No que concerne ao processo organizacional, que envolve as atividades e funções atribuídas ao administrador, o conceito de cadeia escalar apresentado pelo estudioso Henri Fayol no âmbito da Teoria Clássica da Administração, corresponde
ao conjunto de atividades que podem ser objeto de delegação no âmbito da cadeia de comando, o que Inclui as de coordenação e comunicação, devendo permanecer com a alta administração as relativas ao controle e à avaliação.
à sequência de ações que geram a produção de um resultado na organização (bem ou serviço), que nas abordagens de estudiosos mais contemporâneos são denominados inputs e outputs.
ao paradigma de comando compartilhado, segundo o qual deve haver centros de autoridade nos diversos setores da organização para as diferentes atividades executadas, que requerem especialização.
à matriz ou conjunto de atividades e responsabilidades atribuídas aos administradores em uma organização, que contempla, entre as principais: planejamento, direção, coordenação, controle e avaliação.
à linha de autoridade que parte do topo da hierarquia até os níveis mais baixos e significa que as ordens deverão descer por todos os níveis hierárquicos, desde o nível em que é dada até chegar a quem as executa.