Imagem de fundo

Suponha que o setor encarregado do planejamento e gestão de...

Suponha que o setor encarregado do planejamento e gestão de materiais de determinada entidade decida utilizar a metodologia da Curva ABC, fundada no Princípio de Pareto, para o gerenciamento de seus estoques. Ao aplicar tal método, deverá classificar como categoria “A” os itens de estoque


A

considerados prioritários, por serem imprescindíveis para o atendimento de obrigação legal ou normativa & que não podem sofrer indisponibilidade.


B

de maior perecibilidade e que, portanto, necessitam de monitoramento e substituições constantes para evitar riscos sanitários.


C

que apresentem maior rotatividade, os quais demandam pronta reposição e disponibilização para uso, mantendo-se, no mínimo, 50% do respectivo estoque para disponibilidade imediata.


D

mais representativos no faturamento da entidade, sendo que, em regra, correspondem a cerca de 20% do total dos itens de estoque e representam cerca de 80% do faturamento.


E

considerados críticos em termos de reposição, dado o risco de escassez ou oscilação significativa de oferta ou preço no mercado.