Questões de Concurso sobre Técnicas básicas de comunicação

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
147 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Uma SAN não suporta o uso de cabeamento categoria 6 com protocolo ISCSI (Internet small computer system interface), por isso é necessária a utilização, nessa rede, de fibra óptica e protocolo FCIP (fibre channel over Internet protocol).


C
Certo

E
Errado
Assinale a alternativa que preenche adequadamente as lacunas. Uma rede MPLS utiliza a estratégia de encaminhamento de dados chamada de _________________; a tecnologia ATM é conhecida por utilizar _________________ e uma rede IP oferece às camadas superiores uma rede do tipo _____________________.

A
datagrama – comutação de células – circuito virtual

B
circuito virtual – comutação de células - datagrama

C
circuito virtual – datagrama – comutação de células

D
datagrama – circuito virtual – datagrama

E
circuito virtual – comutação de células – circuito virtual

O cabeamento de redes de computadores utilizando fibra ótica pode ser feito pelo uso de dois tipos de fibra, o monomodo e o multimodo. Com relação a esse tipos, pode-se dizer que a fibra monomodo


A

alcança maior distância que a fibra multimodo.


B

alcança menor distância que a fibra multimodo.


C

é mais barata que a fibra multimodo.


D

fornece menor banda de dados que a fibra multimodo.


E

utiliza fibra de maior diâmetro que a fibra multimodo.

Em redes de computadores que utilizam a tecnologia Ethernet, pode-se realizar a interconexão de segmentos de rede utilizando-se cabo de rede par trançado, não blindado, categoria 5e ou 6, com taxa de transmissão de 1 Gbit/s, padrão IEEE 802.3ab, desde que esse cabo não ultrapasse a cem metros. Nesse caso, o cabo de rede que atende tais requisitos pode ser expresso da seguinte forma:


A

1GBASE-SX


B

1GBASE-TX


C

1000BASE-T.


D

1000BASE-TX.


E

1000BASE-SX.

As fibras óticas estão classificadas em dois tipos: fibra multimodo e fibra monomodo. Em linhas gerais as fibras monomodo


A

têm capacidade de transmissão da ordem de 100 Mbps a uma distância por volta de 10 Km.


B

são mais utilizadas para aplicações de redes de longa distância (WAN).


C

são fibras que possuem vários modos de propagação, o que faz com que os raios de luz percorram por diversos caminhos o interior da fibra.


D

são mais grossas quando comparadas às fibras multimodo, o que faz com que a luz seja refletida na parede da fibra e assim chegue ao destino de forma duplicada.


E

possuem características inferiores às multimodos, principalmente no que diz respeito à banda passante, mais estreita, o que diminui a capacidade de transmissão.

A questão 39 baseia-se na Figura 8, que mostra, uma ferramenta utilizada em rede de computadores. Logo acima dessa Figura, destacou-se e ampliou-se parte dessa ferramenta, de modo a facilitar a visualização e a resolução da questão. Nessa Figura, inseriu-se, intencionalmente, em determinado local, um retângulo, de modo a ocultar qualquer texto existente nesse local.

Imagem associada para resolução da questão

A Figura 8 mostra uma ferramenta bastante utilizada em redes de computadores cabeadas. Nesse caso, após observar tal Figura, considere as seguintes assertivas:

I. A ferramenta mostrada na Figura 8 é chamada alicate de impacto ou ferramenta de Push Down.

II. O recurso apontado pela seta nº 1 pode ser utilizado para realizar a decapagem do cabo par trançado categoria 5e (Cat 5e). ´

III. No local apontado pela seta nº 2 é possível realizar a conectorização dos fios metálicos do cabo par trançado categoria 5e (Cat 5e) com o terminal RJ 45 macho.

Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas II.


C

Apenas I e II.


D

Apenas II e III.


E

I, II e III.

Com relação aos padrões de meios físicos, analise as afirmativas a seguir.

I. 1000BASE‐T: cabo UTP, lance máximo do cabo = 100 m.

II. 1000BASE‐CX: cabo STP, lance máximo do cabo = 50 m.

III. 100BASE‐FX: cabo de fibra multimodo, lance máximo do cabo = 2km.

Assinale:


A

se somente a afirmativa I estiver correta.


B

se somente a afirmativa II estiver correta.


C

se somente a afirmativa III estiver correta.


D

se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.


E

se todas as afirmativas estiverem corretas.

Em uma rede com cabeamento estruturado, os pontos de dados e os pontos de voz não devem estar interligados, ou seja, os patch panels de voz e de dados devem ser separados, inclusive os pontos de rede disponibilizados para uso.


C

Certo


E

Errado

Relacione:

A instalação de um sistema de cabeamento estruturado envolve cinco áreas básicas:

I. Cabeamento Horizontal.

II. Área de trabalho.

III. Painéis de Distribuição.

IV. Sala de equipamentos.

V. Cabeamento Vertical.

a. Onde se localizam os equipamentos ativos do sistema, bem como as interligações com sistemas externos, por exemplo, central telefônica, servidor de rede, central de alarme etc. Recomenda-se que seja um ambiente especialmente reservado para este fim, com as dimensões recomendadas na norma, conforme a s necessidades de cada edificação.

b. Todo o conjunto permanente de cabos primários, que interliga a sala de equipamentos até os painéis distribuidores locali zados nos diversos pontos da edificação.

c. Também conhecidos como Salas de Telecomunicações. Estão localizados em diversos pontos da edificação, recebendo, de um lado o cabeamento primário vindo dos equipamentos, e do outro, o cabeamento horizontal, fixo, que se conecta às áreas de trabalho.

d. É o conjunto permanente de cabos secundários, ou seja, que liga o painel de distribuição até o ponto final do cabeamento.

e. É o ponto final do cabeamento, onde uma tomada fixa (outlet) atende uma estação de trabalho, um telefone, um sensor etc.

Os relacionamentos estão corretos em:


A

I-a, II-b, III-e, IV-d, V-c.


B

I-b, II-c, III-e, IV-a, V-d.


C

I-d, II-e, III-c, IV-a, V-b.


D

I-c, II-a, III-d, IV-b, V-e.


E

I-e, II-d, III-b, IV-c, V-a.

O equipamento pode se conectar, via cabo de par trançado, a redes de 10, 100 e 1.000 Mbps e detectar automaticamente a velocidade de transferência.


C
Certo

E
Errado

Imagem associada para resolução da questão


A

O cabo resultante é um cabo cruzado (cross-over).


B

O cabo resultante é um cabo de console padrão Cisco (roll-over)


C

O cabo resultante é um cabo direto (straight-through).


D
O cabo resultante não se aplica a equipamentos de rede.

E

O cabo resultante somente pode ser utilizado para realizar a conexão de equipamentos de rede com taxa de até 10Mbps.

O cabo UTP categoria 5, tem quatro pares de fios de cobre entrelaçados; na especificação 100Base-TX, esse cabo pode alcançar 100 metros de distância.


C
Certo

E
Errado

O Departamento de Vendas de uma empresa precisa fornecer acesso aos seus funcionários à sua rede local Ethernet. Assinale a alternativa que indica o tipo de cabeamento que deve ser usado para que a estação de trabalho de cada funcionário se conecte ao switch sem suporte a Auto‐MDIX dessa rede local via cabeamento UTP.


A

Um cabo direto deve ser utilizado para conectar a porta de comunicação serial da estação de trabalho à porta de console do switch.


B

Um cabo cruzado deve ser utilizado para conectar a porta de comunicação serial da estação de trabalho à porta de console do switch.


C

Um cabo direto deve ser utilizado para conectar a porta de comunicação serial da estação de trabalho à porta Ethernet do switch.


D

Um cabo direto deve ser utilizado para conectar a porta Ethernet da estação de trabalho à porta Ethernet do switch.


E

Um cabo cruzado deve ser utilizado para conectar a porta Ethernet da estação de trabalho à porta de console do switch.

Atualmente, existem cabos par trançado das Categorias 1 até 7. É correto afirmar que os de categoria


A

5e suportam até 500 MHz e podem ter até 55 metros no caso da rede ser de 10 Gbps, caso contrário podem ter até 100 metros.


B

6 suportam frequências de até 900 MHz, que foi o valor definido em uma especificação preliminar do 10 GBASE-T.


C

6 só podem ser usados no padrão Gigabit Ethernet, e tem o alcance de transmissão de apenas 50 metros.


D

5e suportam frequências de até 100 MHz e são o requisito mínimo para redes 1000 BASE-T que é o padrão de rede de 1000 megabits usados atualmente.


E

6 apresentam melhores características de transmissão para o parâmetro atenuação em relação àqueles de Categoria 5e.

Se, na realização de becape completo do servidor de uma rede de computadores, o tamanho total dos dados for igual a 1,9 TB, não havendo nenhuma compressão, então, para atender a essa demanda, deve-se utilizar uma fita LTO2.


C
Certo

E
Errado

Para que uma estação Fast Ethernet troque informações com uma estação Gigabit Ethernet em um mesmo domínio de colisão, é necessário que o switch responsável pela conexão interprete tanto um quadro Fast Ethernet quanto um quadro Gigabit Ethernet.


C
Certo

E
Errado
   
Gerar simulado