Questões de Concurso sobre Tipos de Classificação de Materiais

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
189 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 
Considere que a área de suprimentos de determinada entidade integrante da Administração municipal aplique, para fins de administração de materiais, a ferramenta conhecida como Curva ABC, o que significa que enfatiza

A
a gestão dos itens que apresentam o maior valor de demanda e importância financeira.

B
o controle com base na perecibilidade dos itens e no seu fluxo de reposição.

C
o grau de criticidade que a ausência do item gera para as áreas operacionais da organização.

D
a redução de custos, com ênfase na reposição de itens de menor impacto financeiro na aquisição.

E
a identificação e escolha de apenas 3 categorias de materiais para otimização de gestão.

Na classificação dos materiais, a etapa de padronização promove a atribuição de um código único para cada item de material.


C

Certo


E

Errado

Na classificação ABC, os materiais da classe C representam os materiais com o menor valor de demanda e em maior quantidade no estoque.


C
Certo

E
Errado

Analise as afirmativas a seguir referentes às práticas de proteção do patrimônio imobilizado.

I. Para a preservação da integridade dos bens imobilizados da empresa, é importante a execução de um exigente sistema de manutenção, específico para a natureza do bem, em paralelo ao seu uso, integrado aos custos operacionais.

II. Os materiais de escritório, papeis, grampos, títulos negociáveis, adiantamento a fornecedores, pagamento de funcionários, empréstimos e financiamentos estão incluídos no patrimônio imobilizado da empresa.

III. O patrimônio imobilizado inclui os estoques de mercadorias, bens e valores a comercializar imobilizado representa o somatório integral de todas as riquezas da organização.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)



A

I e II, apenas.


B

III, apenas.


C

II e III, apenas.


D

I,apenas.

Os “Recursos” servem de base para o desempenho organizacional. Leia as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) O recurso material pode ser definido como todo bem físico (tangível), empregado em uma organização.

( ) Equipamentos, componentes, sobressalentes, acessórios, veículos em geral, matérias-primas e outros itens empregados ou passíveis de emprego nas atividades dos órgãos e entidades públicas federais, independentemente de qualquer fator, são exemplos de recursos materiais.

( ) Pode-se entender como recursos patrimoniais, as riquezas da empresa, como os prédios, equipamentos, instalações e veículos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.


A
V, V, V

B
V, V, F

C
F, V, V

D
V, F, V

Os materiais auxiliares são aqueles que se incorporam ao produto final, sem que haja alteração em suas propriedades físicas ou químicas.


C
Certo

E
Errado

Assinale a alternativa que apresenta apenas bens patrimoniais intangíveis.


A

Estoque, softwares, capital, marca.


B

Imóveis, licenças, software, esculturas.


C

Softwares, direitos autorais, obras arquitetônicas, esculturas.


D

Marca, licenças, direitos autorais, softwares.

Sobre a classificação de materiais por periculosidade e perecimento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Identifica materiais que, devido às suas características, podem oferecer risco à segurança no manuseio, transporte e armazenagem.

( ) Determina lotes de compras mais racionais, em função do tempo de armazenagem permitido.

( ) Indica a obrigatoriedade de aquisição de pallets para armazenagem.

( ) Estabelece os locais de estocagem, usando técnicas adequadas de manuseio e transporte.

( ) Demonstra a análise econômica dos materiais vitais para a empresa e que representam grande investimento no estoque.

Assinale a sequência correta.


A
V, F, V, F, V

B
V, V, F, V, F

C
F, F, V, F, V

D
F, V, F, V, F
Os materiais classificados segundo os efeitos que podem sofrer devido à ação da gravidade obedecem ao critério da periculosidade.

C
Certo

E
Errado
Na estratégia de horizontalização da produção, há, como desvantagens, a dependência de terceiros e a perda de controle tecnológico.

C
Certo

E
Errado

O quadro a seguir contém dados anuais para elaboração da curva ABC, referentes ao consumo e custo de suprimentos.


Suprimento

Consumo

Custo

Unitário

Custo

Total

%

1

230

1

230,00

3,1

2

30

50

1.500,00

20,3

3

250

1

250,00

3,4

4

50

15

750,00

10,1

5

15

10

120,00

1,6

6

220

20

4.400,00

59,5

7

25

4

100,00

1,4

8

2

25

50,00

0,7




7.400,00

100,0


Segundo o quadro, que suprimento pertence à classe A?


A

1


B

3


C

6


D

8

Considerando os critérios de guarda dos materiais, analise:


I - O critério armazenagem por agrupamento facilita as tarefas de arrumação e busca, mas nem sempre permite, o melhor aproveitamento do espaço;

II - Na armazenagem por compatibilidade deve-se considerar, para fins de armazenagem, a influência que um material pode ter sobre outro, de modo que devam ser mantidos em ambientes distintos;

III - O critério armazenagem por frequência é aplicável a materiais que podem ser armazenados em áreas externas.


Dos itens acima:


A

Apenas os itens I e II estão corretos.


B

Apenas os itens II e III estão corretos.


C

Apenas os itens I e III estão corretos.


D

Todos os itens estão corretos.

Existem diversas metodologias que podem ser aplicadas pelas organizações para administração de materiais e gerenciamento de estoques, enfatizando diferentes aspectos ou prioridades. Entre elas, pode-se citar a Classificação XYZ,


A

que separa os itens em: material de consumo, material permanente rotativo e imobilizado.


B

baseada no valor de demanda dos materiais, geralmente atrelado a critérios financeiros, evitando a reposição dos itens mais caros.


C

pautada na perecibilidade dos itens em estoque, adequando o giro de reposição à correspondente vida útil.


D

focada na importância operacional do item de material, ou seja, sua imprescindibilidade ou criticidade para a rotina da organização.


E

a qual preconiza o conceito de estoque mínimo, composto apenas por 3 itens em cada cadeia produtiva.

Uma classificação apropriada do material pressupõe a adoção de sistemas de codificação, entre os quais o decimal é o mais utilizado, podendo apresentar várias ordens de especificação.


C

Certo


E

Errado

A metodologia de cálculo da curva ABC vale-se do princípio de Pareto. Dessa forma, os produtos de um estoque são classificados e priorizados de acordo com sua demanda.

C
Certo

E
Errado

Observe com atenção a imagem abaixo.

Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa que apresenta o nome técnico desse palete.


A

Palete de dois lados.


B

Palete de quatro lados.


C

Palete de uma face não reversível.


D

Palete de uma face reversível.

De acordo com a característica da praticidade, a classificação deve ser simples e direta, sem demandar do gestor procedimentos complexos e provendo informações objetivas.

C
Certo

E
Errado

O setor de produção de uma indústria, que tem um consumo anual de 8.000 materiais diferentes, apresenta a seguinte composição, pelo método de classificação ABC.


classe A: 15% dos materiais correspondem a 75% do valor anual do consumo

classe B: 25% dos materiais correspondem a 15% do valor anual do consumo

classe C: 60% dos materiais correspondem a 10% do valor anual do consumo


Nessa situação, para controlar


A

50% do consumo, basta estabelecer controle sobre 4.000 materiais.


B

25% do consumo, basta estabelecer controle sobre 1.000 materiais.


C

90% do consumo, basta estabelecer controle sobre 3.200 materiais.


D

os itens que merecem atenção intermediária da indústria, é necessário controlar 4.800 materiais.


E

os itens que merecem menos atenção da indústria, é necessário controlar 1.200 materiais.

São atividades de incumbência dos profissionais que atuam na área de almoxarifado nos órgãos públicos, EXCETO:


A

Armazenagem e conferência de materiais.


B

Distribuição, inventário e recebimento de materiais.


C

Empenho, licitação e pagamento de materiais.


D

Recebimento de materiais e requisição de compras.

   
Gerar simulado