

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.

(Registro de dança em Itabaiana (PB), acervo da Missão de Pesquisas Folclóricas, idealizada por Mario de Andrade em 1938, então diretor do Departamento de Cultura de São Paulo)
(http://www.centrocultural.sp.gov.br/caderneta_missao/index.html.)
Em quase todo o Nordeste rural, sobretudo nas zonas canavieiras, esta dança está presente. De origem africana, ela começou nos engenhos e chegou a ser incorporada aos salões elegantes de João Pessoa. É uma dança eminentemente popular, acompanhada dos instrumentos de percussão, pandeiros, cuícas e ganzás.
(Adaptado de “O Nordeste e sua música”. Estud. av. [online]. 1997, vol.11, n.29, pp. 219‐240.)
Com base na imagem e no texto, assinale a alternativa que identifica corretamente a dança a que se referem.
Ciranda.
Xaxado.
Espontão.
Côco.
Quadrilha.
São características do balé:
Somente I é verdadeira.
Somente II é verdadeira.
II e III são verdadeiras.
I e III são verdadeiras.
Todas as afirmações são verdadeiras.
1. Estabelecer relações com o trabalho de arte produzido por si, por seu grupo e por outros sem discriminação estética, artística, étnica e de gênero.
2. Saber mover‐se com consciência, desenvoltura, qualidade e clareza dentro de suas possibilidades de movimento e das escolhas que faz.
3. Saber improvisar e atuar nas situações de jogos, explorando as capacidades do corpo e da voz.
Assinale a alternativa que correlaciona corretamente cada critério de avaliação proposto pelos PCNs a sua respectiva linguagem artística.
1. Dança; 2. Artes visuais; 3. Teatro.
1. Teatro; 2. Dança; 3. Artes visuais.
1. Artes visuais; 2. Dança; 3. Teatro.
1. Dança; 2. Teatro; 3. Artes visuais.
1. Artes visuais; 2. Teatro; 3. Dança.