No planejamento estratégico em organizações, a formulação de estratégias em nível de negócio refere-se à definição de como a unidade de negócio “deve competir para conseguir alcançar uma posição de superioridade em relação a seus concorrentes” (Sobral e Peci, 2013, p.224). Nesse sentido, o modelo das cinco forças de Porter propõe três estratégias competitivas: liderança em custos, diferenciação e foco.
Sobre a estratégia de liderança em custos, é correto afirmar que:
o volume de produção mais alto que os dos concorrentes permite que a empresa aumente continuamente seus lucros;
a estratégia se baseia no pressuposto de que a empresa será capaz de atender melhor um segmento específico do mercado do que à indústria como um todo;
o custo mais baixo que os dos concorrentes permite que a empresa cobre um preço-prêmio que age como barreira a novos entrantes;
o custo mais baixo que os dos concorrentes permite que a empresa cobre um preço-prêmio que age como vantagem na negociação com fornecedores;
o custo mais baixo que os dos concorrentes permite que a empresa continue obtendo lucros quando seus concorrentes já tiverem suas margens de lucro consumidas pela competição.