Questões de Concurso de Mídias, comunicação e tecnologias da educação - Pedagogia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1191497

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Pedagogia 2019

Questão 20

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

Pertencer à sociedade da informação não significa apenas ter acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), mas saber utilizar essas tecnologias para a busca e a seleção de informações que permitam a cada pessoa resolver problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de sua realidade. Nessa perspectiva, o que cabe à escola não é apenas oferecer aulas de “computador”, mas integrar, de fato, as tecnologias digitais ao seu currículo porque:

  • A.

    a inserção de um indivíduo nas relações sociais e virtuais contemporâneas exige mais que apenas o domínio técnico.

  • B.

    o domínio de recursos tecnológicos de acesso à internet assegura ao indivíduo compreender a informação e desenvolvimento da sua capacidade de tomar decisões.

  • C.

    a solução para se democratizar o acesso à informação consiste em estendê-lo a toda a comunidade escolar, disponibilizando microcomputadores para uso dos responsáveis.

  • D.

    o compartilhamento de informações e de experiências é necessidade exclusiva dos estudantes que vivem em centros urbanos.

  • E.

    os avanços tecnológicos vêm-se refletindo globalmente, de modo uniforme, haja vista a possibilidade de comunicação em tempo real entre indivíduos de diferentes localidades.

Questão de Concurso - 1193289

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Coordenador de Turno 2019

Questão 13

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

Considerando-se a inexorável evolução tecnológica do mundo contemporâneo, o papel da escola de educação básica diante das tecnologias digitais deve estar pautado:

  • A.

    na interatividade exclusiva entre educadores e estudantes e entre os estudantes, dentro e fora da sala de aula, demonstrando o caráter inovador que as redes assumem na comunicação entre as pessoas

  • B.

    na incorporação dessas novas formas de interação, nos currículos e nos demais espaços escolares, acompanhada de mudanças nos modos de ensinar e na própria concepção e organização dos sistemas educativos, de forma reflexiva e crítica.

  • C.

    na urgência da atualização, porque a informação e a comunicação são o motor da sociedade moderna e o professor deve atuar como um comunicador e transmissor de conhecimentos, utilizando-as.

  • D.

    no entendimento de que a informática é o único instrumento capaz de resolver os problemas do ensino e melhorar definitivamente a qualidade da educação de modo geral, devido à rapidez e ao baixo custo de implementação de internet nas escolas.

  • E.

    na necessidade premente de inserir computadores e outras tecnologias na educação, para a melhoria da qualidade e da eficácia dos sistemas; e, para isso, devem-se priorizar as suas características técnicas.

Questão de Concurso - 1199670

Concurso Professor - Área: Tecnologia 2019

Questão 25

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

O acrônimo TDIC, no âmbito da educação básica, corresponde a:

  • A.

    Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação

  • B.

    Transversalidade, Didática, Informatização e Comunicação

  • C.

    Transversalidade, Docência, Informação e Cultura

  • D.

    Tecnologias Didáticas da Informatização Cultural

  • E.

    Transversalidade, Didática, Interdisciplinaridade e Cultura

Questão de Concurso - 1199671

Concurso Professor - Área: Tecnologia 2019

Questão 26

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

Analise as afirmativas abaixo sobre Educomunicação.

1. Nos anos 1990 a educomunicação ganhou força com as grandes transformações tecnológicas, a disseminação em rede e abertura democrática fazendo com que grupos populares se apropriassem das possibilidades comunicativas e educativas, dando um novo impulso e vitalidade à educomunicação.

2. A educomunicação, enquanto teia de relações individuais (sistema independente) inclusivas, democráticas, midiáticas e criativas, emerge espontaneamente num dado ambiente e não precisa ser construída intencionalmente.

3. A inter-relação comunicação/educação ou educornunicação não foi tomada tão somente como uma nova disciplina a ser acrescentada nos currículos escolares, consolidando-se como um novo campo de intervenção social.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. É correta apenas a afirmativa 3.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Questão de Concurso - 1199673

Concurso Professor - Área: Tecnologia 2019

Questão 28

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

Assinale a alternativa correta sobre Cibercultura.

  • A.

    Se a escola e a universidade ainda não exploram devidamente a internet na formação das novas gerações, estão acompanhando a história, não alheias ao espírito do tempo e produzindo inclusão social e inclusão cibercultural.

  • B.

    Cibercultura quer dizer modos de vida e de comportamentos assimilados e transmitidos na vivência histórica e cotidiana marcada pelas tecnologias elétricas, impedindo a comunicação e a informação via internet.

  • C.

    Na cibercultura, a lógica comunicacional não supõe rede hipertextual, multiplicidade, interatividade, imaterialidade, processo síncrono e assíncrono, multissensorialidade e multidirecionalidade. Basta convidar o aluno a usar um site para se promover inclusão na cibercultura.

  • D.

    A formação dos professores para docência presencial ou online não precisará contemplar a cibercultura, já que a contribuição da educação para a inclusão do aprendiz na cibercultura não exige um aprendizado prévio do professor.

  • E.

    Pode-se afirmar que a cibercultura dá forma a um novo tipo de universal: o universal sem totalidade. E o ciberespaço não engendra uma cultura do universal porque de fato está em toda a parte, e sim porque sua forma ou sua ideia implicam, de direito, o conjunto dos seres humanos.

Questão de Concurso - 1199674

Concurso Professor - Área: Tecnologia 2019

Questão 29

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

Qual o nome do espaço de formação continuada voltada para o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação na educação, na abordagem do campo Mídia-Educação, no âmbito do município de Florianópolis?

  • A. Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM)
  • B. Espaço de Tecnologia Educação (ETE)
  • C. Espaço Educacional de Tecnologia (EET)
  • D.

    Núcleo Tecnológico da Educação Fundamental (NTEF)

  • E.

    Núcleo Educacional Tecnológico-Pedagógico (NETP)

Questão de Concurso - 1199702

Concurso Professor - Área: Tecnologia 2019

Questão 39

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

Analise as afirmativas abaixo sobre Educomunicação.

1. O campo da Educomunicação, devido a sua individualidade, legitima um campo autônomo, mas não inaugura um paradigma discursivo transverso.

2. O campo da Educomunicação, por sua natureza relacional, estrutura-se de um modo processual, midiático, transdisciplinar e interdiscursivo, sendo vivenciado na prática dos atores sociais, através de áreas concretas de intervenção social.

3. O campo da Educomunicação se organiza em algumas áreas de intervenção social, destacando-se quatro, mas reconhecendo que existem outras (a. área de educação para a comunicação, b. área de mediação tecnológica na educação, c. área de gestão da comunicação no espaço educativo, d. área da reflexão epistemológica sobre a inter-relação Comunicação/Educação como fenômeno cultural emergente).

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. É correta apenas a afirmativa 1.
  • B. É correta apenas a afirmativa 3.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Questão de Concurso - 1199704

Concurso Professor - Área: Tecnologia 2019

Questão 40

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

No âmbito da Cibercultura, é correto afirmar que:

  • A.

    O desenvolvimento do ciberespaço não vai resolver os problemas econômicos e sociais contemporâneos. Nem os dispositivos de comunicação, nem os modos de conhecimentos, nem os gêneros característicos da cibercultura irão substituir os modos e gêneros anteriores. Irão, antes, influenciá-los e forçá-los a encontrar seu “nicho” específico, dentro da nova ecologia cognitiva.

  • B.

    Interatividade é a modalidade comunicacional que ganha marginalidade na cibercultura. Exprime a disponibilização consciente de um mais comunicacional de modo expressamente simples presente na mensagem e previsto pelo emissor, que abre ao receptor possibilidades de responder ao sistema de expressão sem dialogar.

  • C.

    A universalização da cibercultura propaga a copresença e a interação de quaisquer pontos do espaço físico, social ou informacional. Neste sentido, ela não é complementar à virtualização, opondo-se a ela.

  • D.

    Não é preciso investir na inclusão digital e cibercultural do professor. Já basta ter acesso ao computador conectado à internet e saber lançar mão das suas interfaces; logo, a inclusão digital e cibercultural não representa um desafio para as políticas públicas e sociais e para a formação de professores.

  • E.

    A cibercultura não destrói hierarquias e fronteiras e as institui em um processo complexo de “territorializações”, o que impossibilita uma imersão dos indivíduos/coletivos numa maior flexibilidade social, em uma organização fixa com papéis rígidos e lugares sociais marcados.

Questão de Concurso - 1200117

Concurso

Questão 31

Nível

Analise a frase abaixo

O acesso às redes de computadores __(1)__ a distância permite que a aprendizagem ocorra frequentemente no(a) __(2)__ que precisa ser inserido __(3)__.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.

  • A.

    (1) digitais • (2) espaço midiático • (3) às práticas pedagógicas

  • B.

    (1) interconectados • (2) espaço virtual • (3) às práticas pedagógicas

  • C.

    (1) individualizados • (2) espaço virtual • (3) ao ensino de ciências

  • D.

    (1) interconectados • (2) espaço digital • (3) ao ensino de ciências

  • E.

    (1) individualizados • (2) Internet • (3) ao ensino de ciências

Questão de Concurso - 1200131

Concurso

Questão 38

Nível

O método de ensino no qual a comunicação em massa e a mídia em geral são usadas como elemento de educação é chamado:

  • A. Mídia digital.
  • B. Educomunicação.
  • C. Mídia e comunicação.
  • D. Tecnologias educativas.
  • E. Educação e Comunicação digital.