

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Depreende-se do modelo apresentado a seguir que, ao se transformar o modelo conceitual em um modelo físico para banco de dados relacional, a chave primária idVenda será chave estrangeira na tabela Cliente.
Certo
Errado
Leia as afirmativas a seguir:
I. Um Sistema Gerenciador de Base de Dados (SGBD) é uma coleção de programas que permitem aos usuários criarem e manipularem uma base de dados.
II. Uma base de dados é projetada, construída e preenchida (instanciada) com dados para um propósito específico.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Suponha que uma Auditora Fiscal da área de TI tenha proposto a seguinte modelagem multidimensional para a SEFAZ-BA:

A modelagem multidimensional proposta
Assinale a sequência correta das etapas do processo de modelagem.
I. Representação dos objetos
II. Observação dos objetos
III. Entendimento dos conceitos
IV. Verificação de fidelidade e coerência
V. Validação do modelo
II – III – I – IV – V
I – II – IV – V – III
IV – V – I – II – III
II – IV – V – I – III
I – V – IV – III – II
Um Analista de Informática desenhou um processo utilizando a notação BPMN. Em ocasiões distintas da modelagem, ele utilizou símbolos para gateways representados por losangos contendo:
I. Uma cruz.
II. Um “X”.
III. Um círculo.
Tais símbolos representam, correta e respectivamente, os gateways
O modelo relacional representa o banco de dados como uma coleção de relações. Informalmente cada relação é semelhante a uma tabela de valores.
Na terminologia formal, no modelo relacional, a linha, o cabeçalho da coluna, e a tabela são chamados de:
Tupla, atributo e relação.
Registro, campo e relação.
Registro, campo e base.
Tupla, atributo e base.
As afirmativas abaixo se referem ao banco de dados Postgresql.
I. A instalação padrão do Postgresql utiliza a porta 6543 do protocolo para receber conexões.
II. O programa usado comumente para carregar cópias de uma base de dados a partir de um arquivo de texto é o psql.
III. Para especificar que uma base de dados deve tentar ser recuperada em uma única transação, é possível passar o parâmetro “-1”.
IV. Ao recuperar uma base de dados, se for encontrado um erro de SQL, o comportamento padrão do utilitário psql é perguntar ao usuário o que ele deseja fazer.
Estão corretas apenas as afirmativas
I e IV.
I e III.
II e IV.
II e III.
Sobre o processo de modelagem, assinale a alternativa incorreta.
Modelagem da informação consiste em um conjunto de procedimentos, técnicas, ferramentas e documentos auxiliares que ajudam os profissionais de informação em seus esforços para representar o domínio observado e os objetos informacionais pertencentes a este domínio.
A modelagem da informação contempla tanto a descrição física – características físicas do meio e do formato em que a informação está registrada – quanto à descrição do conteúdo informacional.
Implementação define as estratégias para a construção dos esquemas de representação da informação e do conhecimento.
Validação descreve as atividades que garantem que o produto da modelagem da informação será disponibilizado a seus usuários finais.
Análise da informação tem por finalidade transformar os requisitos em um conjunto de especificações de esquemas de representação da informação e do conhecimento.
A empresa decidiu agregar novas funcionalidades à aplicação: pagamento de comissão de 1% por venda efetuada, para o vendedor que realizou a venda; e desconto de 5% em cada venda, desde que o cliente tenha duas compras no mesmo mês em qualquer loja. Para tal, o esquema de banco de dados foi modificado pela criação das tabelas VENDEDOR e CLIENTE. Sabendo que cada venda é efetuada para um único cliente, outras modificações necessárias às novas funcionalidades e que minimizam o número de junções das consultas ao banco de dados são:
criação de duas tabelas.
criação de uma tabela e inserção de um atributo que é chave estrangeira.
inserção de dois atributos que são chaves estrangeiras.
inserção de apenas um atributo que é chave estrangeira.
Em um projeto de sistema a atividade que consiste em analisar os dados e definir as entidades e relacionamentos é chamada de:
Modelagem de dados.
Arquitetura de dados.
Interface de dados.
Projeto conceitual.
Projeto físico.
Embora trabalhosa, a Análise e Modelagem de Processos dá a base imprescindível para se avançar com segurança na longa jornada da Gestão por Processos. Nesse sentido, é necessário conhecer terminologias do gerenciamento de processos. Considerando o exposto, sobre modelagem e análise de processos, é correto afirmar que
SOA são formas de representação da realidade ou de objetos reais.
Análise e modelagem de processos (AMOP) são atividades voltadas ao levantamento, identificação, descrição, desenho e documentação de processos.
Técnicas são procedimentos ou maneiras escolhidas para realizar atividades. Por exemplo: atividades de análise e modelagem de processos (AMOP).
AMOP são softwares de apoio ao gerenciamento de processos que vão desde os mais simples, voltados apenas para o desenho de processos, até os mais completos, como é o caso dos pacotes ou suítes.
Modelos são práticas ou conjunto de métodos (conjunto de objetos ou símbolos de modelagem de processos).
A DDL (data definition language) é usada para a definição da estrutura do banco de dados ou do esquema. São comandos DDL: CREATE, TRUNCATE, GRANT e ROLLBACK.
Certo
Errado
A arquitetura ANSI/SPARC se divide em níveis, sendo eles:
Binário, tabela e relacionamento.
Físico, diagrama, entidade e externo.
Físico, enlace, conceitual e dados.
Interno, conceitual e externo.
Núcleo, enlace e dados.
Um banco de dados relacional apresenta como características importantes o uso de catálogo para armazenar o esquema, o isolamento de programas e dados de forma independente e o suporte para múltiplas visões do usuário. Tais características são conhecidas como arquitetura de três esquemas: i) esquema interno ou físico; ii) esquema conceitual; e iii) esquema externo ou de visão. Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
I) Os três esquemas representam a independência de dados, que pode ser de dois tipos: interna ao banco de dados ou externa, fora do escopo de visão do usuário.
II) A arquitetura de três esquemas é uma ferramenta com a qual o usuário pode visualizar os níveis de esquema em banco de dados; os dados armazenados estão somente no nível físico.
III) A independência lógica de dados é a capacidade de alterar o esquema conceitual, sem ter que alterar os esquemas externos ou os programas de aplicação.
IV) A independência física permite que mudanças no esquema físico para melhorar o desempenho da recuperação ou atualização, por exemplo, possam ocorrer sem necessitar alterar o esquema conceitual ou os programas da aplicação.
V) A arquitetura de três camadas permite que aplicações diferentes possam acessar os dados armazenados de forma transparente e sem interferência, inclusive por aplicações concorrentes.
Estão corretas apenas:
I, II e III.
II, III e IV.
II e IV.
I, III e V.
III e V.
Considere as seguintes afirmações sobre Modelagem de Processos.
I - Modelos de processo são usados com o objetivo de facilitar a visualização e o entendimento de um processo de negócio por todos os envolvidos, criando um vocabulário comum entre eles.
II - Redes de Petri descrevem modelos baseados em fundamentos matemáticos, que podem ser usados para a modelagem de processos, embora não tenham sido criados para isso.
III - Dentre os diagramas comportamentais apresentados pela Linguagem de Modelagem Unificada, o Diagrama de Casos de Uso é o mais adequado para modelagem de processos de negócio.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
I, II e III.