Sobre a teoria da avaliação cognitiva e a teoria do reforço, utilizadas para explicar a motivação, quando comparadas, pode-se afirmar que a
primeira considera o desejo de relacionamentos interpessoais para promover o aumento da motivação do indivíduo enquanto a segunda inclui os eventos cognitivos internos para determinar o comportamento como causa do ambiente.
primeira considera as recompensas intrínsecas para indicar uma diminuição do nível geral de motivação do indivíduo enquanto a segunda exclui os eventos cognitivos internos para determinar o comportamento como causa do ambiente.
primeira considera a busca pela excelência e a luta pelo sucesso para promover o aumento da motivação do indivíduo enquanto a segunda inclui os eventos cognitivos internos para determinar o comportamento como causa do ambiente.
primeira inclui os eventos cognitivos internos para determinar o comportamento como causa do ambiente enquanto a segunda considera a necessidade de poder para promover o aumento da motivação do indivíduo.
primeira sustenta que objetivos específicos e difíceis conduzem a melhores desempenho enquanto a segunda considera a necessidade de poder para promover o aumento da motivação do indivíduo.