Questões de Concurso sobre SGSI - Sistema de Gestão de Segurança da Informação

 
 
Disciplina 1
Assunto 4
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
534 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Em relação aos objetivos, segundo a NBR 27002:2005, item Controle de Acessos, subitem responsabilidades dos usuários, analise as opções abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Política de controle de acesso.

( ) Uso de senhas.

( ) Registro de usuários.

( ) Equipamento de usuário sem monitoração.

( ) Política de mesa limpa e tela limpa.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

V – V – F – F – V.


B

F – F – V – F – V.


C

F – V – V – V – F.


D

V – F – V – F – F.


E

F – V – F – V – V.

A Política de Segurança da Informação (PSI) possibilita o gerenciamento da segurança de uma organização. Sobre PSI, assinale a alternativa incorreta.


A

Estabelece regras e padrões para proteção da informação


B

Garantir que a informação não seja alterada ou perdida


C

Não compartilhar a informação para que a torne segura


D

Os controles devem ser definidos levando em conta as características de cada empresa

A Política de Segurança da Informação (PSI) é o conjunto de ações, técnicas e boas práticas relacionadas ao uso seguro de dados. Toda PSI se baseia nos 3 princípios básicos da segurança da informação.

Fonte: http://introduceti.com.br


Levando em consideração tais informações, marque o item que contêm um desses princípios:


A

Interoperabilidade;


B

Versatilidade;


C

Liberdade;


D

Disponibilidade.

Entre as Normas da ISO/IEC 27000, uma define os requisitos para um Sistema de Gestão da Segurança da Informação (SGSI), sendo a principal norma que uma organização deve utilizar como base para obter a certificação empresarial em gestão da segurança da informação. Por isso, é reconhecida como a única norma internacional que pode ser auditada e que define os requisitos para um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI). Essa Norma é conhecida por


A

ISO/IEC 27001


B

ISO/IEC 27002


C

ISO/IEC 27003


D

ISO/IEC 27004

A norma ABNT NBR ISO/IEC 27002:2013 tem uma seção que trata da segurança de operações, cujo objetivo é garantir a operação segura e correta dos recursos de processamento da informação. Nesta seção, no que tange ao desenvolvimento, teste e produção de software, recomenda-se que


A

softwares em desenvolvimento e softwares em produção sejam sempre executados no mesmo sistema, processador, domínio ou diretório.


B

ambientes de desenvolvimento, teste e produção sejam separados para reduzir os riscos de acessos ou modificações não autorizadas no ambiente de produção.


C

compiladores, editores e outras ferramentas de desenvolvimento sejam completamente acessíveis aos sistemas operacionais.


D

usuários tenham um único perfil para sistemas de testes e em produção, para garantir que todos os aspectos desejados sejam testados.


E

dados sensíveis sejam copiados e utilizados nos ambientes de teste, independente dos controles, para obter maior precisão nos resultados dos testes.

De acordo com a norma NBR ISSO/IEC 27002:2005, técnicas e sistemas criptográficos devem ser usados para a proteção das informações que são consideradas de risco e para as quais outros controles não fornecem proteção adequada. Deve-se especificar na Política o uso de controles de criptografia para proteção das informações. Desta forma durante o processo de avaliação de riscos e classificação da informação deve-se determinar o nível de proteção a ser dado à determinada informação. Temos dois modelos de criptografia que são a Criptografia simétrica e Criptografia assimétrica.

Leia as afirmativas a seguir:

I. Criptografia simétrica ou algoritmo simétrico: é o tipo mais simples, usa somente uma chave, tanto para criptografar quanto para decriptar. Essa chave deve ser mantida secreta para garantir a confidencialidade da mensagem.

II. Criptografia assimétrica ou algoritmo assimétrico: é um algoritmo de criptografia que usa duas chaves: uma chave pública e uma chave privada, sendo a chave pública distribuída abertamente, enquanto a chave privada é mantida secreta.

III. Criptografia assimétrica ou algoritmo assimétrico: é o tipo mais simples, usa somente uma chave, tanto para criptografar quanto para decriptar. Essa chave deve ser mantida secreta para garantir a confidencialidade da mensagem.

IV. Criptografia simétrica ou algoritmo simétrico: é um algoritmo de criptografia que usa duas chaves: uma chave pública e uma chave privada, sendo a chave pública distribuída abertamente, enquanto a chave privada é mantida secreta.

V. Criptografia assimétrica ou algoritmo assimétrico: é um algoritmo de criptografia que usa duas chaves: uma chave pública e uma chave privada, sendo a chave privada distribuída abertamente, enquanto a chave pública é mantida secreta.

De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta é:


A

I e III


B

I e II


C

I e IV


D

II, III e V

A Norma NBR ISO/IEC 27002 (Tecnologia da Informação – Técnicas de segurança – Código de Prática para controles de segurança da informação) contém, em uma de suas seções, recomendações sobre o tratamento de mídias utilizadas para o armazenamento de informações da empresa. Tais recomendações, no que diz respeito ao tratamento dessas mídias, incluem


A

a aplicação de multas e a definição dos tipos de mídias utilizadas.


B

a definição dos responsáveis e o descarte das mídias utilizadas.


C

a definição do local de armazenamento e o tipo de formatação das mídias utilizadas.


D

o descarte e a transferência física das mídias utilizadas.


E

o tipo de formatação e a definição dos responsáveis pelas mídias utilizadas.

Considerando alguns dos requisitos da segurança da informação contidos na Norma NBR ISO/IEC 27001 (Tecnologia da Informação – Técnicas de segurança – Sistemas de gestão da segurança da informação – Requisitos), é correto afirmar:


A

o monitoramento, a medição, a análise e a avaliação da segurança da informação estão descritos no quesito da liderança.


B

a atribuição de autoridades e responsabilidades está descrita nos requisitos de operação da segurança da informação.


C

a determinação dos recursos necessários para o estabelecimento da segurança da informação está descrita no quesito da avaliação do desempenho.


D

a avaliação de riscos de segurança da informação está descrita no quesito da avaliação de desempenho.


E

as ações para contemplar os riscos e as oportunidades estão descritas no quesito do planejamento da segurança da informação.

A norma ABNT NBR ISO/IEC 27001:2013, no que tange à coleta de evidências no processo de gestão de incidentes de segurança da informação, indica, como controle, que


A

incidentes e evidências de segurança da informação devem ser documentados em um repositório não público, acessível a todos os colaboradores autorizados.


B

os conhecimentos obtidos da análise e resolução de incidentes de segurança devem ser usados para contornar incidentes sem gravidade e identificar evidências que não são claramente identificadas.


C

incidentes de segurança devem ser documentados e disponibilizados para todos os colaboradores de TI da instituição, incluindo as evidências relacionadas a estes incidentes.


D

a organização deve definir e aplicar procedimentos para identificação, coleta, aquisição e preservação das informações, as quais podem servir como evidências.


E

a responsabilidade na coleta de evidências deve ser atribuída a todos os colaboradores da área de TI, para assegurar respostas rápidas, efetivas e ordenadas aos incidentes de segurança.

A política de segurança da informação é composta por um conjunto de regras e padrões sobre o que deve ser feito para assegurar que as informações e serviços importantes para uma organização sejam preservados. Neste sentido, a política de segurança é composta por três blocos principais:


A

planejamento, operação e monitoramento.


B

plano de continuidade, integridade e confidencialidade.


C

diretrizes, normas e procedimentos.


D

documentação, treinamento e disponibilidade.


E

elaboração, verificação e atualização.

Para uma informação ser considerada segura, segundo os padrões internacionais (ISO/IEC 17799:2005), ela deve comtemplar quais atributos básicos?


A

Mobilidade, viabilidade, suscetibilidade, cordialidade;


B

Autenticidade, confidencialidade, disponibilidade, integridade;


C

Compatibilidade, exclusividade, integralidade, vulnerabilidade;


D

Visibilidade, legibilidade, diversidade, acessibilidade.

Com respeito à norma ISO 27001, é correto afirmar que:


A

é um código de práticas com um conjunto completo de controles que auxiliam aplicação do Sistema de Gestão da Segurança da Informação.


B

fornece um conjunto de Controles baseados em melhores práticas para a Segurança da Informação.


C

não deve ser utilizada em auditorias mas simplesmente servir como um guia.


D

aumenta o risco de responsabilidade pela não implementação ou determinação de políticas e procedimentos.


E

é a norma que define os requisitos para um Sistema de Gestão da Segurança da Informação (SGSI).

Nesse caso, os títulos apontados pelas setas nº 1, 2 e 3, devem ser substituídos, respectivamente, pelos seguintes textos:


I. Título 1: Controle.

II. Título 2: Diretrizes para implementação.

III. Título 3: Informações adicionais.


Quais estão corretos?


A

Apenas I.


B

Apenas II.


C

Apenas III.


D

Apenas I e II.


E

I, II e III.

Um programa de auditoria interna deve ser planejado levando em consideração a situação e a importância dos processos e áreas a serem auditadas, bem como os resultados de auditorias anteriores. Os critérios da auditoria, escopo, frequência e métodos devem ser definidos. A seleção dos auditores e a execução das auditorias devem assegurar objetividade e imparcialidade do processo de auditoria. Os auditores não devem auditar o seu próprio trabalho.


C

Certo


E

Errado

Sobre o que deve conter o documento que reúne as diretrizes para a implementação de uma política de segurança da informação, regidas pela Norma NBR ISO/IEC 17799:2005, considere os itens a seguir:


I Uma definição de segurança da informação, suas metas globais, escopo e importância da segurança da informação como um mecanismo que habilita o compartilhamento da informação.

II Uma declaração do comprometimento da direção, apoiando as metas e os princípios da segurança da informação, alinhada com os objetivos e estratégias do negócio.

III Uma estrutura para estabelecer os objetivos de controle e os controles, incluindo a estrutura de análise/avaliação e gerenciamento de risco.

IV Breve explanação das políticas, princípios, normas e requisitos de conformidade de segurança da informação específicos para a organização.

V Definição das responsabilidades gerais e específicas na gestão da segurança da informação, incluindo o registro dos incidentes de segurança da informação.

VI Referências à documentação que possam apoiar a política, por exemplo, políticas e procedimentos de segurança mais detalhados de sistemas de informação específicos ou regras de segurança que os usuários devem seguir.


Estão corretos os itens


A

I, II e VI.


B

I, II, III, IV, V e VI.


C

II, III, V e VI.


D

I, III e IV.


E

III, IV e VI.

Analise as afirmativas abaixo sobre o padrão de segurança da informação ISO 27001.


1. A classificação da informação prescrita pela ISO 27001 é composta das classificações: confidencial; uso interno; e pública.

2. A ISO 27001 especifica os requerimentos para estabelecer, implementar, manter e continuadamente melhorar as práticas de processos de segurança da informação em uma organização.

3. A versão da ISO 27001:2005 sofreu uma atualização em 2013 (ISO 27001:2013) que incorpora refinamentos como, por exemplo, controles de restrições à instalação de software e ambiente de desenvolvimento seguro.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


A

É correta apenas a afirmativa 3.


B

São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.


C

São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.


D

São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.


E

São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Sobre o modelo “Plan-Do-Check-Act” (PDCA) presente na norma ISO 27001 em relação aos sistemas de gestão e segurança da informação (SGSI), assinale a alternativa correta.


A

O modelo PDCA é aplicado para estruturar todos os processos do SGSI.


B

O princípio de responsabilidade da OECD corresponde à etapa Plan do PDCA .


C

A etapa Act implementa e opera a política, os controles, os processos e os procedimentos.


D

A etapa Check estabelece procedimentos relevantes para a gestão de riscos.


E

A etapa Do executa ações corretivas e preventivas com base em resultados da auditoria.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os objetivos de controle e de controles segundo a norma ISO 27001.


A

A política de segurança da informação tem por objetivo gerenciar a segurança da informação dentro da organização.


B

Na gestão de ativos, a classificação da informação tem por objetivo alcançar e manter a proteção adequada dos ativos da organização.


C

Na segurança da informação, as áreas seguras têm por objetivo prevenir o acesso físico não autorizado, os danos e as interferências com as instalações da organização.


D

Na segurança em recursos humanos durante a contratação, deve-se assegurar que os funcionários, fornecedores e terceiros entendam suas responsabilidades e estejam de acordo com os seus papéis.


E

No gerenciamento das operações e comunicações, a segurança em redes tem por objetivo prevenir a divulgação não autorizada, a modificação, a remoção ou a destruição dos ativos e as interrupções das atividades do negócio.

A atual norma ISO/IEC 27001 é basicamente uma padronização/normalização referente à uma área específica de TI. Ela é considerada tipicamente como sendo:


A

um padrão para sistema para a gerência da qualidade


B

referência e normalização para a linguagem de programação C


C

um padrão para sistema de gestão da segurança da informação


D

uma orientação para avaliação e seleção de ferramentas CASE

Qual padrão ISO/IEC contém recomendações e melhores práticas de técnicas de segurança e controles de segurança da informação que incluam segurança física e do ambiente e também dos recursos humanos de uma organização?


A

ISO/IEC 9001


B

ISO/IEC 12207


C

ISO/IEC 27001


D

ISO/IEC 27002


E

ISO/IEC 27702

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado