

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
As placas indicativas de estabelecimentos médico veterinários, anúncios e impressos NÃO podem conter:
nome do profissional, profissão e número de inscrição do CRMV.
título de formação acadêmica mais relevante.
especialidades reconhecidas pelo CGMV/CRMVs.
endereço, telefone, honorário do médico veterinário, convênios e credenciamentos.
serviços oferecidos.
Em cães de abrigo, recomenda-se a aplicação de vacinas contra algumas doenças que cães que vivem em casas não necessitam. Um exemplo é a vacinação contra a Tosse dos Canis, causada pela bactéria Bordetella bronchiseptica. Para a administração da vacina contra B. bronchiseptica, recomenda-se, preferencialmente, a via
intranasal.
subcutânea.
intravenosa.
intramuscular.
Para a realização de hemograma em cães, o sangue deve ser coletado e acondicionado em tubos com anticoagulante e enviado ao laboratório
até 24 horas após a coleta, enviado na temperatura entre 10 e 25º C.
em caixas de isopor em temperatura de -12º C.
em caixas de isopor em temperatura de -192º C.
até 12 horas após a coleta. Pode ser enviado em temperatura ambiente.
No relacionamento com outros médicos veterinários:
é proibido atender com cortesia colegas que necessitam de orientação na sua área de competência.
é permitido utilizar posição hierárquica superior para impedir que seus subordinados atuem dentro dos princípios éticos.
é permitido participar de banca examinadora estando impedido de fazê-lo.
é permitido atrair para si a conivência com o erro ou qualquer conduta antiética em razão da solidariedade.
As alterações post-mortem são fenônemos autolíticos e putrefativos que ocorrem após o óbito dos animais e produzem nos tecidos manchas cadavéricas (livores) e graus variáveis de dissolução e liquefação que mascaram as lesões ante-mortem e prejudicam o exame macroscópico. Com relação as alterações post-mortem é INCORRETO afirmar o seguinte:
a decomposição putrefativa realizada pelas enzimas bacterianas geralmente é acompanhada da formação de gás (sulfeto de hidrogênio, amônia, etc.) no interior dos tecidos com a formação do enfisema post-mortem (enfisema putrefativo).
a embebição hemoglobínica se caracteriza por manchas avermelhadas nos endotélios vasculares, no endocárdio e nas vizinhanças de vasos, que aparecem a devido à hemólise de coágulos e liberação da hemoglobina.
a embebição pela bile caracteriza-se por áreas de coloração amarelo-esverdeada nos tecidos circunvizinhos à vesícula biliar.
pseudo-melanose são manchas irregulares, cinzas-esverdeadas, na pele da região abdominal e em órgãos vizinhos aos intestinos.
a pseudo-melanose é formada pela combinação do sulfeto de hidrogênio (H2S), produzido pelas bactérias da flora normal, com a bilirrubina, formando o sulfeto ferroso (FeS), que cora os tecidos em cinza-esverdeado.
Os médicos veterinários no exercício da profissão, independentemente do cargo ou função que desempenham, estão sujeitos e devem conhecer as normas do código de ética. A infração a qualquer norma pode gerar penalidades. Considerando-se o Código de Ética do Médico Veterinário, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- As infrações levíssimas culminarão com a aplicação da pena de censura confidencial.
II- As infrações leves culminarão com a aplicação da pena de advertência confidencial.
III- As infrações graves culminarão com a aplicação da pena de censura pública.
IV- As infrações sérias culminarão com a aplicação da pena de suspensão do exercício profissional por até 90 dias.
V- As infrações gravíssimas culminarão com a aplicação da pena de cassação do exercício profissional.
Assinale a alternativa correta:
Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas.
Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.
Apenas a afirmativas V está correta.
Com base no Código de Ética do Médico Veterinário, assinale a alternativa correta:
É direito do médico veterinário escolher livremente seus pacientes ou clientes, mesmo nos casos de emergência ou de perigo imediato para a vida do animal ou do homem.
É direito do médico veterinário anunciar-se especialista sem que tenha o título devidamente registrado no Sistema CFMV/CRMVs.
É vedado ao médico veterinário deixar de elaborar prontuário e/ou relatório médico.
É direito do médico veterinário indicar estabelecimento para compra e/ou manipulação do medicamento prescrito.
É direito do médico veterinário assinar contratos de prestação de responsabilidade técnica com finalidade específica de regularizar formalmente a empresa obrigada a registro.
A contenção de gatos é uma das tarefas mais difíceis e requer muito cuidado e habilidade motora por parte do auxiliar. Para conter gatos muito agressivos ou assustados, o auxiliar de veterinária deve
segurar a boca do animal com as duas mãos, evitando que o animal morda o examinador.
colocar mordaça no animal e segurar o animal pelos membros.
segurar o animal pela pele que reveste a porção superior da região cervical, logo atrás das orelhas.
segurar o animal com as duas mãos apoiando o seu corpo em decúbito na mesa de exames.
Sobre a aplicação de curativos e bandagens em cães, é correto afirmar que
os curativos devem conter 3 camadas: de contato, intermediária e externa.
cobrir o ferimento com ataduras mantém a ferida aquecida, o que prejudica a cicatrização.
curativos aderentes devem ser trocados com menor frequência, porque causam dor durante a troca.
curativos hidrofílicos devem ser trocados diariamente.
De acordo com o Código de Ética do Médico Veterinário, é vedado ao profissional:
I. Indicar estabelecimento para compra e/ou manipulação do medicamento prescrito;
II. Assinar contratos de prestação responsabilidade técnica com finalidade específica de regularizar formalmente a empresa obrigada a registro;
III. Prescrever medicamentos sem registro no órgão competente, salvo quando se tratar de manipulação;
IV. Deixar de atender com cortesia colegas que necessitem de orientação na sua área de competência.
Dos itens acima:
Apenas os itens I, II e III estão corretos.
Apenas os itens I e III estão corretos.
Apenas os itens I, II e IV estão corretos.
Todos os itens estão corretos.
Em relação ao comportamento profissional do médico veterinário é permitido:
ao médico veterinário prescrever medicamentos de manipulação sem registro no órgão competente.
prescrever aos animais drogas que tenham o objetivo de aumentar a capacidade física dos animais.
criticar serviços de colegas sem fundamentação científica.
indicar estabelecimento para compra do medicamento prescrito.
atender, clínica e/ou cirurgicamente, ou receitar, em estabelecimento comercial.
Os honorários profissionais do Médico Veterinário devem ser fixados atendendo os seguintes requisitos, exceto:
O trabalho e o tempo necessários para realizar o procedimento.
A condição socioeconômica do cliente.
O local da prestação dos serviços.
Prestígio do local onde ocorre os serviços.
Conforme o “Manual do Responsável Técnico: Normas e Procedimentos”, editado e publicado pelo Conselho Regional De Medicina Veterinária da Paraíba, analise as proposições.
I- A área de atuação do Responsável Técnico deverá ser, preferencialmente, num raio de 80 quilômetros da residência do profissional, podendo o CRMV-PB, a seu juízo, deixar de conceder anotações em situações excepcionais, caso haja incompatibilidade com outras responsabilidades técnicas já assumidas.
II- O profissional poderá comprometer seu tempo, no máximo, com carga horária de 06 horas semanais.
III- Em estabelecimentos administrados pela Prefeitura Municipal (Matadouros, Laticínio e outros), o Médico Veterinário só poderá acumular a função de Inspetor Oficial e Responsável Técnico, quando a Anotação de Responsabilidade Técnica for fora da área geográfica em que atua como fiscal.
IV- O Responsável Técnico é o profissional que vai garantir a empresa contratante, bem como ao consumidor, a qualidade do produto final através do serviço prestado; respondendo, civil e penalmente, por possíveis danos que possam vir a ocorrer ao consumidor.
É CORRETO o que se afirma em:
I, III e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
II e III.
I e IV.
Na fase de lactação, deve-se ter atenção especial com a mastite, doença que causa grandes prejuízos para a atividade leiteira. Em relação à mastite, correlacione a COLUNA B com as definições disponíveis na COLUNA A.
COLUNA A
I. Mastite contagiosa.
II. Mastite ambiental.
III. Mastite clínica.
IV. Mastite subclínica.
COLUNA B
( ) É mais fácil de ser percebida, pois geralmente causa diminuição na ingestão de alimentos, a vaca fica com o úbere inflamado (com aumento de volume, avermelhado e quente) e o leite com grumos, pus ou sangue. Para melhor controle desse tipo de mastite, deve-se fazer o teste da caneca de fundo preto em todas as vacas e em todas as ordenhas. Além do teste da caneca, pode ser feita a palpação do úbere nos casos de suspeita de mastite. Úbere mais rígido que o normal, quente e avermelhado, é sinal de mastite.
( ) É mais difícil de ser percebida, pois a vaca não apresenta sintomas claros do problema, a não ser pequena queda na produção de leite. Pode ser detectada pelos testes de contagem de células somáticas no leite - CCS ou pelo Califórnia Mastite Teste – CMT.
( ) Causada por micróbios que estão presentes no úbere e são transmitidos pelas mãos do ordenhador e equipamentos de ordenha. Esses micróbios entram no canal do teto e causam a infecção. Esse tipo de mastite é facilmente transmitido de um animal para outro durante a ordenha, por isso a importância da adoção de boas práticas de higiene e desinfecção.
( ) Causada por micróbios presentes no ambiente (solo, camas, material vegetal, pisos dos currais etc.), ocorrendo com maior frequência em períodos quentes e úmidos. O maior risco de contágio é logo após a ordenha, quando os esfíncteres (orifícios) dos tetos ainda estão abertos e a vaca deita sobre solo ou material contaminado, facilitando a entrada de micro-organismos no canal do teto, o que leva à infecção.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
lV – III – I – II.
III – I – IV – II.
IV – II – I – III.
III – II – IV – I.
III – IV – I – II.
No que tange ao controle do carrapato em bovinos, analise as assertivas abaixo:
I. O carrapato do bovino causa grandes perdas na produção de carne e leite e está associado à transmissão da Tristeza Parasitária Bovina (TPB) – principal causa de mortes de bovinos no RS.
II. No Rio Grande do Sul, o ciclo anual do carrapato apresenta três gerações bem definidas: no inverno, a infestação nos bovinos é baixa; no início da primavera, os carrapatos sobreviventes do inverno começam a infestar os bovinos; no verão, os carrapatos são filhos dos carrapatos da primavera. A terceira geração acontece no outono, quando é observada a maior quantidade de carrapatos nos bovinos.
III. O controle do carrapato depende basicamente de três fatores: escolha do carrapaticida, planejamento de tratamento e uso correto do produto.
IV. A época correta do início da aplicação dos carrapaticidas ocorre quando a população de carrapatos é menor e mais vulnerável, sendo o uso de produtos com grupos químicos diferentes entre uma estação e outra o ideal.
Quais estão corretas.
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e III.
Apenas II e IV.
I, II, III e IV.
Bovino recém-nascido veio a óbito, e o exame necrológico revelou anomalias distintas no coração (Tetralogia de Fallot), caracterizadas por dextroposição da aorta, defeito do septo ventricular, estenose da artéria pulmonar e hipertrofia ventricular direita secundária. A direção do fluxo sanguíneo e a intensidade clínica dos sintomas na Tetralogia de Fallot são determinadas basicamente por:
tamanho do ventrículo esquerdo.
grau de estenose pulmonar.
diâmetro da valva tricúspide.
presença de um defeito septal atrial.
tamanho do defeito septal ventricular.
Com base na Resolução nº 1.000, de 2012, do Conselho Federal de Medicina Veterinária, a respeito da eutanásia, é correto afirmar:
Um método adequado de eutanásia deve garantir a perda da consciência de forma rápida, irreversível e desprovida de experiência emocional ou física desagradável, ou seja, o animal não deve apresentar dor, estresse, apreensão ou ansiedade.
Independentemente do método de eleição, a inconsciência deve preferencialmente anteceder a parada cardiorrespiratória.
É vetada a indicação da eutanásia, quando o tratamento representar custos incompatíveis com a atividade produtiva a que o animal se destina ou com os recursos financeiros do proprietário.
São considerados métodos aceitáveis para eutanásia em animais: exsanguinação sem inconsciência prévia, embolia gasosa, uso isolado de bloqueadores neuromusculares, cloreto de potássio ou sulfato de magnésio.
A participação do médico veterinário na supervisão e/ou execução da eutanásia é facultativa na etapa de perda de consciência do animal, sendo que nas fases seguintes um técnico pode ser o responsável.
Bovino jovem que, durante cinco dias, apresentava dificuldade respiratória e febre baixa, veio a óbito. O exame necrológico revelou áreas de consolidação difusas por todo o pulmão, principalmente nas porções dorsocaudais. O seu diagnóstico macroscópico sugere um quadro de:
pneumonia lobar.
broncopneumonia.
pneumonia intersticial.
pneumonia granulomatosa.
pneumonia hipostática.
Considerando a Lei Arouca (nº 11.794) que rege os princípios éticos no uso de animais de experimentação no Brasil, assinale a alternativa correta.
Em seis capítulos, a Lei Arouca falha ao não estabelecer um conjunto de regras específicas para a criação de um conselho nacional de controle de experimentação animal.
Compete aos Ministérios da Saúde e da Educação licenciar as atividades destinadas à criação de animais e ao ensino e à pesquisa científica de que trata essa Lei.
São consideradas como atividades de pesquisa as práticas zootécnicas relacionadas à agropecuária.
Consideram-se experimentos os procedimentos efetuados em animais vivos, visando à elucidação de fenômenos fisiológicos ou patológicos, mediante técnicas específicas e preestabelecidas.
De acordo com o § 3º do artigo 14, é vedado filmar, fotografar ou gravar os procedimentos didáticos com animais, evitando-se a exposição desnecessária desses animais.
A alternativa em que a correlação entre a infração e a respectiva sanção disciplinar está CORRETA é:
afastar-se de suas atividades profissionais sem deixar outro colega para substituí-lo em atividades essenciais e/ou exclusivas que exijam a presença do médico veterinário, as quais causem riscos diretos ou indiretos à saúde animal ou humana – advertência confidencial.
desrespeitar as cláusulas dos contratos de sociedade ou as regras de contratos trabalhistas quando entre colegas – censura pública.
a conivência com o erro ou qualquer conduta antiética em razão da consideração, solidariedade, apreço, parentesco ou amizade – censura confidencial.
reter o paciente como garantia de pagamento – censura pública.
anunciar-se especialista sem que tenha o título devidamente registrado no Sistema CFMV/CRMVs– suspensão do exercício profissional por até 90 dias.