Questões de Concurso sobre Worm - Página 3 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Worm

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
118 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Das alternativas abaixo, assinale qual alternativa descreve o que é um “Worm”, quando se trata de segurança na internet.


A

dispositivo de segurança usado para dividir e controlar o acesso entre redes de computadores


B

é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando copias de si mesmo de computador para computador


C

termo usado para se referir aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas


D

pequeno arquivo que e gravado no computador quando o usuário acessa um site e reenviado a este mesmo site quando novamente acessado

Considere responsável pela segurança da informação do Ministério Público da Bahia. O termo “segurança” abarca as políticas, os procedimentos e as medidas técnicas empregadas para impedir acesso não autorizado, alteração, roubo ou danos físicos a sistemas de informação. Sabemos que as vulnerabilidades estão presentes a cada acesso, aplicação ou troca de informações. A figura a ilustra as ameaças mais comuns contra sistemas de informação contemporâneos:


Imagem associada para resolução da questão


Vulnerabilidades e desafios de segurança contemporâneos.


(Laudon, 2023, p. 295.)


Considerando tais ameaças, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Worms: são programas de computador independentes que se copiam de um computador para outros em uma rede.

( ) SQL injection: tiram proveito das vulnerabilidades nas aplicações da web mal codificadas para introduzir código de programa malicioso nos sistemas e redes corporativos.

( ) Ransomware: tenta extorquir dinheiro dos usuários; para isso, assume o controle de computadores, bloqueando o acesso a arquivos ou exibindo mensagens pop-up incômodas.

( ) Spoofing: é um tipo de programa espião que monitora as informações transmitidas por uma rede

( ) Sniffer: ocorre quando alguém finge ser um contato ou uma marca em quem você confia para acessar informações pessoais sensíveis. Também pode envolver o redirecionamento de um link para um endereço diferente do desejado, estando o site espúrio “disfarçado” como o destino pretendido.


A sequência está correta em


A

V, F, F, F, V.


B

F, V, F, V, F.


C

V, V, F, V, F.


D

F, F, V, F, V.


E

V, V, V, F, F.

Código malicioso cujo objetivo é cifrar todos os dados armazenado de um usuário em um equipamento e, depois, solicitar pagamento de resgate. É uma das ameaças que trazem mais perigo na Internet, pois na maior parte das vezes não é possível restaurar os dados encriptados.


A

worm


B

spyware


C

adware


D

ransomware

“Quem navega bastante pela Internet costuma fazer compras em lojas virtuais e, atraído pela promessa de descontos, acaba baixando o Jollywallet. [...] Jollywallet exibe anúncios no computador do usuário e se conecta à web em segundo plano. Criado pela Media Radyoos, o aplicativo é instalado como um add-on (complemento/extensão) para navegadores e também aplica um botão ao lado da caixa de endereços, para acessá-lo rapidamente.”


(Fonte: https://www.techtudo.com.br/noticias/2014/02/como-remover-o-jollywallet-do-computador.ghtml).


Pela descrição acima, o Jollywallet é classificado como um:


A

Adware.


B

Trojan.


C

Ransomware.


D

Worm.

Ricardo é um perito criminalístico de informática e recebe a demanda de analisar um software. Descobre que o software avaliado é um tipo malicioso, que permite que um invasor acesse um sistema ou rede sem a necessidade de autenticação normal. Selecione a alternativa que mostra o tipo de software analisado.


A

Keylogger


B

Worm


C

Vírus


D

Backdoor


E

Ransomware

Com base no tema Segurança da Informação, associe as duas colunas corretamente.


A

TROJAN


1

E um código malicioso que se replica ao explorar de forma independente vulnerabilidades em redes.

B

WORMS


2

E um código malicioso executável que está anexado a outro arquivo executável, como um programa legítimo.

C

VÍRUS


3

É um malware que realiza operações mal-intencionadas, sob o pretexto de uma operação desejada, como jogar um game online. Esse código malicioso explora os privilégios do usuário que o executa. Esse tipo de malware se liga a arquivos não executáveis, como arquivos de imagem, arquivos de áudio ou jogos.


Assinale a alternativa que apresenta a associação correta.


A

A-3; B-1; C-2


B

A-3; B-2; C-1


C

A-2; B-3; C-1


D

A-2; B-1; C-3

Utilizando-se dos conceitos de malwares, qual é o nome do programa malicioso capaz de se propagar automaticamente e explorar vulnerabilidades existentes ou falhas em softwares, dispondo de um mecanismo de comunicação com o invasor, permitindo que seu controle seja realizado remotamente?


A

Worm


B

Storm


C

Firewall


D

Proxy


E

Bot

Considere as seguintes afirmativas:


I. Vírus de computador são programas que podem se inserir em arquivos executáveis e se propagam sempre que um arquivo infectado é executado.

II. Worms são programas capazes de autorreplicação, não dependem de execução prévia ou de inserção em outros executáveis.

III. Cavalos de Troia são um tipo de vírus de computador que se caracterizam por abrir uma conexão de rede para acesso remoto.

IV. Rootkits são ferramentas utilizadas pelo invasor para obter acesso de administrador (root).


Estão corretas:


A

I e II.


B

I e III.


C

II e III.


D

I e IV.


E

II e IV.

O worm é um tipo de código malicioso que


A

dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor, que permitem que ele seja controlado remotamente.


B

é capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.


C

não consome muitos recursos do computador infectado, não afetando o seu desempenho, o que torna mais difícil a sua detecção.


D

permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim.


E

se propaga, inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

Pode-se definir um malware como qualquer tipo de software malicioso projetado para se infiltrar no dispositivo sem seu conhecimento e prejudicá-lo de diversas formas, causando dano ou falhas no sistema e até mesmo roubando dados, além de assumir diversas formas. Quando um malware se disfarça de software legítimo e engana os usuários ao executá-lo, permitindo que seja instalado no sistema, além de funcionarem como uma porta de entrada para que hackers acessem e controlem o sistema comprometido, este é um:


A

bot.


B

worms.


C

spyware.


D

adware.


E

trojan.

Acerca dos tipos de malware existentes, assinale a opção que contém uma característica de malwares do tipo worm:


A

Uma vez instalado na máquina da vítima, o malware fica dormente até o programa infectado ser executado.


B

Programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.


C

Programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.


D

Programa que tenta ocultar sua existência e que pode fornecer meios de mapear potenciais vulnerabilidades em outros computadores por meio de varreduras na rede.


E

Programa que registra todas as teclas digitadas e periodicamente as envia para alguma outra máquina ou servidor.

A rede interna da DPE/RS sofreu o ataque de um malware. Ao fazer a análise do ataque, Luís, analista de segurança da informação, verificou que o malware replicava a si mesmo automaticamente com o objetivo de infectar os outros computadores da rede.


O malware que originou esse ataque é um:


A

Vírus;


B

Worm;


C

Spyware;


D

Ransomware;


E

Keylogger.

O departamento de Segurança da Informação definiu que apenas softwares previamente aprovados pelos auditores da universidade poderão ser instalados nas máquinas dos laboratórios. Essa medida procura inibir a instalação de programas supostamente válidos, mas que na verdade monitoram as atividades dos usuários.



Esse tipo de malware é conhecido como


A

worm


B

spyware.


C

bot.


D

rootkit.

Analise as assertivas abaixo sobre códigos maliciosos (malwares) e assinale a alternativa correta.


I. Spyware é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo, de computador para computador.

II. Bot é um programa que dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor que permitem que ele seja controlado remotamente.

III. Worm é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.


A

Todas estão corretas.


B

Todas estão incorretas.


C

Apenas II está correta.


D

Apenas III está correta.


E

Apenas I e III estão corretas.

Os códigos maliciosos são construídos para atender a ataques com diferentes finalidades. Muitas vezes, o objetivo do ataque é furtar os dados sensíveis do usuário a partir do monitoramento dos dados fornecidos para uma aplicação, tais como o nome do login e a senha pessoal.


Um código malicioso que tem essa característica é o


A

trojan


B

worm


C

backdoor


D

keylogger


E

ransomware

As ferramentas de intrusão apresentam uma gama diversificada de semelhanças e algumas diferenças.


Relacione os tipos de ataque em redes de computadores, listados a seguir, às descrições de suas características e sintomas.


1. Vírus

2. Trojan

3. Worm

4. Software Bomb


( ) Ação direta, autorreplicação e destruição da informação.

( ) Ação indireta, abertura de portas e perda de controle do computador hospedeiro.

( ) Ação direta, propagação através de uma rede de computadores e mensagens parasíticas.

( ) Ação direta, início após um determinado evento e nenhum sintoma prévio até a inicialização.


Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.


A

1 – 2 – 3 – 4.


B

1 – 3 – 4 – 2.


C

2 – 3 – 1 – 4.


D

4 – 2 – 1 – 3.


E

4 – 3 – 2 – 1.

   
Gerar simulado