- Professor - Área: Educação Especial / Deficiência Mental - 2004
Questão 48
48
Q33782
Pedagogia Psicologia da educação na adolescência
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2004
Banca: Cetro Concursos Públicos - CETRO
Prova: CETRO - Prefeitura de Cubatão - Professor - Área: Educação Especial / Deficiência Mental

A avaliação clínica e institucional do deficiente mental tem levado à simples constatação das faltas: sensoriais, motoras, verbais, cognitivas. A escola especial, tradicionalmente, atua na direção da menor resistência porque se acomoda à deficiência, ajustando seus programas aos requisitos do pensamento chamado concreto. Vygostky insiste que:

A

A educação deve apoiar-se apenas nas forças naturais do desenvolvimento.

B

A expectativa de aprendizagem dos deficientes mentais chamados graves é muito baixa isto retira a motivação e o empenho da escola na utilização de recursos especiais visando uma melhor aprendizagem.

C

A validade social é a finalidade da educação.O que é cultural é social, os signos são sociais, as ferramentas são sociais, todas as funções superiores desenvolvem-se de modo social, as significações são sociais – a base estrutura da personalidade é social.

D

O louco é aquele cujo discurso não pode circular como os dos outros: pode ocorrer que sua palavra seja considerada nula e não seja acolhida não tendo verdade nem importância.

E

O corpo do deficiente mental, muitas vezes não consegue revelar ou expressar sua alma porque está caído, desarrumado, desarmônico, inexpressivo, doente; seus movimentos sem sentidos não falam ao outro sobre sua alma.