

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Do ponto de vista do melhoramento genético é correta afirmar.
A herdabilidade para características reprodutivas varia de média a alta
Características de produtividade geralmente são de fácil melhoramento.
A herdabilidade expressa o vigor híbrido da característica.
Características reprodutivas geralmente não respondem ao cruzamento.
A herdabilidade para características de carcaça é normalmente alta.
No melhoramento animal, a genética molecular pode ser utilizada para diagnóstico de anomalias hereditárias, verificação de parentesco e seleção assistida por marcadores para características quantitativas.
Pode-se adotar como critério de seleção algumas características reprodutivas, ou seja, peso ao nascimento, peso na desmama, peso com um ano e número de dias necessários para ganhar determinado peso.
Em suínos, um dos parâmetros alterados pelo melhoramento genético é a deposição de gordura subcutânea. Antigamente, a espessura do toucinho podia ultrapassar 30 mm; atualmente, a variação é de 15 mm a 18 mm, podendo chegar, em granjas-núcleos com animais selecionados, aos valores médios de 8 mm a 12 mm.
O número de leitões nascidos vivos por ano é um dos parâmetros utilizados para avaliar a eficiência reprodutiva. Atualmente, uma porca pode produzir 12 leitões nascidos vivos por leitegada, em um total entre 2,3 e 2,5 partos por ano, totalizando 28 a 30 leitões nascidos vivos por ano.
A eficiência reprodutiva é uma das características mais importantes em um sistema de produção de bovinos de corte. Como o parâmetro fertilidade apresenta alta herdabilidade, os programas de melhoramento genético apresentam ganho genético expressivo entre duas gerações.
Existem quatro opções para o melhoramento de bovinos: touros para gerar touros; vacas para gerar touros; touros para gerar vacas; e vacas para gerar vacas. Mais de 60% do melhoramento obtido em gado de leite são devidos à escolha dos touros para gerarem os próximos touros.
Existem mais de 100 raças de aves sendo criadas no Brasil, das quais mais de 50% são destinadas à produção comercial, e mais de 25 raças de suínos, das quais menos de 50% se destinam à produção comercial.
Entre os métodos para se diminuirem altos níveis de consanguinidade em sistemas de MOET, incluem-se: cruzar a mesma vaca, em estações diferentes, com touros diferentes; igualar tamanhos de famílias; usar mais de um macho de cada família de irmãos completos e escolher animais com menor relacionamento; aumentar a ênfase no desempenho do ancestor quando se calculam BLUP DEPs.
Fórmulas estão disponíveis para converter os PTAs de animais de país exportador para importador. Essa é a maneira mais precisa de se compararem animais em diferente países.
De acordo com o programa de melhoramento genético das raças zebuínas, pode-se obter uma definição operacional de grupo de contemporâneos (GC), para todos os dados de desmama, pela concatenação dos seguintes fatores: criador, raça, rebanho (se mais de um por criador), ano de nascimento, sexo, regime alimentar (RA), grupo de manejo (GM) e data de pesagem. Para a pesagem, utilizam-se o GM e o RA atuais do lote.