Questões de Concurso sobre Artesanato

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
287 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O tipo de tecido mais utilizado para o artesanato com bordado em Ponto-Cruz é:


A

Canvas.


B

Étamine.


C

Gabardine.


D

Musseline.


E

Tricoline.

No artesanato com tecidos são utilizados diferentes acessórios.


Nesse sentido relacione as colunas abaixo:


Coluna 1 Nomenclatura

1. Barbatana

2. Botão

3. Zíper

4. Gancho


Coluna 2 Descrição

( ) Estrutura para unir duas partes do vestuário composta de duas faixas de tecido com dentes metálicos ou de plástico que se encaixam por ação de uma lingueta. Usado para fechar roupas ou calçados, podendo ser usado apenas como detalhe estético.

( ) Peça utilizada para unir duas partes do vestuário ou como adorno. Geralmente de formato redondo, mas podendo ser encontrada também em outros formatos e feita de plástico ou outros materiais.

( ) Haste flexível de metal, plástico ou outros materiais, usada na armação e para dar sustentação a peças de vestuário.

( ) Peça de material resistente com uma das extremidades em curva, utilizada para unir duas partes do vestuário.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.


A

1 • 2 • 3 • 4


B

2 • 1 • 4 • 3


C

3 • 2 • 1 • 4


D

3 • 4 • 1 • 2


E

4 • 3 • 2 • 1

Na história do artesanato encontramos diferentes técnicas de bordado. O tipo de bordado tridimensional, que faz uso de algum tipo de enchimento, como papelão, feltro, algodão, lã… é reconhecido como bordado em:


A

Tela.


B

Relevo.


C

Hardanger.


D

Fios Contados.


E

Crewel Americano.

Em relação aos tipos de artesanatos brasileiros, sobre o entalhe de madeira, analisar os itens abaixo:


I. É uma manifestação cultural muito utilizada pelos índios nas suas construções de armas, utensílios, embarcações, instrumentos musicais, máscaras e bonecos.

II. São objetos diversificados com motivos da natureza, do universo humano e da fantasia.

III. Os utensílios (como cocho, pilão, gamelas e móveis simples e rústicos) são exemplos desse tipo de artesanato.


Está(ão) CORRETO(S):


A

Somente o item I.


B

Somente os itens I e II.


C

Somente os itens I e III.


D

Somente os itens II e III.


E

Todos os itens.

A atividade produtiva que resulta em objetos e artefatos acabados, feitos manualmente com a utilização de meios tradicionais, com habilidade, qualidade e criatividade, é coerente com a definição de:


A

Artesanato.


B

Arte popular.


C

Trabalho manual.


D

Atividades plásticas.


E

Reciclagem artesanal.

Existem diferentes técnicas de bordado, e para cada uma, um tipo de linha específica.


Nesse contexto, a linha que foi fortificada com cera de abelha é conhecida como linha:


A

Japonesa.


B

De padrões.


C

De algodão mercerizado.


D

De seda torcida.


E

Encerada.

Em relação ao tipos de pontos e agulhas, analisar a sentença abaixo:


A agulha de _________ possui um pequeno “gancho” na ponta; já as duas agulhas de _________ têm tamanhos maiores e ponta pontiaguda. Tanto o tricô quanto o crochê são técnicas artesanais, feitas à mão. O _________ apresenta uma grande possibilidade de pontos, sendo utilizados cinco pontos básicos; já o _________ possui dois pontos básicos. O nylon é considerado uma fibra _________.


A

crochê | tricô | crochê | tricô | sintética


B

tricô | crochê | tricô | crochê | sintética


C

crochê | tricô | tricô | crochê | natural


D

tricô | crochê | crochê | tricô | natural


E

tricô | crochê | crochê | tricô | sintética

São considerados benefícios do aproveitamento de materiais recicláveis nos trabalhos manuais:


I. Possível geração de renda.

II. Redução no volume de lixo.

III. Diminuição e prevenção da exploração dos recursos naturais.


Está(ão) CORRETO(S):


A

Somente o item I.


B

Somente os itens I e II.


C

Somente os itens I e III.


D

Somente os itens II e III.


E

Todos os itens.

Artefatos artísticos, assim como as imagens, estão marcados por temporalidades múltiplas que inscrevem sentidos e significados em processos que se diferenciam por "tempo de produção” e "tempo de recepção”. O tempo de produção caracteriza, sintetiza e condensa temporalidades que se sobrepõem. A primeira, a temporalidade individual, é subjetiva e está circunscrita ao tempo/momento/processo de produção/ autoria de um artefato ou imagem; a segunda, a temporalidade contextual, é situada e reconhecida em um tempo social, cultural e histórico. Todavia, ambas estão sujeitas à mudanças. As temporalidades múltiplas favorecem contaminações teóricas, conceituais, perceptivas e práticas que acontecem entre diferentes sistemas e períodos. Essas contaminações geram diálogos com a diversidade por meio de apropriações, interferências, marginalizações e, até mesmo, silêncios, produzindo espaços onde novos objetos e imagens podem influenciar imaginários sociais e subjetividades individuais.


MARTINS, R. Metodologias Visuais: com imagens e sobre imagens. In: DIAS, B.; IRWIN, R. L.Pesquisa Educacional baseada em Arte: A/r/tografia. Santa Maria: editora da UFSM, 2013 (adaptado).


Considerando as informações do texto, avalie as afirmações a seguir.


|. As temporalidades múltiplas que geram sentidos e significados podem se sobrepor de acordo com o tempo da obra de arte, refletindo as teorias de arte sobre os processos artísticos e os movimentos da arte.

Il. O sfumato, que constitui um lineamento impreciso e possui suave sombreado, é um princípio da obra de Leonardo da Vinci no período renascentista, e que inscreve sentido e significado para o processo que se denomina como "tempo de produção”.

III. O "tempo de produção” de Leonardo da Vinci se sobrepõe ao "tempo de recepção" de Marcel Duchamp, no sentido que o período do Renascimento ocorreu anteriormente ao período da Arte Moderna, mesmo se considerarmos como uma ação de apropriação.


É correto o que se afirma em


A

I, apenas.


B

III, apenas.


C

l e II, apenas.


D

Il e Ill, apenas.


E

I, II e III.

Para reduzir o excesso de estoque, a perda de materiais e não correr o risco de faltar materiais para produção, é necessário:


A

Estar continuamente adquirindo materiais para a produção. Sempre que tiver a oportunidade, deve-se comprar o máximo possível.


B

Deduzir o que está faltando e realizar uma compra.


C

Realizar um controle de materiais, organizando e regulando as compras e o estoque.


D

Estocar apenas os materiais que são mais utilizados.


E

Comprar apenas o que achar necessário para a utilização no dia.

A arte e artesano integram formas fundamentais de expressão de uma cultura popular, no brasil um dos grandes artistas de referência nesta integração, é:


A

O artista primitivo mestre Vitalino, que criou esculturas de barro com figuras que representam pessoas e fatos da região amazônica.


B

O artista primitivo romântico Volpi, que pintou cenas com pessoas e fatos da região amazônica.


C

O artista primitivo mestre Verequete, que criou vasos de barro com figuras que representam símbolos indígenas do norte brasileiro.


D

O artista primitivo mestre Vitalino, que criou esculturas de barro com figuras que representam pessoas e fatos do sertão brasileiro.

As atividades artesanais e as produções feitas em oficinas do período medieval tinham ligação direta com as necessidades do feudo onde eram instaladas. Nesse período surgiram associações de importantes grupos sociais e membros na Idade Média. Disso é correto afirmar que:


A

Logo no primeiro século da Idade Média surgiram as corporações de ofício e serviam como unidades hierarquizadas que possuíam o controle das técnicas de produções das mercadorias artesanais.


B

Mesmo nos anos mais tardios da Idade Média, com o estabelecimento de diversas corporações de ofício, haviam tratados entre senhores feudais e mestres-artesãos que mantinham o monopólio exclusivista sobre todos setores de produção.


C

Buscavam impedir a concorrência desleal, estabeleciam preços, padrões de qualidade e salários, como forma de manter coeso o mercado de dentro da cidade e garantir a reserva do mesmo para seus membros.


D

Guildas serviam de escolas não-oficiais para artífices e artesãos dentro dos burgos; mestres-artesãos famosos acolhiam aprendizes caso estes demonstrassem talento para o trabalho, podendo receber fortunas, tornando tais mestres os primeiros burgueses.

São alguns dos aspectos de importância inigualável entre todos os movimentos do século XX:


- Manifestou uma curiosidade real pela análise das sensações;

- Desenvolveu a noção de sistema arbitrário de equivalência;

- Aproximou a pintura da fisiologia;

- Apresentou pesquisa sobre espaços curvos distantes e sobre as associações, sob novos ângulos, de partes próximas do mundo sensível.


Esses aspectos referem-se ao


A

Cubismo.


B

Dadaísmo.


C

Surrealismo.


D

Expressionismo.


E

Abstracionismo.

Luz é a radiação eletromagnética com movimentos tipo onda. O olho humano pode ver somente determinadas radiações com o comprimento de onda entre 400 e 700nm (nm=10-9 m). Este intervalo é chamado de


A

espectro visível.


B

luz ultra violeta.


C

absorção seletiva.


D

índice de refração.


E

raios infravermelhos.

São alguns dos utensílios para a etapa de modelação da cerâmica:


A

Teques, tripés, torno de decoração e suporte de azulejos.


B

Teques de madeira, tripés, torno de decoração e espátulas.


C

Teques de madeira, suporte para pratos, torno de decoração e espátulas.


D

Canivetes vazadores, tripés, espátula de bordo e torno de decoração.


E

Teques de madeira, espátula de bordo serrado, torno de decoração e espátulas.

São técnicas de modelação manual:


A

alizamento, bola, blocos, rolos, forno.


B

esvaziamento, bola, rolos, placas, tiras.


C

esvaziamento, bola, torno, placas, forno.


D

alizamento, bloco, tiras, esmaltação, forno.


E

esvaziamento, torno, placas, esmaltação, forno.

São exemplos de resinas naturais, usadas para grudar partes, consolidar estruturas quebradiças ou proteger superfícies frágeis, usadas na arte até a década de 1930, EXCETO:


A

Resina epóxi.


B

Cola de peixe.


C

Goma arábica.


D

Cera de abelha.


E

Óleos secativos.

Trabalhar a argila, em estado parcialmente endurecido, ainda com alguma umidade e se efetuando o polimento das peças manipuladas é o estágio de


A

maturação.


B

porosidade.


C

ponto de osso.


D

dureza de couro.


E

ponto de plasticidade.

O material utilizado para unir as partes de uma peça em estado cru ou mole, durante a modelação da argila e depois do esvaziamento, é


A

galena.


B

engobe.


C

engobe.


D

barbotina.


E

água química.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado