

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Em projetos de arquitetura, os cortes servem para:
Dimensionar elementos estruturais.
Apresentar uma visualização realística e renderizada do projeto.
Mostrar os compartimentos e elementos internos de um projeto.
Indicar inclinações de coberturas e rampas.
Mostrar detalhes construtivos e indicar a necessidade de eliminar partes do projeto, por isso o nome "corte".
Em um projeto de arquitetura, a Planta Baixa deve conter:
Alinhamento predial.
Dimensões da área do lote.
Alinhamento predial.
Área computável, área não computável e área total do pavimento.
O programa arquitetônico satisfaz tanto exigências artísticas, que se manifestam nos edifícios em seus aspectos de signo, estilo e forma, quanto exigências de natureza utilitária, que são características das necessidades de sobrevivência e de atividade dos homens.
Certo
Errado
Todo memorial de projeto deve descrever a proposta (caráter descritivo), caracterizando-a: dizer o que é, qual e onde ela acontece. Além disso, deve justificar as soluções adotadas (caráter justificativo), explicando-a: dizer por que, como e quando acontece. Quando da elaboração do partido arquitetônico, deve-se descrever:
As formas previstas de transporte e os estacionamentos de veículos propostos: de maior e menor permanência, administrativo, carga e descarga, etc.
As intenções projetuais, tais como: relação com visuais, privacidade, praticidade, teatralidade, segurança, tensão, integração com a natureza, etc.
O tratamento paisagístico: intenções plásticas, plano de massas e forrações, lista de plantas.
Os referenciais estéticos, tais como: linguagens específicas, poéticas visuais, etc.
No Projeto Arquitetônico, a Planta de localização é uma vista principal superior esquemática, abrangendo o terreno e seu interior. A planta de localização é composta, dentre outros, do seguinte elemento gráfico:
Aparelhos elétricos.
Dutos de ventilação.
Contorno da cobertura (em tracejado).
O corte das fundações.
Nos projetos arquitetônicos, as plantas são vistas superiores em projeção da edificação ou outro objeto, em uma determinada altura.
Assinale a alternativa que corresponde corretamente à denominação dada à planta com a função de situar a área de intervenção no terreno em relação às áreas vizinhas ou aos terrenos vizinhos que compõem a quadra e ao logradouro que a limita.
Planta de situação
Planta de implantação
Planta de pavimento
Planta de centralização
Planta chave
Analise os itens a seguir.
I. Levantamento de dados para projeto arquitetônico.
II. Programa de necessidades para projeto arquitetônico.
III. Levantamento de dados obtidos pelas demais atividades técnicas das especialidades.
São informações de referência a serem utilizadas no estudo de viabilidade de projeto arquitetônico
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
Acácio Gil Borsoi foi o arquiteto responsável pelo projeto dos edifícios do Tribunal de Justiça (1972) e da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (1984). As edificações estão situadas de maneira central na malha urbana da cidade, onde o conjunto cria um espaço cívico na região.
O arquiteto é conhecido por estabelecer, em sua produção arquitetônica, aspectos sociais e morais que refletiam a sociedade, à época. Apesar do intervalo de tempo entre as construções, o sistema construtivo adotado seguiu o mesmo padrão. Sobre este tema, é correto afirmar que
a austeridade e heterogeneidade das soluções arquitetônicas é resultado de um trabalho com o ritmo nobre, estabelecido por formas simples e complexas em uma composição que promove o controle das proporções e relações.
em ambas edificações houve uso predominante da estrutura em concreto armado, possibilitando maior racionalidade construtiva, exprimindo rigidez formal e reforçando o caráter institucional.
ambos os edifícios tiveram como conceito a justiça acessível, deste modo, foram projetados em dimensões compactas, elegantes e modestas, permitindo que a arquitetura institucional se misturasse com o entorno imediato, acrescentando uma qualidade cívica ao bairro em que se inserem.
o Tribunal de Justiça foi concebido sob a premissa de ser um edifício multifacetado, capaz de abordar uma ampla gama de elementos diferentes do passado e presente da cidade, enfatizando a importância do conforto e da transparência no processo judicial.
no projeto da Assembleia Legislativa, a estrutura de coberta, com uma solução de teto homogêneo, possibilita vãos completamente livres e promove a mobilidade no que tange à organização espacial.
No que concerne às estratégias de projeto arquitetônico relacionadas à arquitetura bioclimática conforme sugerido por Lamberts (2014), é correto afirmar que
as estratégias bioclimáticas são as que consideram exclusivamente o desempenho da edificação em termos de conforto ambiental, em detrimento da expressividade arquitetônica.
o arquiteto deve utilizar as estratégias bioclimáticas de forma integrada, embora estas sejam, muitas vezes, contraditórias entre si.
o ar quente tende a se acumular nas partes menos elevadas do interior da edificação e sua a retirada pode criar um fluxo de ar ascendente gerado por aberturas em diferentes níveis.
a inércia térmica pode ser fundamental em locais frios para aquecimento de ambientes interiores à noite, mas em locais quentes não deve ser utilizada para resfriamento de áreas internas.
A linguagem de projetos arquitetônicos utiliza diversos tipos de representação gráfica para transmitir ideias e conceitos.
Dentre esses, os mais comuns são ...(1)..., que apresentam a disposição das áreas em um plano horizontal, ...(2)..., que mostram a projeção vertical dos ambientes, e ...(3)..., que oferecem uma visão tridimensional do espaço.
Além disso, os projetos arquitetônicos devem seguir normas de representação, como as estabelecidas ...(4)..., garantindo a clareza e padronização dos desenhos técnicos.
Outro elemento importante é o uso de ...(5)..., que descrevem materiais e acabamentos a serem utilizados na obra.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.
(1) plantas baixas • (2) cortes • (3) perspectivas • (4) pela ABNT • (5) especificações técnicas
(1) cortes • (2) fachadas • (3) perspectivas • (4) pela NR-18 • (5) legendas
(1) elevações • (2) plantas baixas • (3) diagramas • (4) pelo CREA • (5) notas explicativas
(1) detalhes construtivos • (2) elevações • (3) seções • (4) pelo CAU • (5) etiquetas
(1) plantas baixas • (2) elevações • (3) maquetes • (4) pela NBR-6118 • (5) memorandos
Sobre a planta livre voltada às moradias assinale V para verdadeiro e F para falso.
( ) Os aspectos de espaço público e privacidade são em princípio suprimidos.
( ) O conjunto de espaços que a compõe organiza-se ao redor de uma área privada.
( ) Construções minimalistas e adaptadas de maneira sutil à edificação aumentam o contraste visual para o exterior.
( ) Procura interligar o interior e o exterior.
Assinale a sequência que corresponde a alternativa correta:
V; F; F; V
V; V; F; F
F; V; F; V
F; V; F; F
V; F; V; V
Em projetos arquitetônicos, a projeção ortogonal de elementos estruturais como colunas e vigas sobre o plano do piso é essencial para o planejamento. Na imagem, a reta 𝑟 é perpendicular ao plano 𝛼 e sua projeção ortogonal no plano 𝛼 é o ponto 𝑃 que a reta 𝑟 intersecta o plano.

Considerando essa situação, qual seria a principal utilidade da projeção ortogonal de uma coluna sobre um plano em um projeto arquitetônico?
Definir a altura da coluna em relação ao solo.
Identificar a inclinação da coluna em relação ao plano.
Estimar o peso da coluna sobre a fundação.
Determinar a posição exata da base da coluna no piso do edifício.
Um projeto de arquitetura é um conjunto de documentos técnicos e desenhos que descrevem a concepção e detalhes de uma construção. Esses documentos são desenvolvidos por arquitetos e engenheiros e servem como base para a execução da obra. Um projeto de arquitetura bem elaborado é essencial para garantir que a construção atenda aos requisitos funcionais, estéticos, técnicos e legais, resultando em uma edificação segura, confortável e adequada às necessidades do cliente e do usuário.

No que se refere à representação dos materiais de construção no projeto, a figura representa:
Madeira.
Mármore.
Aço em corte.
Concreto em vista.
O que são cortes em um projeto arquitetônico?
Elementos utilizados apenas em projetos de paisagismo.
Representações gráficas das vistas verticais de uma edificação, mostrando a disposição interna dos ambientes e detalhes construtivos.
Elementos decorativos a serem utilizados nas paredes de uma obra civil, na fase de acabamento.
Orientações dimensionais em um projeto arquitetônico para os cortes a serem feitos no terreno.
Em um projeto arquitetônico voltado para o controle acústico de um auditório, qual das seguintes soluções é a mais adequada para minimizar o tempo de reverberação e garantir uma boa qualidade sonora?
Projetar paredes paralelas e lisas para maximizar a reflexão sonora em toda a sala.
Cobrir o piso com materiais cerâmicos para aumentar a reflexão sonora no ambiente.
Utilizar superfícies de concreto expostas para refletir o som, ampliando sua difusão pelo ambiente.
Instalar painéis acústicos absorventes nas superfícies laterais e no teto, combinados com difusores em pontos estratégicos.
Utilizar grandes superfícies de vidro para otimizar a propagação do som e permitir melhor visibilidade.
Com base no que propõe Mascaró (2006) acerca dos custos relacionados a decisões arquitetônicas, assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso) diante de cada afirmativa a seguir.
( ) A esfera, o cilindro e o cubo são formas mais indicadas economicamente para o projeto de edificações e, portanto, devem ser adotadas.
( ) Do ponto de vista do custo, um edifício pode ser dividido em duas partes básicas, sendo elas os espaços projetados e os equipamentos necessários para que o edifício possa cumprir sua função.
( ) A falta de manutenção de espaços construídos bem como a falta de manutenção permanente e recuperação de instalações levarão, somente no longo prazo, o edifício a deixar de cumprir sua função.
( ) Em climas quentes, planos horizontais exteriores são mais solicitados que superfícies verticais exteriores e, portanto, a participação das paredes nos custos totais tende a cair.
Assinale a opção com a sequência correta.
V, V, F, F.
V, F, V, F.
F, V, F, V.
F, F, V, V.
Na documentação técnica para projetos arquitetônicos, representam-se as indicações de cortes conforme a figura a seguir.

Figura: Simbologia da indicação do corte
(Arquivo pessoal; imagem usada com autorização)
Os itens I, II e III indicados na figura, para a complementação da simbologia da indicação de corte, referem-se, correta e respectivamente, a
número da prancha; número do desenho e linha tracejada estreita.
número da prancha; número do corte e linha traço longo e ponto estreita.
número do desenho; número da prancha e linha traço ponto extra larga.
número do desenho; número do corte e linha tracejada extra larga.
número do desenho; número do corte e linha traço e dois pontos extra larga.
Sobre os critérios para o lançamento inicial de vigas e pilares para um projeto arquitetônico é incorreto o que se afirma em:
A viga invertida apresenta o mesmo comportamento da viga normal, não necessitando de tratamento especial.
Os pilares devem ser locados de forma que os panos de lajes resultem com dimensões da mesma ordem de grandeza.
O lançamento de pilares deve ser realizado de forma que a estrutura seja de fácil execução e economicamente viável.
A quantidade de pilares em um espaço pode afetar psicologicamente os usuários.
Sempre que possível, os pilares devem ser locados nos encontros das vigas e sobre os mesmos eixos.
Para elaboração de projetos de arquitetura, faz-se necessário que o profissional contratado esteja consciente das condicionantes de projeto possíveis para cada caso. Sabendo disso, analise as colunas abaixo, preencha as lacunas e assinale a alternativa que mostra a sequência correta desta relação:
1. Condicionantes Funcionais.
2. Condicionantes Físicos.
3. Condicionantes Legais.
( ) Medidas mínimas e princípios estruturais.
( ) Topografia e sondagem.
( ) Representação de elementos.
( ) Normas técnicas brasileiras.
( ) Condições de insolação e ventilação.
1, 2, 3, 1 e 2.
1, 3, 3, 3 e 2.
2, 3, 1, 2 e 1.
3, 1, 2, 2 e 3.
1, 2, 1, 3 e 2.
Em relação às representações e especificações nos projetos arquitetônicos, assinale a opção correta.
A cota indicativa no vão de portas e janelas é colocada no vão acabado pronto para receber as esquadrias.
As linhas de cota devem estar sempre fora do desenho.
Nos cortes pode-se marcar cotas verticais ou horizontais.
As cotas de nível devem ser escolhidas a fim de propiciar melhor visualização.