Questões de Concurso de História da Arte no Brasil - Artes

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 961090

Câmara de Salvador - BA 2018

Cargo: Analista Legislativo Municipal - Área Gabinete da Presidência / Questão 35

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

Nesse trecho, a descrição da atuação social do grupo Olodum relaciona identidades culturais com políticas afirmativas.

Essa afirmação é:

  • A. correta, porque a valorização de uma tradição cultural étnica brasileira permite usar sua musicalidade para debater a discriminação de determinados grupos humanos;
  • B. correta, desde que se considere o uso das expressões corporais afros como meio para afirmar a superioridade cultural dos afrodescendentes;
  • C. correta, quando se considera o uso estratégico de sua expressão rítmico-percussiva a serviço do mercado fonográfico;
  • D. incorreta, porque a eliminação do racismo é pré-condição para uma afirmação cultural identitária das populações afro-brasileiras;
  • E. incorreta, quando se associa a luta pelos direitos civis e humanos e a responsabilidade social com o entretenimento cultural.

Questão 961101

Câmara de Salvador - BA 2018

Cargo: Analista Legislativo Municipal - Área Gabinete da Presidência / Questão 46

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

A opção que descreve corretamente a renovação no cinema brasileiro dos anos 1950-1960, exemplificada pelos dois filmes referidos nos cartazes, é:

  • A. trata-se de filmes associados a um "cinema autoral", com produções de baixo orçamento;
  • B. são exemplos de produções cinematográficas que tematizam aspectos da cultura popular;
  • C. empregam atores não profissionais para dar vida ao caipira ingênuo e ao simples homem do campo;
  • D. usam a linguagem cinematográfica para abordar questões políticas e fazer denúncia social;
  • E. trazem mudanças estéticas, como o uso de longas sequências, para registrar a realidade como se apresentava.

Questão 961104

Câmara de Salvador - BA 2018

Cargo: Analista Legislativo Municipal - Área Gabinete da Presidência / Questão 49

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

A respeito das representações artísticas da paisagem urbana de Salvador, é correto afirmar que:

  • A. a obra I privilegia os monumentos arquitetônicos representativos da elite tradicional de Salvador;
  • B. a obra II representa de forma sombria o panorama urbano, em consonância com a cultura visual do romantismo;
  • C. as obras I e II destacam a religiosidade e os costumes do cotidiano soteropolitano;
  • D. a obra I produz uma síntese poética e geometrizada do cenário citadino avistado pelo mar;
  • E. as obras I e II foram elaboradas para públicos segmentados, em sintonia com os ideais do industrialismo.

Questão 961106

Câmara de Salvador - BA 2018

Cargo: Analista Legislativo Municipal - Área Gabinete da Presidência / Questão 51

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

A presença iorubá na Bahia produziu uma rede cultural própria, baseada nas tradições étnicas africanas e readaptada ao contexto da sociedade escravista colonial. Os cantos, os grupos de trabalho, as juntas de alforria, as práticas religiosas e lúdicas funcionavam como estratégias de sobrevivência e resistência dos escravos africanos. O principal espaço dessa rede simbólico-cultural é o terreiro de candomblé jeje-nagô, denominado egbé.

Com base no texto, a afirmativa que caracteriza corretamente o papel desempenhado pelo egbé na construção da identidade cultural brasileira é:

  • A. o terreiro de candomblé foi um espaço institucionalizado pela elite escravista para legitimar seu domínio;
  • B. a comunidade litúrgica do terreiro, através da música e da dança, criou um espaço festivo de distração para os escravos;
  • C. o egbé foi um espaço sincrético de fusão das tradições folclóricas portuguesas, africanas e ameríndias;
  • D. o terreiro foi uma arena para as disputas entre os diferentes grupos étnicos africanos rivais misturados nas senzalas;
  • E. o egbé foi um espaço de coesão e sobrevivência culturais da população negra de extração iorubá.

Questão 961107

Câmara de Salvador - BA 2018

Cargo: Analista Legislativo Municipal - Área Gabinete da Presidência / Questão 52

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

A prática da capoeira, criminalizada pelo Código Penal republicano por mais de meio século, tornou-se patrimônio cultural do Brasil em 2008, exemplificando um processo de:
  • A. marginalização racial;
  • B. apropriação musical;
  • C. ressignificação social;
  • D. mestiçagem religiosa;
  • E. exclusão simbólica.

Questão 961110

Câmara de Salvador - BA 2018

Cargo: Analista Legislativo Municipal - Área Gabinete da Presidência / Questão 55

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

Entre o Governo de Otávio Mangabeira (1947-1951) e o golpe militar de 1964, ocorreram importantes iniciativas no campo das políticas culturais na Bahia, como exemplificado:
  • A. pela recepção do programa modernista, acolhido na Bahia na Escola de Belas Artes e na Academia de Letras da Bahia;
  • B. pelo reconhecimento da diversidade cultural do Estado como fator econômico de desenvolvimento do turismo;
  • C. pela valorização da baianidade, mediante os festivais de música com grande participação da juventude universitária;
  • D. pela atuação do educador Anísio Teixeira como Secretário de Educação e Saúde, criando o Departamento de Cultura;
  • E. pelas reformas no patrimônio histórico da capital baiana, com destaque para o Pelourinho e o Teatro Castro Alves.

Questão 961115

Câmara de Salvador - BA 2018

Cargo: Analista Legislativo Municipal - Área Gabinete da Presidência / Questão 60

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

Nessas obras, Jorge Amado e Pierre Verger ressaltam como característica da Bahia e do Brasil:

  • A. o conflito social;
  • B. a ortodoxia religiosa;
  • C. o sectarismo regional;
  • D. a mestiçagem cultural;
  • E. o misticismo primitivo.

Questão 964804

Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área Artes / Questão 83

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com relação a arte e cidadania e a aspectos culturais populares brasileiros nas manifestações populares, julgue os itens que se seguem. Quando inserido na comunidade, o grafite, forma espontânea de arte de rua, pode agir como um estímulo visual que promova a identidade, o bem-estar e a reflexão.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 964810

Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área Artes / Questão 89

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Por muitos anos, no ensino da arte no Brasil, os conteúdos de história da arte contemplavam basicamente a história da arte ocidental, também denominada história universal, de caráter eurocêntrico, em detrimento da arte pré-colombiana e da influência das culturas indígenas e africanas nas linguagens artísticas nacionais. Do mesmo modo que é importante que conheçamos a grande arte, incluindo-se a brasileira, aquela que é patrimônio cultural e que frequenta os teatros, museus e galerias, devemos também mergulhar nas origens renegadas da arte e da cultura da nossa terra para resgatar nossas identidades.

A respeito desse assunto, julgue os próximos itens.

A missão artística francesa que chegou ao Brasil em 1816 para impulsionar as artes e a ciência organizou a Imperial Academia e Escola de Belas Artes.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 964817

Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área Artes / Questão 96

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os itens seguintes, a respeito da música brasileira do período colonial. A música brasileira do período colonial tinha como principal propósito a integração e a socialização entre colonizadores e escravos.
  • C. Certo
  • E. Errado