Questão de Concurso - 1177922

Concurso SEC Professor - Área: Língua Portuguesa 2017

Questão 30

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Considere a gravura e o texto abaixo.

O nosso espaço tridimensional é a única realidade que conhecemos. A bidimensionalidade é tão fictícia como a tetradimensionalidade, porque nada é plano, nem mesmo o espelho mais polido. Mas mesmo que partamos do princípio de que uma parede ou uma folha de papel é plana, não deixa de ser estranho que nós, como se desde sempre fosse a coisa mais normal do mundo, representemos ilusões de espaço sobre uma tal superfície. Não é muitas vezes absurdo desenhar meia dúzia de linhas e depois afirmar: Isto é uma casa?

(ESCHER, M. C. Gravuras e Desenhos. Hamburgo: Taschen (Trad. Maria Odete Conçalves – Koller, 1994, p. 15)


A gravura do artista holandês Maurits Cornelis Escher ilustra claramente o que ele afirma no texto, porque tanto a gravura quanto o texto se referem à


  • A.

    limitação da criatividade humana e dos recursos artísticos.

  • B.

    impossibilidade de a arte representar a realidade num plano bidimensional.

  • C.

    inexistência de um mundo tridimensional.

  • D.

    capacidade de o homem forjar estruturas e volumes a partir de superfícies planas.

  • E.

    criação de formas inexistentes na natureza como figuras geométricas.

Questão de Concurso - 1139656

Concurso SAEB Professor - Área: Linguagens com Ênfase em Língua Portuguesa 2017

Questão 30

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Considere a gravura e o texto abaixo.


O nosso espaço tridimensional é a única realidade que conhecemos. A bidimensionalidade é tão fictícia como a tetradimensionalidade, porque nada é plano, nem mesmo o espelho mais polido. Mas mesmo que partamos do princípio de que uma parede ou uma folha de papel é plana, não deixa de ser estranho que nós, como se desde sempre fosse a coisa mais normal do mundo, representemos ilusões de espaço sobre uma tal superfície. Não é muitas vezes absurdo desenhar meia dúzia de linhas e depois afirmar: Isto é uma casa?

(ESCHER, M. C. Gravuras e Desenhos. Hamburgo: Taschen (Trad. Maria Odete Conçalves – Koller, 1994, p. 15)



A gravura do artista holandês Maurits Cornelis Escher ilustra claramente o que ele afirma no texto, porque tanto a gravura quanto o texto se referem à

  • A.

    limitação da criatividade humana e dos recursos artísticos.

  • B.

    impossibilidade de a arte representar a realidade num plano bidimensional.

  • C.

    inexistência de um mundo tridimensional.

  • D.

    capacidade de o homem forjar estruturas e volumes a partir de superfícies planas.

  • E.

    criação de formas inexistentes na natureza como figuras geométricas.

Questão de Concurso - 1065159

Concurso IFPR Técnico em Artes Gráficas 2019

Questão 38

Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Nível Médio

A grande maioria dos processos de impressão não consegue reproduzir originais de tons contínuos. Por isso, na reprodução de imagens, como fotografias e pinturas, é necessário transformar essas imagens em originais a traço, formados por pequenos pontos. Sobre essa técnica, assinale sua denominação.
  • A. Seleção de cores.
  • B. Prismagem.
  • C. Colotipia.
  • D. Retícula.
  • E. Pontilhismo.

Questão de Concurso - 1065170

Concurso IFPR Técnico em Artes Gráficas 2019

Questão 49

Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Nível Médio

Mesmo quando não se pode usar a diluição da tinta, uma série de técnicas pode ser usada para simular sombras e diferentes tonalidades em uma ilustração. Qual nome recebe a técnica que consiste em decalcar sobre um original a traço uma trama de pontos para simular gradações tonais, como se vê na imagem abaixo?

  • A. Hachura
  • B. Duotone
  • C. Clicheria
  • D. Benday
  • E. Autotipia

Questão de Concurso - 1065171

Concurso IFPR Técnico em Artes Gráficas 2019

Questão 50

Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Nível Médio

Os belíssimos códices medievais eram frutos de uma série de operações manuais realizadas por artistas especializados, calígrafos copistas para as letras, iluminadores e miniaturistas para as imagens e ornamentação. Assim como o trabalho dos copistas foi substituído paulatinamente pela impressão tipográfica, o mesmo aconteceu com a produção das imagens. Para isso, uma técnica de gravura que gerasse imagens com as mesmas características em relação às áreas de grafismo e contragrafismo seria ideal para imprimir imagens ao mesmo tempo que o texto composto em tipos móveis. Considerando isso, qual foi a técnica de gravura historicamente mais largamente utilizada para a produção de imagens a serem impressas pelo processo tipográfico?
  • A. Xilogravura.
  • B. Litografia.
  • C. Talho-doce.
  • D. Água-forte.
  • E. Água-tinta.

Questão de Concurso - 1147147

Concurso IFPE Técnico de Laboratório - Área: Artes Visuais 2019

Questão 25

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnlogia Pernambuco (IFPE)

Nível Médio

A gravura de encavo é um processo que faz uso de matrizes de metal, como por exemplo cobre, ferro e até alumínio. Diversos materiais são utilizados para marcar e corroer as matrizes, já que nesse tipo de procedimento técnico a tinta deve se acumular em sulcos produzidos na matriz e não na superfície dela, como é o caso da xilogravura. Assinale a alternativa que apresenta um método desse tipo de gravura que faz uso de materiais químicos para construir a imagem que será impressa.

  • A.

    Maneira-negra

  • B.

    Ponta-seca

  • C.

    Água-forte

  • D.

    Roulette

  • E.

    Meia-tinta

Questão de Concurso - 1147148

Concurso IFPE Técnico de Laboratório - Área: Artes Visuais 2019

Questão 26

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnlogia Pernambuco (IFPE)

Nível Médio

A descrição a seguir apresenta uma técnica de modelagem em argila. Leia com atenção.


Ela é uma técnica de construção muito simples, mas exige de quem a usa uma integração intensa com o material, uma percepção sensorial da matéria através da concentração e dedicação do artista ou artesão. A confecção do objeto feito com esta técnica não exige qualquer tipo de costura ou agregação de massas durante sua construção. A técnica consiste em fazer uma bola grande de argila e, com o punho, fazer um furo no centro dela, deixando uma quantidade de material no fundo do buraco da espessura de mais ou menos 1 a 2 cm. Do lado de fora do buraco, usamos a mão inteira para pressionar o material. Golpeamos a argila com uma madeira semelhante a uma pequena raquete, com a intenção de eliminar as bolhas de ar e nivelar a parede do pote. Com esses movimentos, o recipiente vai automaticamente se abrindo. Repita essas pressões subindo e descendo as mãos, pois, dessa forma, as paredes se formarão. O objetivo desses movimentos é fazer com que todas as paredes do pote sejam da mesma espessura, facilitando a secagem uniformemente, sem rachaduras e trincas.


Disponível em: http://www.ufrgs.br/lacad/pressao.html. Acesso em: 10 jul. 2019. Adaptado.





Assinale a alternativa que apresenta a técnica descrita


  • A.

    Acordoamento

  • B.

    Modelagem em torno

  • C.

    Maciço ocado

  • D.

    Palateado

  • E.

    Placas

Questão de Concurso - 1147185

Concurso IFPE Técnico de Laboratório - Área: Artes Visuais 2019

Questão 36

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnlogia Pernambuco (IFPE)

Nível Médio

Uma edição de gravuras possui diferentes tipos de triagem. Levando em consideração as diferentes classificações de impressões, analise as alternativas e marque a definição CORRETA das seguintes siglas:

  • A.

    P.E significa prova para exposição.

  • B.

    P.I significa que a prova é da instituição artística.

  • C.

    P.A. significa prova para arquivo.

  • D.

    P. Exp. significa prova para experimentação.

  • E.

    P.A. significa prova de artista.

Questão de Concurso - 1147191

Concurso IFPE Técnico de Laboratório - Área: Artes Visuais 2019

Questão 38

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnlogia Pernambuco (IFPE)

Nível Médio

Levando em consideração os instrumentos utilizados para a gravura em metal, analise as alternativas abaixo e assinale a opção CORRETA.

  • A.

    O buril de corte triangular gira com maior facilidade em curvas.

  • B.

    O buril de corte cilíndrico ou arredondado permite cortes muito finos.

  • C.

    O buril oval permite um corte flexível com ondulações nas linhas.

  • D.

    O rascador é uma ferramenta que permite cortar arestas para que a chapa não retenha tinta na impressão.

  • E.

    O brunidor é uma ferramenta utilizada para polir o traço.

Questão de Concurso - 1147196

Concurso IFPE Técnico de Laboratório - Área: Artes Visuais 2019

Questão 39

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnlogia Pernambuco (IFPE)

Nível Médio

O processo de gravação em metal requer técnicas específicas e escolha criteriosa dos diferentes tipos de materiais e processos. Com base nos processos técnicos da gravura em metal, analise as proposições abaixo.



I. Água-tinta é um processo de impressão em metal em que são pulverizadas áreas da placa com breu em pó.


II. São processos mecânicos de criação de sulcos nas chapas de metal: a água-forte e a água-tinta.


III. São processos químicos de criação de sulcos nas chapas de metal: o buril, a ponta-seca e a maneiranegra.


IV. Os líquidos corrosivos são chamados de mordentes, e um dos mais utilizados é o ácido nítrico.


V. No processo de água-tinta, as partes da placa que estão cobertas com resina não são corroídas quando a placa é mergulhada no mordente.




Estão CORRETAS, apenas, as proposições

  • A.

    II, IV e V.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    III, IV e V.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    I, IV e V.