Questões de Concurso sobre Sistema de arquivos - Página 6 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Sistema de arquivos

 
 
Disciplina 1
Assunto 4
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
248 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O sistema de arquivos ______ é implementado a partir de uma estrutura chamada de ________________________ que é uma sequência linear de registros, onde cada registro possui um tamanho fixo de 1KB e descreve um arquivo ou diretório.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.


A

NFS – Master Boot Record (MBR)


B

NFS – GUID Partition Table (GPT)


C

NTFS – Master Boot Record (MBR)


D

NTFS – Master File Table (MFT)


E

NTFS – GUID Partition Table (GPT)

Sistemas de arquivos são armazenados em discos e a maioria dos discos pode ser dividida em uma ou mais partições, com sistemas de arquivos independentes em cada partição. O Setor 0(zero) do disco que é usado para inicializar o computador é denominado


A

ReFS


B

Cluster


C

MBR


D

exFAT


E

SWAP

Sobre o sistema de arquivos NTFS, analise as afirmativas abaixo:


I. No sistema NTFS, um arquivo pode ter vários conteúdos diferentes, devido ao Alternate Data Streams (ADS).

II. Uma diferença do NTFS para ext4 é que NTFS não suporta links simbólicos.

III. No Windows 10, é possível converter um sistema de arquivo FAT32 para NTFS através da ferramenta convert.exe.


Está correto apenas o que se afirma em


A

I.


B

II.


C

III.


D

I e II.


E

I e III.

Para tratar problemas de inconsistência nos sistemas de arquivos, a maioria dos computadores tem um programa utilitário que realiza essa verificação. Assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, a exemplos em Unix e Windows.


A

fsck e setup


B

reboot e setup


C

fsck e scandisk


D

memória cache e scandisk

Não é possível gravar dados em um HD ou em qualquer outro dispositivo de armazenamento de forma a manter as informações acessíveis e organizadas sem um sistema de arquivos (file system) - essencialmente, um tipo de estrutura que indica como os arquivos devem ser gravados e lidos pelo sistema operacional do computador. É o sistema de arquivos que determina como as informações podem ser guardadas, acessadas, copiadas, alteradas, nomeadas e até apagadas. Ou seja, resumindo, toda e qualquer manipulação de dados em um dispositivo de armazenamento necessita de um sistema de arquivos para que estas ações sejam possíveis. O sistema de arquivo que é usado no Windows Server na versão 2008 R2 e posteriores, pela Microsoft, tem como principal quesito "recuperação": em caso de falhas, como o desligamento repentino do computador, esse sistema de arquivo é capaz de reverter os dados à condição anterior ao incidente. Isso é possível, em parte, porque, durante o processo de boot, o sistema operacional consulta um arquivo de log que registra todas as operações efetuadas e entra em ação ao identificar nele os pontos problemáticos. Considerando essas informações, assinale a alternativa que representa o nome desse sistema de arquivos.


A

FAT


B

FAT 16


C

FAT 32


D

FAT 64


E

NTFS

Vários problemas importantes devem ser resolvidos para a implementação eficiente de arquivos e diretórios, que vão de aspectos de baixo nível, como o acesso aos dispositivos físicos, a aspectos mais abstratos, como a implementação da interface de acesso a arquivos para os programadores. Existem vários elementos que realizam a implementação de arquivos no sistema operacional e que estão organizados em camadas de processos, núcleo e hardware.


Sendo assim, o elemento cuja função é construir as abstrações de diretórios e atalhos, além de gerenciar as permissões associadas aos arquivos e as travas de acesso compartilhado está CORRETAMENTE apresentado em:


A

Alocação de arquivos.


B

Sistema de arquivos virtual.


C

Interface do sistema de arquivos.


D

Bibliotecas de entrada e saída.


E

Gerência de blocos.

De acordo com o FHS (Filesystem Hierarchy Standard) utilizado pelo Linux, o diretório /bin deve ser utilizado para armazenar


A

arquivos que podem aumentar de tamanho, como o spool e arquivos de log.


B

programas executáveis de forma geral, em especial os programas executados por usuários normais e que não são necessários para inicializar ou reparar o sistema.


C

binários necessários para inicializar o sistema, mas que normalmente não são executados por usuários comuns.


D

binários essenciais para o sistema, necessários quando o sistema está no modo “single user” (monousuário) ou que podem ser utilizados para reparar o sistema.


E

bibliotecas de objetos e bibliotecas dinâmicas, além de executáveis que normalmente não são invocados diretamente.

Para preparar um ambiente de laboratório forense computacional, um perito em computação precisa preparar um ambiente com um sistema operacional em um dos sistemas de arquivos compatíveis. As opções compatíveis são: FAT12, FAT16, FAT32 e NTFS. Contudo o ambiente da aplicação utilizada exigirá os seguintes pré-requisitos:

1) Suportar partições maiores que 16GB.

2) Ser tolerante a falhas (com reparo automático).

Qual(is) é(são) a(s) opção(ões) de sistemas de arquivos que poderia(m) ser utilizada(s) para instalação do sistema operacional e que atende(m) aos pré-requisitos da aplicação?


A

Somente NTFS.


B

FAT32 e NTFS.


C

FAT16 e FAT32.


D

FAT12, FAT16 e FAT32.


E

Qualquer uma das opções compatíveis.

Um sistema de arquivos distribuídos permite aos programas armazenarem e acessarem arquivos remotos exatamente como se fossem locais,


possibilitando que os usuários acessem arquivos a partir de qualquer computador em uma rede. No que diz respeito aos requisitos de um Sistema de Arquivos Distribuídos (SAD), analise as afirmativas a seguir.


I. Atualização concorrente de arquivos – alterações feitas em um arquivo por um cliente não devem interferir nas operações de outros clientes, mesmo que esses clientes estejam manipulando o mesmo arquivo.

II. Consistência – Pode haver duas versões disponíveis de cada arquivo no SAD, ou seja, se algum cliente ler um arquivo X em um momento, e outro pode ler a outra versão do mesmo arquivo X, os dois clientes podem visualizar conteúdos diferentes.

III. Tolerância a falhas – por ser parte essencial nos sistemas distribuídos, é essencial que o serviço de arquivo distribuídos continue a funcionar diante de falhas de clientes e servidores.


Assinale


A

se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.


B

se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.


C

se nenhuma afirmativa estiver correta.


D

se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

Sobre sistemas de arquivos, assinale a alternativa correta:


A

Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas, que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido.


B

Um sistema de arquivo poderá ser lido em qualquer sistema operacional.


C

Todos os sistemas de arquivo do Windows podem ser utilizados diretamente pelo Kernel do Linux.


D

No mundo Windows, temos os sistemas de arquivos: FAT16, FAT32, FAT64, FAT128 e NTFS.


E

No Linux, o sistema de arquivos mais utilizado é o JJX32.

Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas, criadas diretamente via software, que permite ao sistema operacional ter acesso e controlar os dados gravados no disco. Cada sistema operacional lida com um sistema de arquivos diferente, e cada sistema de arquivos possui as suas peculiaridades, limitações, qualidade, velocidade, gerenciamento de espaço, entre outras características. É o sistema de arquivos que define como os bytes que compõem um arquivo serão armazenados no disco e de que forma o sistema operacional terá acesso aos dados. Nesse contexto, por suas vantagens, o principal sistema de arquivos suportado e utilizado pelo sistema operacional Windows 10 BR é conhecido por


A

HPFS.


B

NTFS.


C

REISERFS.


D

exFAT.


E

EXT3.

Devido ao papel fundamental desempenhado pelos sistemas de arquivos na operação do sistema, seu desempenho e sua funcionalidade são cruciais.


É correto afirmar que o sistema WAFL é um exemplo de


A

otimização de logs que aumentam a carga de E/S.


B

estrutura de log e RAID que aumentam o desempenho.


C

estrutura de log e caching que melhoram a confiabilidade.


D

otimização do desempenho para combinar com uma carga de E/S.

Joana comprou um Hard Disk (HD) Solid-State Drive (SSD) com capacidade de 4Tb de dados e deseja utilizá-lo em seu computador Desktop. Nesse contexto, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Será necessário converter a tabela de partições para o formato GPT, mas cada partição deverá ter o tamanho máximo de 2Tb.

( ) Para que funcione adequadamente, é necessário que o computador tenha suporte a UEFI e que ele esteja habilitado.

( ) Deve-se criar a tabela de partições no formato GPT para ser possível utilizar o HD com uma partição de 3Tb.

( ) Deve-se habilitar o modo GPT na BIOS do computador.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

V – F – V – F.


B

V – V – F – F.


C

F – F – V – V.


D

F – V – V – F.


E

F – V – F – V.

Os recursos do sistema de arquivos do Linux permitem que o administrador escolha a implementação física e lógica mais adequada para a estrutura de arquivos, de forma totalmente transparente para o usuário. O administrador também pode montar qualquer partição diretamente sob o diretório raiz, atribuindo-lhe o nome que melhor represente seu conteúdo.


Neste contexto, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a quantidade de partições primárias presente em um disco:


A

Mínimo 1 e máximo 2.


B

Mínimo 2 e máximo 4.


C

Mínimo 1 e máximo 4.


D

Mínimo 2 e máximo 3.


E

Mínimo 2 e máximo 5.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado