Pedagogia Currículo (Teoria e Prática)

Na escola Futuro Cidadão, os professores utilizam em todas as séries os livros enviados pelo PNLD para compor o currículo do modo em que estão organizados no sumário. Assim, na semana de planejamento, a coordenadora observou que os conteúdos programáticos de Ciências dos 2º e do 3º anos estavam muito semelhantes e propôs uma modificação, pois os alunos que estudaram no 2º ano e passaram para o 3º ano precisavam aprofundar seus saberes e não praticamente repeti-los de um ano para outro. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os problemas de aprendizagem não têm relação com a organização do currículo, falta laudo médico que oriente a prática pedagógica.

  • B.

    A lógica estruturante do currículo não deve priorizar o aluno, e sim o conhecimento a ser ensinado.

  • C.

    Ao criar protótipos de alunos, é mais fácil ao professor estruturar o currículo adequadamente.

  • D.

    A prática educativa deve ser repensada e reorganizada de forma coletiva a fim de que o currículo reveja a identidade dos educadores e dos educandos. O que deve ser priorizado e que atividades devem ser propostas são reflexões importantes para a construção do currículo.