

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O cobogó, invenção brasileira, é um elemento construtivo préfabricado, vazado, que proporciona ventilação natural aos ambientes. Foi criado em Pernambuco, em 1929, e se tornou um ícone da arquitetura moderna no Brasil.
Assinale a opção que identifica o edifício retratado na imagem acima, em que é utilizado o cobogó.
Obra do Berço, de Oscar Niemeyer, 1937, Rio de Janeiro.
Sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), dos Irmãos Roberto, 1935, Rio de Janeiro.
Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes (Pedregulho), de Affonso Eduardo Reidy, 1947, Rio de Janeiro.
Pavilhão Brasileiro na Feira Mundial de Nova York, de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, 1939, Nova York, USA.
Parque Eduardo Guinle, de Lúcio Costa, 1954, Rio de Janeiro.
O Plano Piloto de Brasília, no Planalto Central, foi elaborado por:
Oscar Niemeyer.
Rino Levi.
Lúcio Costa.
Oswaldo Arthur Bratke.
Francisco Prestes Maia.
Os Cinco pontos da Nova Arquitetura são o resultado da pesquisa realizada nos anos iniciais da carreira do arquiteto franco-suíço Charles-Edouard Jeanneret conhecido por Le Corbusier. A Villa Savoye, é uma residência projetada e construída entre 1928-29 em Poissy, na Região Parisiense. Foi originalmente edificada para ser uma residência de fim de semana para um casal residente em Paris. Representa um momento de síntese na obra de Le Corbusier, quando pela primeira vez o arquiteto teve a possibilidade de concretizar integralmente suas proposições a presentadas nos cinco pontos para uma nova arquitetura. Há um conceito fundamental associado aos cinco pontos, não só para a Villa Sayone, mas também para a arquitetura moderna. O sucesso dos cinco pontos foi tal que, com o passar do tempo, estes deixaram de ser associados apenas a Le Corbusier e se tornaram cânones da arquitetura moderna. São eles:
Planta Livre, Fachada Livre, Pilotis, Terraço Jardim e Janelas em Fita.
Planta Horizontal, Fachada Livre, Iluminação Zenital, Aberturas amplas e Pé direito duplo.
Planta Livre, Fachada Plana, Pilotis, Terraço Jardim e Janelas em Fita.
Planta Horizontal, Fachada Livre, Coberturas Verdes, Janelas retas e Pé direito duplo..
Sobre as características da Arquitetura das Estâncias e Charqueadas no Rio Grande do Sul, está certa a alternativa:
Predominam os pátios internos, em torno dos quais se organizam as residências rurais.
O uso da alvenaria de pedra nas construções religiosas a partir de 1740 viabilizou a movimentação curvilínea das plantas.
Foram utilizadas alvenarias em enxaimel, alvenarias de pedra, adobe, pau a pique e taipa.
Construção com alpendre e trapiche, cujo maior luxo era a sala de jantar.
“Nasceu do gesto primário de quem assinala um lugar ou dele toma posse”, escreveu o arquiteto Lucio Costa, em sua “Memória Descritiva do Plano Piloto” para Brasília. Esta frase foi tradução de uma representação gráfica, apresentada na forma de:
Dois eixos centrais paralelos entre si.
Dois eixos cruzando-se em ângulo reto.
Dois eixos paralelos cruzando-se com outros dois em ângulos.
Apenas um eixo central.
A arte é, sobretudo, um veículo de comunicação. Através de seus estudos é possível conhecer não só o comportamento de uma época, mas o estado psicológico do autor. Estudar a arte é aprofundar na técnica de representação, na estética e nos valores subjetivos e comportamentais. Também é possível agrupar características comuns entre as obras de determinados períodos, associando-as ao tempo e lugar na História da humanidade. Correlacione cada período da História da Arte, com sua conhecida caracterização.
I. Deve ser estudada dentro de um contexto histórico onde o conhecimento humano ampliou-se e muitas descobertas científicas influenciaram a arte. A demonstração de que a Terra não era o centro do universo coincide, na arte, com o triunfo da pintura do gênero paisagístico, desprovido de figuras humanas. O ativo comércio, a colonização das Américas e outras zonas geográficas fomentaram a descrição de lugares e populações exóticas, até então desconhecidos. O sentido de movimento, energia e tensão são algumas das características desta arte. Fortes contrastes de luzes e sombras realçam os efeitos cenográficos de quadros, esculturas e obras arquitetônicas. Uma intensa espiritualidade aparece nas cenas de êxtases, martírios e aparições milagrosas. A insinuação de enormes espaços é frequente na pintura e escultura. O naturalismo é outra característica. Nos quadros, as figuras não são estereotipadas, mas, sim, representadas de maneira individualizada, com personalidade própria. Os artistas buscavam a representação dos sentimentos interiores, paixões e temperamentos magnificamente refletidos nos rostos das personagens.
II. Estilo artístico que nasce na Bélgica espalhando-se para o resto do mundo, especialmente nos Estados Unidos. Dialoga mais decididamente com a produção industrial em série, lutando pela valorização dos ofícios e trabalhos manuais e pela recuperação do ideal de produção coletiva. Os materiais como o ferro, o vidro e o cimento servem para valorização lógica e a racionalidade das ciências e da engenharia. Insere-se no coração da sociedade, reagindo ao historicismo da Arte Acadêmica e ao sentimentalismo e expressões líricas dos românticos. Revaloriza a beleza, colocando-a ao alcance de todos pela articulação estreita entre arte e indústria. A fonte de inspiração primeira dos artistas é a natureza, as linhas sinuosas e assimétricas das flores e animais. O movimento da linha assume o primeiro plano dos trabalhos, ditando os contornos das formas e o sentido da construção. Os arabescos e as curvas, complementados pelos tons frios, invadem as ilustrações, o mundo da moda, as fachadas e os interiores.
III. A arte, no período, era padronizada, pois seguia as crenças; assim, não se fazia uso da criatividade ou da imaginação. As pinturas eram anônimas e não registravam o estilo do artista. As figuras humanas representavam deuses, obedecendo à representação com o tronco de frente, os pés, a cabeça e as pernas ficavam de perfil. Portanto, não era uma arte naturalista. Na escultura, apesar das convenções, as estátuas eram representadas de acordo com os traços particulares da pessoa, principalmente a posição que ocupava na sociedade, o seu trabalho e os traços raciais. A arte egípcia é bem mais abstrata, enquanto a grega, é bem realista.
IV. Surgido após a Segunda Guerra Mundial acompanhando movimentos de mudanças significativas nas tendências artísticas, filosóficas, sociológicas e científico-tecnológicas. É uma arte essencialmente eclética, híbrida e sem hierarquizações. Explora o lúdico, o humor, a metalinguagem, a pluralidade de gêneros, a polifonia, a intertextualidade, a ironia, as fragmentações e as desconstruções de princípios e valores. Tem foco no cotidiano banalizado. Surge a época das incertezas, do vazio e do niilismo, donde o “e”, e não mais o “ou”, determinará os diversos campos. Isso quer dizer que podemos gostar de música sertaneja e pop ao mesmo tempo ou, ainda, de arte figurativa e abstracionista.
Marque a opção que corresponde a sequência CORRETA.
I. Barroco / II. Arte Déco / III. Arte Egípcia / IV. Arte Surrealista.
I. Barroco / II. Arte Nouveau / III. Arte Egípcia / IV. Arte Pós-moderna.
I. Renascimento / II. Arte Nouveau / III. Arte Egípcia / IV. Arte Pós-moderna.
I. Renascimento / II. Arte Déco / III. Arte Egípcia / IV. Arte Surrealista
I. Renascimento / II. Arte Déco / III. Arte Grega / IV. Arte Surrealista
O objetivo da arquitetura é a criação de espaços arquitetônicos mediante a compartimentação e articulação do espaço, estabelecendo adequadas relações para facilitar sua função e uso. Existem elementos que relacionam e compartimentam espaços arquitetônicos interiores com espaços urbanos, ou com a natureza, como pórticos, varandas, mirantes, janelas, portas e escadas. Na linguagem clássica da arquitetura, há inúmeros elementos arquitetônicos, alguns mais conhecidos e utilizados, outros menos conhecidos e aparentes. Considerando a linguagem clássica da arquitetura, assinale a alternativa correta
Pedestal: é um elemento arquitetônico que é colocado, ou fica situado na parte alta de uma coluna.
Frontão de uma edificação: é a fachada frontal. Independente da sua forma geométrica, retangulares, quadradas, ou até mesmo trapezoidais, as fachadas frontais também poderão ser denominadas de frontão.
Pilastra: é uma representação em relevo sobre uma parede de uma coluna. Às vezes, a pilastra é considerada a parte visível de uma coluna quadrada parcialmente embutida em uma parede. As pilastras são sempre decorativas, ainda que possuam função estrutural
Capitel: é a parte baixa de toda coluna. As colunas, elementos arquitetônicos responsáveis por estruturar os pavimentos de uma edificação, conforme os estilos clássicos da arquitetura, apresentam em suas bases os capitéis, como se fossem uma base reforçada.
Há cinco pontos para uma nova arquitetura, preconizados por Le Corbusier. Sobre estes, assinale a alternativa correta.
Pilotis, telhado inclinado, planta livre, fachada livre e janela em fita
Pilotis, telhado inclinado, planta livre, fachada livre e ornamentos
Pilotis, terraço jardim, planta livre, fachada livre e janela em fita
Pilotis, terraço jardim, planta livre, pastilha e janela em fita
Sobre a arquitetura do Renascimento, podemos afirmar que
vê o retorno, ou seja, o renascimento das formas, tipologias e vocabulário de Grécia e Roma, em que importava menos a subjetividade do arquiteto e mais a obediência aos princípios dos povos e do período que inspira essa arquitetura, resultando em edifícios pouco criativos.
devido a sua racionalidade religiosa, caracteriza-se por cidades sempre produzidas ortogonalmente, a partir da matemática, simétricas, tendo ao seu centro a catedral.
como no período foi desenvolvida a perspectiva, a matemática e outras inovações tecnológicas e intelectuais, vemos a produção de plantas complexas, com formas ovais, como a da Praça de São Pedro, no Vaticano, a fim de demonstrar a capacidade de raciocínio do homem e seu domínio sobre a natureza.
demonstra um espaço menos espiritualizado e mais intelectualizado, pois é composto a partir de leis matemáticas, de projeto e perspectiva, de ritmo e simetria; enfim, deriva da capacidade do arquiteto recriar espacialmente a perfeição divina e geométrica do universo e de Deus.
pode ser descrito como um período em que, a partir do estudo da perspectiva e do livre uso das ordens clássicas gregas e romanas, além de influências de culturas orientais ancestrais, os arquitetos absorveram as inovações Pós-Revolução Industrial e satisfizeram não somente os gostos como, também, as necessidades da emergente burguesia industrial.
“O que conhecemos como arquitetura moderna, em sentido estrito – a que se apoia em um critério de forma abstrata, consistente e específica do objeto -, se baseia na noção de forma descrita em três âmbitos vanguardistas precisos.”
Esses âmbitos vanguardistas correspondem corretamente à alternativa:
O dadaísmo, o purista e o neo-plasticista.
O surrealismo, o purismo e o neo-plasticista.
O surrealismo, o suprematista e o dadaísmo.
O dadaísmo, o purista e o suprematista.
Na análise da arquitetura dos antigos engenhos, considerava-se não somente a forma de cada edifício ao longo do tempo, como também a sua disposição relativa ao conjunto edificado e sua situação no espaço geográfico. Para a escolha da localização dos engenhos, seus proprietários priorizavam os seguintes sítios:
I. Próximo a cursos de água para o fornecimento de energia, rodas de água e transporte.
II. Próximos a matas para a extração de lenha para as fornalhas.
III. Junto às estradas de ferro para transportar a produção de açúcar até os portos que levariam o produto à Europa.
IV. Perto das grandes cidades devido ao melhor deslocamento dos trabalhadores e escravos para ida e volta ao trabalho da colheita da cana.
V. Longe das cidades para esconder o tratamento dos negros nas senzalas e para fugir da fiscalização ambiental quanto ao desmatamento.
Estão certos os itens:
I e II somente
II e III somente.
III e IV somente.
IV e V somente.
O movimento moderno compreende um grande número de contribuições individuas e coletivas, não sendo possível fixar sua origem num só lugar ou ambiente cultural; no entanto, a obra didática de Gropius e de seus colaboradores da Bauhaus destaca-se nesse contexto. Na Bauhaus de Gropius, algumas características principais são ressaltadas, entre elas o contínuo contato com a realidade do trabalho, e a presença de professores criativos (BENÉVOLO, 1998). No contexto da obra didática inovadora proposta pela Bauhaus, é correto afirmar que:
A ideia fundamental é utilizar o processo industrial não mais como objetivo ou como ideal romântico, mas como meio didático para a preparação dos projetistas modernos.
A proposta didática acarreta uma mudança fundamental na cultura arquitetônica, pois a instância formal é colocada numa esfera independente, abrigando uma experiência separada da prática.
Uma nova pedagogia, baseada no trabalho de grupo, pôde propor-se a inserir aos poucos o artesanato na indústria, e com isso recuperar os valores da antiga tradição artística e introduzi-los no ciclo vital da sociedade moderna.
Após três anos de estudos formais, estudando os métodos de representação e as teorias de composição, o aluno poderia realizar os estudos técnicos, frequentando os sete laboratórios de trabalho com pedra, madeira, metal, terracota, vidro, cor e textura.
Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando os estilos arquitetônicos às suas características:
Primeira coluna: estilo arquitetônico
1- Barroco
2- Maneirismo
3- Renascimento
4- Neoclássico
5- Gótico
Segunda coluna: características
( ) A visão antropocentrista da época busca a harmonia na regularidade geométrica; centralidade; simetria; homogeneidade; ordens clássicas; ênfase a palácios e vilas.
( ) Hierarquia, diferenciação, verticalidade, ênfase à edifícios religiosos, período do feudalismo.
( ) Expressa a tragédia, o conflito e a ‘dúvida’ do período na complexidade, na dinamicidade e no contraste projetual. Contraste entre edifício e contexto, o efeito visual está acima da funcionalidade; autonomia projetual.
( ) Busca de impacto visual da edificação pela monumentalidade e integração entre o edifício e o entorno. Apelo à experiência sensorial gerada por símbolos, pinturas e esculturas. Elementos clássicos são introduzidos com alterações, decomposições, distorções. A vertente italiana teve foco em edifícios religiosos, e a francesa, em palácios.
( ) A busca da nobreza e da pureza da arquitetura são expressas na complexidade e variedade. São utilizados elementos clássicos e as ordens clássicas passam a ter novas interpretações.
Assinale a alternativa apresenta a correta associação entre as colunas:
3 – 5 – 1 – 2 – 4.
4 – 5 – 2 – 1 – 3.
4 – 5 – 1 – 2 – 3.
3 – 5 – 2 – 1 – 4.
4 – 2 – 1 – 5 – 3.
A obra do arquiteto Álvaro Siza é considerada herdeira da tradição moderna e leva em consideração a demanda transformadora contemporânea, confirmando a aplicação de numerosas abordagens em arquitetura e os novos e conhecidos critérios de períodos passados. Que afirmação NÃO confere com a análise feita por Benevolo (Op. Cit.) sobre este arquiteto?
Com frequência, o arquiteto projeta muros externos em granito local, pisos revestidos em mármore grego e paredes internas com o acabamento em gesso.
Siza usa referências tradicionais, mediadas por um desenho refinado, no qual as formas heterogêneas são entrelaçadas por uma grade modular rígida.
O arquiteto não explora a complexidade do passado, não avalia a eficácia dos novos métodos de intervenção e a durabilidade dos resultados no tempo.
Nas intervenções urbanas de maior porte, o arquiteto projeta as restaurações, reconstituições, transformações e inserções de novos edifícios sobre fundações antigas ou mesmo sobre novos alinhamentos à elas.
O projeto definitivo para o Ministério da Educação e Saúde foi elaborado pela equipe brasileira liderada por Lucio Costa, sob inspiração dos ideais corbusianos.
Assinale a opção que apresenta uma característica arquitetônica desse projeto, que se identifica com as ideias de Le Corbusier.
A implantação da construção colada numa das divisas do terreno.
O desenvolvimento horizontal do edifício principal.
A criação de pátio interno de pequenas proporções cercado pelo embasamento do edifício.
A localização das salas de trabalho voltadas para a mesma fachada, com melhor orientação.
A supressão de paredes, substituídas por divisões à meia altura, o que permite ventilação constante.
Nas décadas 1970 e 1980, surge uma demanda mundial pela renovação na concepção do projeto arquitetônico. Benevolo (Op. Cit.) confirma a utilização do conhecimento da tecnologia avançada por vários arquitetos. Segundo esse autor, é CORRETO afirmar que:
Mies van der Rohe, pela invenção de métodos construtivos flutuantes para o revestimento de fachadas, tornou-se o principal representante da arquitetura high tech do século XX.
Os expoentes da arquitetura em estrutura metálica são Le Corbusier e Niemeyer.
A torre Eiffel representa a arquitetura tecnologicamente avançada do século XX.
Uma das correntes projetuais, iniciadas nas décadas mencionadas, recebeu o rótulo de high tech.
A arquitetura é o conjunto de características técnicas, construtivas e formais que estão diretamente relacionadas com o local e com o momento histórico nos quais está inserida.
Acerca deste assunto, é correto afirmar que
a Art Noveau (1890 a 1920) está diretamente relacionada com a produção em série, o crescimento da burguesia industrial, a valorização da lógica e do conhecimento; usava as formas retas e cores com tonalidades quentes.
o estilo Barroco (sec. XV até meados do XVIII), influenciado pela consolidação das Monarquias Absolutistas e pela Contrarreforma, caracteriza-se pelo contraste, dramaticidade, realismo, esplendor e exuberância e, na arquitetura, pode ser representada pelas plantas axiais ou centralizadas.
o Neoclassicismo (meados do sec. XVIII) tem como base as ideias iluministas com valores de racionalismo, modéstia, equilíbrio e harmonia e, na arquitetura, é marcado por sistemas construtivos complexos, assimetria, contornos, frontões e as colunas fazem parte dos elementos decorativos das fachadas.
o Pós-modernismo (auge na década de 1950) recebeu influência da Revolução Industrial, foi marcado pelo capitalismo da era contemporânea e teve o papel de atenuar a hegemonia da arquitetura moderna; são suas característica as formas retas, minimalistas, as repetições e o uso de panos de fachadas de vidro, principalmente em arranha-céus dos grandes centros urbanos.
Frank Lloyd Wright foi um arquiteto norte-americano que viveu entre os anos de 1867 a 1959. Um dos conceitos centrais em sua obra é o de que o projeto deve ser individual, de acordo com sua localização e finalidade.
Marque a alternativa que relaciona as principais obras desse arquiteto.
Casa da Cascata e Solomon R. Guggenheim Museum.
Guggenheim Abu Dabi e Casa de Vidro.
Museu do Amanhã e La Pedreira.
Sagrada Familia e Guggenheim Bilbao.
Louvre e Casa Amarela.
Observe os diagramas e a imagem abaixo e considere o partido urbanístico de Brasília resumido nas palavras de Lúcio Costa: o monumental e o doméstico entrosam-se num todo harmônico e integrado.

Para articular os domínios público e privado, o partido adota diversos fatores de conectividade, entre eles o seguinte: o conjunto das proporções das partes entre si, e com relação ao todo, é engendrado pelo módulo “Superquadra”, que, multiplicado, estrutura e ordena a trama urbana harmonicamente conferindo-lhe caráter sistêmico. A faixa arborizada configura a área de vizinhança como entidade plástica que visa “garantir a ordenação urbanística” pela modulação e pela proporcionalidade que resulta das dimensões, “grandes quadriláteros”. Esse fator de estruturação plástica chama-se