Segundo Ferreira (2006), a Consultative Comitee for Space...
Imagem de fundo

Segundo Ferreira (2006), a Consultative Comitee for Space...

Segundo Ferreira (2006), a Consultative Comitee for Space Data Systems (CCSDS) e a International Organization for Standardization (ISO) desenvolveram um conjunto de normas capazes de regular o armazenamento a longo prazo de informação digital produzida no âmbito de missões espaciais e, desse esforço, nasceu o modelo OAIS. Considerando esse modelo, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os componentes às suas respectivas definições.


Coluna 1

1. Ingestão.

2. Planejamento de preservação.

3. Acesso.

4. Administração.


Coluna 2

( ) Encarrega-se da definição de políticas de preservação, sendo responsável pela monitorização do ambiente externo ao repositório.

( ) Estabelece a ponte entre o repositório e sua comunidade de interesse.

( ) Constitui a interface entre o arquivo OAIS e os respectivos produtores de informação.

( ) Responsável pelas operações diárias de manutenção e sobretudo pela parametrização e monitorização dos processos desencadeados no interior do repositório.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

2 – 3 – 1 – 4.


B

2 – 1 – 3 – 4.


C

4 – 1 – 2 – 3.


D

3 – 1 – 4 – 2.


E

4 – 2 – 1 – 3.