Questões de Concurso sobre Sistemas operacionais de grande porte

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
6 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Devido a altos custos de implementação e manutenção, sistemas de informação empresarial são inaplicáveis a pequenas e médias empresas, tornando-se exclusivos a empresas de grande porte.


C

Certo


E

Errado

O IBM AIX é um sistema operacional _________ seguro, escalável, robusto e baseado em padrões __________.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.


A

MacOS – abertos


B

MacOS – fechados


C

MS Windows – fechados


D

UNIX – abertos


E

UNIX – fechados

O sistema operacional que é mais amplamente utilizado em servidores de grande porte e é conhecido por sua estabilidade e segurança é o


A

Windows 10.


B

macOS.


C

Linux (distribuições como Ubuntu Server ou Red Hat Enterprise).


D

Android.


E

Chrome OS.

Analise e associe cada tipo de arquitetura de sistema operacional com sua respectiva função principal:


I) Núcleo Monolítico

II) Micronúcleo

III) Monitor de máquinas virtuais


a) Consiste em um único processo, executando em uma memória protegida as principais funções.

b) Fornece uma abstração para vários sistemas.

c) Consiste em funções mínimas (comunicação e gerenciamento de processos).


A

I - a; II - c; III - b.


B

I - a; II - b; III - c.


C

I - c; II - a; III - b.


D

I - b; II - a; III - c.


E

I - c; II - b; III - a.

Muitos dos desafios atuais para a indústria, governos e academia são de grande escala e interdisciplinares. Resolvê-los requer experiência, habilidades, conhecimentos, instalações, softwares e dados de múltiplas organizações e, muitas vezes, de estados ou países diferentes. Tal demanda tem motivado a criação de ambientes colaborativos virtuais de processamento em larga escala, caracterizados pela presença de sistemas computacionais heterogêneos e fracamente acoplados, organizados de forma a solucionar problemas complexos. Tais ambientes são tradicionalmente denominados:


A

Internet of Things (IoT).


B

Sistemas reversos.


C

Interfaces de realidade aumentada.


D

Full Disk Encryption.


E

Grades computacionais.

Em relação aos ambientes operacionais de grande porte, família Microsoft Windows, Unix e Linux é correto afirmar que

A
sob o Linux, o gerenciador de memória virtual mantém 2 visões separadas do espaço de endereçamento de um processo. Nesse contexto, na visão de um conjunto de regiões separadas, o espaço de endereços consiste em regiões não-sobrepostas, no qual, cada região representa um subconjunto contínuo, alinhado por páginas.

B
em sistemas operacionais Unix e Linux, as APCs (Asynchronous Procedure Call) são usadas para iniciar a execução de uma nova thread, terminar processos e oferecer notificação de que uma operação de E/S (Entrada/Saída) assíncrona foi concluída.

C
o princípio de gerência de processos nos sistemas operacionais da família Microsoft Windows é separar 2 operações: criação de processos (função da chamada de sistema fork) e a execução de um novo programa (função da chamada de sistema execve).

D
sistemas de grande porte evoluíram dos sistemas em batch aos de tempo compartilhado, sendo que o primeiro apresenta a característica de multiprogramação, permitindo o uso eficiente de CPU, uma vez que efetua o escalonamento de atividades à CPU, de modo organizado.

E
o kernel do Linux não é implementado como um kernel monolítico tradicional por motivos de desempenho. Ao invés disto, seu projeto é modular, permitindo que a maioria dos drivers seja carregada/descarregada dinamicamente.
 
 
Gerar simulado