

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Uma intranet é uma LAN que utiliza as mesmas tecnologias da internet (ou seja, servidores Web, Java, HTML [Hypertext Markup Language]), mas está aberta apenas para aqueles dentro da organização.
Certo
Errado
Uma empresa tem uma intranet fortemente protegida, porém deseja dar aos seus funcionários uma forma de estabelecer uma conexão segura do computador de sua casa à intranet da empresa, estando ligado na internet. Isso dará ao funcionário a impressão de que está dentro da intranet da própria empresa.
Para isso, deve estabelecer um(a)
Captcha
DNS
Firewall
LAN
VPN
Assinale a alternativa correta sobre a intranet:
A intranet é uma internet privada que opera dentro de uma organização.
A intranet dificulta o trabalho em grupo.
A intranet é uma modalidade de internet somente aplicada aos setores públicos.
A intranet é uma nova modalidade de sistema operacional.
Das assertivas a seguir, escolha a que melhor caracteriza uma Extranet:
Rede de computadores que disponibiliza um serviço análogo a Internet baseada no protocolo TCP/IP, porém fechada e exclusiva, com acesso somente para os funcionários de uma determinada empresa.
Rede mundial de computadores, composta por todos os computadores do mundo ligados em rede baseados na pilha de protocolos TCP/IP.
Rede de computadores que disponibiliza um serviço análogo a Internet, baseada no protocolo TCP/IP, porém aberta a clientes, fornecedores e colaboradores que podem interagir através de interfaces ou sistemas.
Rede de computadores que disponibiliza serviços de ligados a telecomunicação, como recurso extra ou adicional para organizações.
Rede de computadores de contingencia, que é acionada caso a rede principal entrar em colapso ou deixar de funcionar.
A Pró-Reitoria de Tecnologia de um Instituto Federal de Ensino resolveu reestruturar suas plataformas de comunicação institucionais. Contudo, é importante que se observe como se dará a implementação dessas soluções, analisando a disponibilização de uma plataforma privada local para acesso exclusivo através de uma _______; para que seja possível acesso controlado de agentes que não estejam nas dependências institucionais, por meio de uma _______; e, por fim, uma plataforma de acesso a informações públicas por meio da _______.
Das alternativas a seguir, assinale a que preenche corretamente as lacunas presentes no texto.
Internet; Extranet; Intranet.
Extranet; Internet; Intranet.
Intranet; Internet; Extranet.
Intranet; Extranet; Internet.
Extranet; Intranet; Internet.
É um conceito que permite o acesso de funcionários e fornecedores de uma organização aos recursos disponibilizados pela Intranet da empresa. Podemos dizer que é uma extensão da Intranet. Dessa maneira, podemos disponibilizar um padrão unificado entre as diversas empresas, filiais ou parceiros de negócio da corporação.
O texto acima refere-se a:
VPN.
Internet.
LAN.
Computação em Nuvem.
Extranet.
Em redes de computadores, o servidor que atua como um intermediário para requisições de clientes, solicitando recursos de outros servidores, é denominado
DNS
IP
Firewall
Proxy
No trato do suporte ao usuário, umas das técnicas mais utilizadas é o acesso remoto, que permite ao ajudante tomar controle da máquina acessada. Sendo assim, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma opção válida de ferramenta que permita esse acesso.
Slack
Skype for Business
VNC
TeamViewer
Windows Remote Assistance
Considere um usuário navegando na internet conectado a um proxy. Suponha que o site visitado por esse usuário salve uma lista de todos os IPs das máquinas que o acessaram. Com relação a esse usuário, qual IP ficou gravado na lista do site?
Da máquina do usuário.
Do Proxy que o usuário está utilizando.
Do DNS do usuário.
Do provedor de internet.
127.0.0.1.
Assinale a alternativa que define corretamente as características de uma Intranet.
É uma rede restrita na qual os seus serviços não são acessíveis através de um navegador (browser), uma vez que esse tipo de software é destinado somente ao acesso de páginas da Internet.
É uma rede acessível somente para os colaboradores da equipe de TI de uma organização, através da qual são prestados suporte técnico e manutenção lógica dos equipamentos de informática.
É uma rede de longa distância, porém com uma abrangência regional em vez de global, como a Internet.
É uma rede geralmente de acesso restrito, normalmente disponível apenas aos colaboradores de uma instituição a qual ela pertence.
A Intranet é uma página web utilizada de modo restrito e internamente por uma organização.
Além do acesso a páginas html, a Internet tem sido usada cada vez mais para a cópia e troca de arquivos de músicas, filmes, jogos e programas. Muitos desses arquivos possuem direitos autorais e restrições de uso. Considerando o uso das redes ponto-a-ponto para a troca de arquivos de músicas, filmes, jogos e programas na Internet, a quem cabe a identificação e o cumprimento das restrições de uso associados a esses arquivos?
Programas de troca de arquivo.
Usuários.
Sistema operacional.
Produtores dos arquivos.
Equipamentos roteadores da Internet.
Identifique na tabela abaixo, as descrições das redes de comunicação:
REDES: | Descrição: |
1- Internet | A - Rede aberta a clientes ou fornecedores |
2- Intranet | B - Rede de comunicação de computadores ligados coletivamente através de servidores de acesso. |
3- Extranet | C - Rede interna, fechada e exclusiva, com acesso somente para os funcionários de uma determinada empresa. |
Esta sequência correta é:
1C – 2A – 3B.
1C – 2B – 3A.
1B – 2C – 3A.
1A – 2C – 3B
Considerando um ambiente de rede de computadores, qual equipamento faz a intermediação da comunicação de um equipamento na rede segura com um equipamento na rede externa executando as solicitações como se fosse o equipamento original?
Proxy
Roteador
VPN
Firewall
WWW é a sigla para World Wide Web, que significa rede de alcance mundial, em português. A WWW é um sistema em hipermídia, que é a reunião de várias mídias interligadas por sistemas eletrônicos de comunicação e executadas na Internet, onde é possível acessar qualquer site para consulta na Internet. A tradução literal de World Wide Web é "teia em todo o mundo" ou "teia do tamanho do mundo", e indica a potencialidade da internet, capaz de conectar o mundo, como se fosse uma teia. No quadro apresentado a seguir, relacione os termos comumente utilizados na WWW com seus respectivos conceitos:
Termo
a) Webwriting.
b) Link.
c) HTTP.
d) Hipertexto.
e) Website
Conceito
( ) Protocolo utilizado para transferência de páginas HTML do computador para a Internet.
( ) É o termo a um texto no qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens, vídeos ou sons. O acesso se dá por meio de referências específicas.
( ) Consiste em desenvolver conteúdo (redigir e avaliar) de interesse on-line. Combina um conjunto de técnicas e ferramentas que auxiliam na distribuição de conteúdos em meio digital.
( ) É um conjunto de páginas web, isto é, de hipertextos acessíveis geralmente via internet.
( ) É o endereço de um documento (ou um recurso) na web.
A sequência correta, de cima para baixo, das alternativas é:
c, d, a, e, b.
d, c, b, e, a.
e, b, a, c, d.
b, a, e, c, d.
A internet, como um conjunto mundial de redes, permite a transmissão de dados a longa distância e a possibilidade de pesquisa de maneira rápida e fácil, socializando, assim, o acesso à informação. Com relação aos tipos existentes de rede de computadores pode-se afirmar que:
para que a intranet de uma empresa funcione de forma eficiente é necessário que ela esteja conectada à internet.
internet, intranet e extranet são sistemas tecnicamente diferentes usados para a mesma finalidade.
diferentes tipos de organizações usam a intranet para manter serviços de portais corporativos e disponibilizar informações internas e sigilosas aos seus funcionários.
a internet, ao contrário da intranet, se baseia em protocolos TCP/IP para conexão entre computadores.
a intranet é restrita a um local físico, ou seja, é uma rede interna e, portanto, não se constitui em uma ferramenta adequada para grandes corporações.
Marque a alternativa que apresenta a definição CORRETA de Intranet:
é a página Web que é carregada ao iniciar um navegador Web, como o Internet Explorer ou Google Chrome.
são mensagens eletrônicas enviadas pela Internet.
é um rede privada, mantida por uma instituição ou empresa, a qual somente funcionários ou membros têm acesso.
é a rede mundial de computadores, um conjunto de redes interconectadas que usam o mesmo conjunto protocolos para servir usuários do mundo inteiro.
é o número que identifica cada computador conectado na Internet.
Considerando a ferramenta Squid Proxy, versão 3.3, qual diretiva deve ser alterada para mudar a porta na qual este proxy irá operar?
http_port
port_change
listen_on
port_bind
squid_port
Um proxy é um
meio de segurança que compara informações provenientes da internet e as bloqueia ou não, dependendo da configuração programada.
dispositivo eletrônico que transforma um sinal digital em analógico ou vice-versa para uso em meio telefônico.
software que impede seus usuários de interagirem com documentos suspeitos escritos em HTML vindos pela internet.
computador que atua como intermediário entre uma rede local e a internet.
tipo de rede local circunscrita aos limites internos de uma instituição que utiliza a mesma tecnologia da internet.
No arquivo de configuração do Squid, tem-se uma linha de comando específica para gerenciar a cache se necessário. Com base nesta informação indique a sintaxe CORRETA.
cache_mgr 256 MB.
access_log 256 MB.
cache_dir 256 MB.
cache_mem 256 MB.
Em redes de computadores, um ________________ é um sistema ou uma aplicação que age como um intermediário para requisições de ___________ demandados por ___________ , como um arquivo, conexão, página web ou outros recursos disponíveis de outros ______________.
A alternativa que apresenta as palavras que completam de forma CORRETA as lacunas do texto acima, é:
Servidor Proxy, serviços, clientes, servidores
Servidor de Webpage, clientes, tarefas, sites
Site, links, clientes, servidores
Programa, dados, clientes, computadores
Servidor de Webpage, dados, programas, computadores