Questões de Concurso sobre LAN (Local Area Network)

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
157 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

As redes locais, ou LANs (local area networks),


A

são sempre públicas.


B

abrangem grandes áreas geográficas.


C

conectam apenas dispositivos móveis.


D

operam dentro ou nas proximidades de um único prédio.


E

funcionam somente em redes corporativas.

Uma entidade pública possui sede em uma capital e núcleos regionais distribuídos pelo interior de um estado. Para integrar os sistemas de informação entre todas as unidades, a equipe de TI precisou estruturar a rede de comunicação da organização em LAN e WAN. Considerando os recursos de rede de computadores, assinale a alternativa que descreve CORRETAMENTE o que é LAN e WAN.


A

LAN (Local Area Network) é a rede de longa distância utilizada para conectar unidades geograficamente dispersas, enquanto WAN (Wide Area Network) é a rede local que interliga equipamentos em um mesmo edifício.


B

LAN (Local Area Network) conecta computadores em uma área geográfica restrita, como um prédio ou campus; WAN (Wide Area Network) conecta redes geograficamente distantes, como unidades em diferentes municípios ou estados.


C

LAN (Local Area Network) e WAN (Wide Area Network) são denominações equivalentes para redes corporativas, diferenciando-se apenas pelo tipo de cabo utilizado na conexão física entre os dispositivos.


D

A classificação entre LAN (Local Area Network) e WAN (Wide Area Network) refere-se ao tipo de protocolo de comunicação adotado, sendo o protocolo TCP/IP exclusivo das redes WAN e os protocolos proprietários, exclusivos das redes LAN.

Um posto de atendimento ao cidadão implantou um sistema informatizado para registrar atendimentos realizados à população. Os computadores estão conectados em rede local, permitindo que diferentes setores acessem um banco de dados centralizado onde as informações são armazenadas. Com base em noções básicas de redes de computadores e banco de dados, analise as afirmativas a seguir.


I. Em uma rede local (LAN), os computadores podem compartilhar recursos, como arquivos e impressoras, desde que estejam interligados por dispositivos como switches e configurados adequadamente.

II. O banco de dados centralizado permite que múltiplos usuários acessem as mesmas informações, sendo comum a utilização de um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) para controlar inserções, consultas e alterações.

III. Em um banco de dados relacional, as informações costumam ser organizadas em tabelas compostas por linhas e colunas, podendo haver relacionamento entre elas por meio de chaves.

IV. O uso de senhas individuais para acesso ao sistema contribui para o controle de usuários e para a rastreabilidade de operações realizadas no banco de dados.

V. O endereço IP é utilizado exclusivamente para identificar páginas da internet, não tendo função na identificação de dispositivos dentro de uma rede interna.


Assinale a alternativa CORRETA:


A

Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas.


B

Apenas as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.


C

Apenas as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.


D

Apenas as afirmativas I, IV e V estão corretas.

As redes de computadores podem ser classificadas de acordo com a sua abrangência geográfica. Assinale a alternativa que descreve corretamente uma característica das Redes Locais (LAN):


A

Possuem alcance global, interconectando países ou continentes.


B

Apresentam alta latência e velocidade de transmissão variável.


C

Utilizam obrigatoriamente satélites e links dedicados de longa distância para sua conexão.


D

Abrangem uma área limitada, como residências, escritórios ou prédios.


E

São caracterizadas por possuírem uma infraestrutura muito complexa em comparação as WANs.

Uma rede local de uma empresa conecta computadores, impressoras e servidores em um mesmo prédio, enquanto outra conexão interliga filiais em diferentes cidades. Sobre essa situação, assinale a alternativa correta.


A

A rede interna do prédio pode ser classificada como LAN, enquanto a interligação entre cidades caracteriza uma WAN.


B

A conexão entre cidades é uma LAN porque pertence à mesma organização.


C

LAN e WAN são classificações relacionadas exclusivamente ao tipo de sistema operacional utilizado.


D

A rede interna do prédio é necessariamente uma WAN porque utiliza switches.

Suponha que, durante a análise de uma rede corporativa, seja identificado que a empresa utiliza rede do tipo LAN para conectar suas filiais, localizadas em diferentes estados do país. Nesse caso, a configuração utilizada é adequada, pois redes LAN são projetadas para interligar dispositivos em grandes áreas, como cidades ou países, o que garante comunicação eficiente entre unidades geográficas distantes.


C

Certo


E

Errado

Um Analista de Tecnologia da Informação foi convocado para planejar a infraestrutura lógica de uma nova sede administrativa. Ao revisar os fundamentos de redes e sistemas operacionais, considerou algumas proposições. Diante disso julgue as afirmativas com as proposições abaixo:


I.Uma LAN é uma rede geograficamente limitada, como em um escritório ou escola.

II.A camada de transporte do modelo OSI realiza roteamento de pacotes entre redes diferentes.

III.Sistemas operacionais modernos podem oferecer suporte a múltiplos usuários e multitarefa.

IV.O DNS converte endereços IP em nomes de domínio legíveis.


Qual alternativa está correta?


A

II e IV apenas.


B

II, III e IV apenas.


C

I e III apenas.


D

I, III e IV apenas.


E

III e IV apenas.

Uma rede local (LAN) é caracterizada por cobrir uma área geograficamente limitada, como uma residência ou escritório.


C

Certo


E

Errado

Uma rede LAN que necessite conter até 4094 hosts utilizáveis ou 4096 endereços incluindo os de rede e broadcast, deve ser uma rede CIDR:


A

/18


B

/19


C

/20


D

/21


E

/22

Uma empresa de médio porte deseja conectar 30 computadores, duas impressoras de rede e um servidor local em um único prédio, com alta taxa de transferência e compartilhamento de recursos internos, sem depender da internet.

O técnico responsável recomenda a implantação de uma rede com switches Ethernet interligados por cabos de par trançado.

Nesse contexto, assinale a afirmativa que descreve corretamente esse tipo de rede.


A

É uma MAN, projetada para interligar vários prédios de uma cidade por meio de enlaces ópticos de longa distância.


B

É uma WAN, que depende de operadoras públicas de telecomunicações para o roteamento de pacotes entre regiões diferentes.


C

É uma WPAN, voltada à comunicação pessoal em curtas distâncias, como Bluetooth e NFC.


D

É uma WWAN, rede sem fio de cobertura mundial baseada em infraestrutura de telefonia celular.


E

É uma LAN, restrita a um ambiente físico local, de propriedade da empresa, e que utiliza padrões como o IEEE 802.3 (Ethernet).

Uma empresa possui uma sede com três andares, onde todos os computadores, impressoras e servidores locais estão interconectados através de switches e roteadores, formando uma rede interna que permite compartilhamento de recursos e comunicação entre os dispositivos dentro do edifício.


Qual tipo de rede descreve CORRETAMENTE essa infraestrutura localizada em um único prédio?


A

VPN (Virtual Private Network).


B

WAN(WideAreaNetwork).


C

MAN (MetropolitanArea Network).


D

PAN(PersonalAreaNetwork).


E

LAN (LocalArea Network).

Redes locais (LANs) são geralmente mais rápidas e apresentam menor latência do que redes de longa distância (WANs), devido à menor extensão geográfica e ao uso de tecnologias dedicadas.


C

Certo


E

Errado

Uma empresa de logística monta uma rede composta de computadores distribuídos por toda a linha de estoque, da recepção de produtos, passando por várias células de armazenamento, cada uma destinada a um tipo de produto, até a saída dos produtos para entrega aos clientes, totalizando vinte computadores. No contexto de redes de computadores, essa é uma rede do tipo:


A

VPN.


B

PAN.


C

LAN.


D

WAN.


E

VWAN.

Redes Locais (LANs) são redes de computadores que conectam dispositivos em uma área geográfica limitada, como um escritório ou residência. Sobre redes locais, julgue as afirmativas abaixo.


I.Uma rede em topologia estrela possui um dispositivo central (switch ou hub) que conecta todas as máquinas.

II.Na topologia barramento, um cabo único é compartilhado por todos os dispositivos, sendo mais suscetível a falhas.

III.As redes LAN são restritas a pequenas áreas geográficas, como escolas, empresas ou residências.

IV.O protocolo TCP/IP não é utilizado em redes locais, apenas em redes de longa distância.


Qual(is) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S)?


A

I, II e III, apenas.


B

III e IV, apenas.


C

II, III e IV, apenas.


D

I e II, apenas.

A respeito de redes locais (LAN), assinale a opção correta.


A

As LAN utilizam exclusivamente tecnologia sem fio para garantir mobilidade total dos dispositivos.


B

O protocolo principal utilizado em LAN é o HTTP, que garante comunicação direta entre switches e roteadores.


C

As LAN são projetadas para conectar dispositivos em diferentes cidades, por meio de enlaces de longa distância.


D

Uma característica comum das LAN é a alta taxa de transferência de dados em distâncias curtas, como em área interna a um edifício.


E

As LAN, cuja instalação requer autorização federal, são geralmente administradas por provedores de Internet.

A comunicação de dados entre dois dispositivos tem aplicação limitada. Quando se estabelece comunicação entre mais de dois dispositivos, constrói-se uma rede de comunicação de dados. As redes de comunicação de dados podem ser classificadas conforme a distância de alcance que envolve tecnologias e mecanismos diferentes. A classificação das redes conforme sua distância, do menor para o maior alcance, é:


A

MAN, LAN e WAN.


B

LAN, MAN e WAN.


C

WAN, MAN e LAN.


D

LAN, WAN e MAN.


E

MAN, WAN e LAN.

Uma LAN é uma rede particular, que opera dentro e próximo de um único prédio, usada para conectar computadores pessoais que trocam informações pelo protocolo ethernet, conectados a um dispositivo de rede chamado switch, com enlace ponto a ponto.


C

Certo


E

Errado

As redes LAN (Local Area Network) são ideais para conectar dispositivos em uma área geograficamente restrita, como um escritório ou um edifício, proporcionando alta velocidade e confiabilidade na comunicação entre os dispositivos.


C

Certo


E

Errado

As redes de computadores podem ser classificadas de acordo com sua extensão geográfica. Sobre os tipos de redes, é CORRETO afirmar que:


A

Uma rede LAN (Local Area Network) é limitada a um edifício ou campus e oferece alta velocidade e baixa latência.


B

Uma rede MAN (Metropolitan Area Network) conecta países e continentes utilizando tecnologias satelitais.


C

Uma rede PAN (Personal Area Network) tem alcance metropolitano e conecta dispositivos em uma cidade inteira.


D

Uma rede WAN (Wide Area Network) é restrita a ambientes residenciais e pequenas empresas.

“Redes locais de computadores interconectados, constituem infraestruturas de comunicação fundamentais em ambientes corporativos, proporcionando a interligação eficiente de dispositivos dentro de uma área geograficamente limitada, comumente utilizada para compartilhamento de recursos, transferência de dados e acesso unificado à internet.”


De acordo com a frase acima, assinale a alternativa correta sobre tecnologia de redes.


A

PAN


B

LAN


C

WAN


D

MAN

 
 
Gerar simulado