexto da interação.


C

implementar buffers de sincronização com janelas de tempo adaptativas, que compensam atrasos variáveis entre modais sem descartar entradas válidas.


D

descartar as entradas multimodais que não sejam recebidas simultaneamente em todos os canais.

As entrevistas são um dos métodos mais comuns em metodologias qualitativas para coletar dados ricos e detalhados diretamente dos usuários. Nessa abordagem, o pesquisador busca entender as percepções, comportamentos, necessidades, motivações e desafios enfrentados pelos usuários em relação a um produto, serviço ou contexto específico. Acerca das entrevistas, é correto o que se afirma em:


A

Divide-se em 5 tipos de entrevistas: visual, automatizada, estruturada, semiestruturada e não estruturada.


B

Entrevistas não estruturadas incentivam a conversa, com tendência a serem abertas, sem uma agenda específica em mente.


C

Entrevistas automatizadas são conduzidas exclusivamente por um sistema de Inteligência Artificial (IA), sem envolvimento humano.


D

A realização de entrevistas geralmente exige menos tempo que a aplicação de surveys, visto que é uma maneira de obter feedback direto do usuário.

Um aplicativo capaz de excluir arquivos quando o usuário pressiona um botão em sua interface gráfica apresenta uma mensagem de alerta solicitando confirmação do usuário. Esse comportamento está relacionado à seguinte heurística de Nielsen:


A

Consistência e padrões.


B

Prevenção de erros.


C

Estética e design minimalista.


D

Template method pattern.


E

Abstract factory pattern.

 
 
Gerar simulado