O suprimento de fundos é caracterizado por ser um adiantamento de valores a um servidor para futura prestação de contas. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
O suprimento de fundos não representa uma despesa pelo enfoque patrimonial no momento da concessão, pois não ocorre redução no patrimônio líquido.
Não se pode efetuar adiantamento a servidor que esteja respondendo a Processo Administrativo Disciplinar nem a responsável por dois adiantamentos.
A liquidação da despesa dos valores adiantados a título de suprimento de fundos ocorrerá no momento do recebimento dos bens adquiridos ou dos serviços prestados.
No momento do empenho da despesa, sob o aspecto orçamentário, realiza-se um lançamento a débito na conta “Classe 1 – Adiantamentos Concedidos a Pessoal e a Terceiros (P)” e um lançamento a Crédito na conta “Classe 2 – Outras Obrigações de Curto Prazo – Suprimento de Fundos (F)”.
As restituições, por falta de aplicação parcial dos valores adiantados a título de suprimento de fundos, constituem ingressos extraorçamentários, quando ocorrerem no mesmo exercício.