Questões de Concurso de História da Arte no Brasil - Artes

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Questão 990335

Secretaria de Estado de Educação - PA (SEDUC/PA) 2018

Cargo: Professor Classe I Nível A - Área Artes / Questão 21

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

O teatro musicado foi o principal meio de difusão cultural, e também um importante espaço de produção e divulgação de música. No século XIX, através dele, muitos instrumentistas, cantores, regentes e compositores ganharam notoriedade. No Brasil, a opereta “Orfeu na Roça”, paródia ao “Orfeu no Inferno”, de Offenbach, estreou em 1868, com grande sucesso de público. A opereta “Orfeu na Roça” foi produzida pelo ator e dramaturgo brasileiro:
  • A. Luiz Otávio Barata.
  • B. Décio de Almeida Prado.
  • C. Francisco Correa Vasques.
  • D. Francisco de Assis Pacheco.

Questão 990336

Secretaria de Estado de Educação - PA (SEDUC/PA) 2018

Cargo: Professor Classe I Nível A - Área Artes / Questão 22

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

Os gêneros do teatro musicado que se estabeleceram durante a segunda metade do século XIX, e que consagraram o Rio de Janeiro como polo dramático-musical da época, tinham como principal influência os espetáculos musicais europeus, tais como o teatro de revista, a opereta, a mágica e a burleta. Em relação ao teatro musicado no Brasil, na segunda metade do século XIX, é correto afirmar que:
  • A. Eram espetáculos destinados à elite e a música se restringia ao erudito.
  • B. Os personagens e as situações retratadas eram tipicamente europeus, seguindo os textos originais.
  • C. Na música havia uma mistura entre o clássico e o popular, que dava visibilidade às diferentes camadas sociais.
  • D. Deram forte impulso para música clássica europeia, dando acesso às diferentes camadas sociais a espetáculos teatrais.

Questão 990337

Secretaria de Estado de Educação - PA (SEDUC/PA) 2018

Cargo: Professor Classe I Nível A - Área Artes / Questão 23

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

O Espetáculo “O Homem de La Mancha”, escrito por Dale Wasserman, recebeu, em 2014, uma nova versão: foi contextualizado num hospício da década de 30, procurando referências mais próximas da nossa cultura, influenciado pela obra de Bispo do Rosário. O espetáculo “O Homem de La Mancha” foi adaptado no Brasil por:
  • A. Augusto Boal.
  • B. Benjamin Lima.
  • C. Miguel Falabella.
  • D. Nelson Rodrigues.

Questão 990338

Secretaria de Estado de Educação - PA (SEDUC/PA) 2018

Cargo: Professor Classe I Nível A - Área Artes / Questão 24

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

O álbum Ñande Reko Arandu – Memória Viva Guarani – contém 15 faixas, das quais as quatorze primeiras são exemplares do repertório de canções infantis e a última do repertório de xondaro (dança/luta) executadas pelos Guarani Mbya e Nhandeva das aldeias Rio Silveira (São Sebastião-SP), Sapucaí (Angra dos Reis-RJ), Morro da Saudade (Parelheiros-SP) e Jaexaá Porã (Ubatuba-SP). Cantos muito antigos tradicionais das culturas indígenas brasileiras hoje podem ecoar por meios tecnológicos. Sobre a relação dos povos indígenas e a tecnologia é correto afirmar que
  • A. a identidade étnica dos povos indígenas é alterada com o acesso a novas tecnologias.
  • B. a cultura branca influencia e altera a cultura indígena através da tecnologia, trazendo danos em qualquer circunstância.
  • C. a tecnologia altera a identidade dos povos indígenas, que vai desaparecendo à medida que tem contato com novas informações trazidas pelos povos brancos.
  • D. através da tecnologia há uma apropriação do conceito de cultura, e da sua manutenção como patrimônio, que vem sendo utilizada por vários povos indígenas.

Questão 990340

Secretaria de Estado de Educação - PA (SEDUC/PA) 2018

Cargo: Professor Classe I Nível A - Área Artes / Questão 26

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

Os povos Wayana e Aparai habitam o Parque Indígena Tumucumaque e a Terra Indígena Rio Paru d’Este, ambas demarcadas em 1997, no norte do Pará, onde mantêm estreitas relações de convivência há mais de um século. Nas aldeias desses povos costuma existir uma casa comunitária chamada tukusipan. A parte interna é arrematada por uma roda de teto, pintada com pigmentos naturais. Essa roda de teto, considerada um objeto de proteção pelos povos Wayana e Aparai, é chamada de:
  • A. Igaras.
  • B. Maluana.
  • C. Urupema.
  • D. Zarabatana.

Questão 990341

Secretaria de Estado de Educação - PA (SEDUC/PA) 2018

Cargo: Professor Classe I Nível A - Área Artes / Questão 27

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

Sobre o filme “Vidas Secas”, adaptação do romance homônimo de Graciliano Ramos, assinale a alternativa INCORRETA.
  • A. O diretor optou pela música de orquestras como nos filmes da época.
  • B. Abrange debates sobre estrutura social brasileira no sertão nordestino.
  • C. Direção e roteiro de Nelson Pereira dos Santos; fez parte do movimento Cinema Novo.
  • D. Apresenta um significado extremamente importante pelo pioneirismo da temática rural, tornando uma expressão artística e histórica nacional.

Questão 990342

Secretaria de Estado de Educação - PA (SEDUC/PA) 2018

Cargo: Professor Classe I Nível A - Área Artes / Questão 28

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

A comédia “Acabaram-se os otários” (1929), dirigida por Luiz de Barros, se tornou um sucesso, por trazer grande inovação para o cinema brasileiro. O filme “Acabaram-se os otários” inovou o cinema brasileiro por ser o primeiro filme
  • A. falado do Brasil.
  • B. a utilizar luz natural.
  • C. a contratar atores imigrantes.
  • D. a tratar de questões políticas em seu enredo.

Questão 990343

Secretaria de Estado de Educação - PA (SEDUC/PA) 2018

Cargo: Professor Classe I Nível A - Área Artes / Questão 29

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

“Livro do médico Dráuzio Varela que traz relatos de suas experiências em uma das maiores prisões do Brasil; inspirou produção de filme brasileiro em 2003.” O filme que conta a dura realidade dos presídios brasileiros é:
  • A. “Carandiru”, de Hector Babenco.
  • B. “Madame Satã”, de Karim Aïnouz.
  • C. “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles e Kátia Lund.
  • D. “O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas”, de Paulo Caldas e Marcelo Luna.

Questão 990344

Secretaria de Estado de Educação - PA (SEDUC/PA) 2018

Cargo: Professor Classe I Nível A - Área Artes / Questão 30

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

“Maior concentração de sítios arqueológicos do continente americano, além de conter a maior quantidade de pinturas rupestres do mundo. Os artefatos encontrados no local apresentam vestígios de ter mais de 50 mil anos de idade.” O trecho refere-se ao:
  • A. Parque Nacional do Solstício em Calçoene - Amapá.
  • B. Sítio Arqueológico Pedra Pintada em Pacaraima - Roraima.
  • C. Parque Nacional da Serra da Capivara em São Raimundo Nonato - Piauí.
  • D. Sítio Arqueológico Lajedo de Soledade em Apodi - Rio Grande do Norte.

Questão 990355

Secretaria de Estado de Educação - PA (SEDUC/PA) 2018

Cargo: Professor Classe I Nível A - Área Artes / Questão 41

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

“O estudo da cultura visual proposto por Fernando Hernández, em seu livro Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho (Hernández, 2000), também desencadeou vários estudos sobre o ensino da Arte e ainda influenciou diversos núcleos de pesquisa em universidades brasileiras.” Assinale a alternativa correta em relação à cultura visual.
  • A. É interdisciplinar e busca referências de arte, arquitetura, história, mediação cultural, psicologia e antropologia.
  • B. É baseada somente em nomes de peças, fatos e sujeitos, não estabelecendo relação com seus significados culturais.
  • C. Fundamenta-se na proposta do Discipline-Based Art Education (DBAE) – com base em quatro disciplinas: estética, história, produção e crítica.
  • D. É baseada nas chamadas Escuelas al Aire Libre estabelecidas após a Revolução Mexicana de 1910 e propunha o resgate dos valores nacionais.