

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Ao se analisar a história da dança, percebe-se que, na Índia milenar, a dança seguia quatro estilos coreográficos com concepção de drama, denominados
Kathak, Surugaki, Dengake e Kathakali.
Manipuri, Dengake, Kathakali e Induísta.
Bharat Natyam, Kathak, Shiva e Dengake.
Kathakali, Bharat Natyam, Manipuri e Kathak.
No ensino do torém na escola, deve-se
estudar o movimento da cutia e dos macacos.
estabelecer movimento homogêneo.
ensinar a marcação do xote.
definir duplas para a composição da roda de xote.
definir os personagens cutia, índios e cacique.
A dança pode ser considerada uma das mais antigas artes criadas e manifestadas de acordo com os interesses do homem. Nela se manifestam impulsos, crenças e desejos, por exemplo. Acerca das características históricas da dança, analise as afirmativas.
I. Manifestou-se em seus aspectos gestual, de expressão facial, de cenários e figurinos sob influência dos interesses e aspirações do cidadão de sua época.
II. Em Roma, caracterizou-se pela exclusividade das mulheres e associação da dança a deuses relacionados à fertilidade.
III. É e sempre será um patrimônio da cultura corporal do homem, dependente de seu contexto histórico.
IV. Pedir chuvas e curas de doenças são costumes expressos pelos movimentos de dança na Era Primitiva.
Estão corretas apenas as afirmativas
I e IV.
II e III.
I, II e IV.
I, III e IV.
A dança do Xondaro é uma arte marcial voltada para autodefesa, busca de agilidade, equilíbrio físico e espiritual para a vida nas matas, para a prática da caça e, inicialmente, luta para defesa e guerra. É praticada pelos índios da tribo
Xavante.
Suruí.
Ladei.
Guarani.
Juruna.
O cateretê é uma dança marcada pela origem indígena, encontrado em regiões rurais no centro do país, principalmente no Vale do Paraíba. Sua descrição é de
dança em duas fileiras, uma em frente da outra, com batimentos de pés e mãos e o acompanhamento de violeiros.
dançarinos vestidos com saias e cocares de penas, colares e adereços nos braços e tornozelos. Levantam, abaixam e rodopiam rapidamente.
dança para cultuar uma divindade, realizada em círculo, com o pajé no centro da roda, vestido com roupa feita de palha.
dança de roda, de origem camponesa, e dançada tanto por adultos quanto por crianças.
dança realizada na sequência da Procissão do Divino, na qual as mulheres tocam e cantam.