Pedagogia Organização do Trabalho Pedagógico Projeto Político-Pedagógico (PPP) Conceitos, objetivos e características do PPP Princípios do PPP Igualdade

João, de 8 anos, está internado em um hospital infantil para realizar um tratamento de saúde que o afastará da escola por um período de seis meses. Desde o início de sua internação, ele frequenta a classe hospitalar, que funciona em uma das dependências do hospital, e realiza as atividades propostas pelos professores que atuam nesse espaço especializado de ensino. As avaliações sobre o desenvolvimento da aprendizagem de João são encaminhadas, regularmente, à direção da escola em que ele está matriculado. Em relação a este caso, assinale a alternativa correta.

  • A.

    As brinquedotecas que funcionam nos hospitais infantis proporcionam atividades lúdicas, sem fins educacionais, e visam apenas ao entretenimento infantil.

  • B.

    As atividades e avaliações escolares realizadas pelo aluno, durante a sua internação hospitalar, não tem validade para o ensino regular e devem ser desconsideradas por seus professores da escola em que ele está matriculado.

  • C.

    As escolas, embora possuam alguns casos de alunos afastados em razão de tratamentos de saúde de longa duração, têm o direito de divergir quanto à legitimidade das atividades executadas fora do âmbito escolar, pois estas são consideradas não didáticas.

  • D.

    Trata-se de um caso de uma criança que, mesmo estando impossibilitada de frequentar a escola, tem o seu direito à educação garantido, em um espaço hospitalar, através de um atendimento educacional especializado.