Questão de Concurso - 1177923

Concurso SEC Professor - Área: Língua Portuguesa 2017

Questão 31

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Considere a obra do artista baiano Ruben Valentin apresentada abaixo.

Nela é possível identificar

  • A.

    um diálogo entre a geometria da simbologia religiosa e a geometria formal.

  • B.

    o uso de imagens realistas associadas a elementos do sincretismo religioso.

  • C.

    a predominância de ângulos agudos que aludem à verticalização das cidades.

  • D.

    a sobreposição de elementos figurativos abstratos.

  • E.

    a estetização literal de elementos tradicionais das culturas indígenas.

Questão de Concurso - 1139659

Concurso SAEB Professor - Área: Linguagens com Ênfase em Língua Portuguesa 2017

Questão 31

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Considere a obra do artista baiano Ruben Valentin apresentada abaixo.



Nela é possível identificar

  • A.

    um diálogo entre a geometria da simbologia religiosa e a geometria formal.

  • B.

    o uso de imagens realistas associadas a elementos do sincretismo religioso.

  • C.

    a predominância de ângulos agudos que aludem à verticalização das cidades.

  • D.

    a sobreposição de elementos figurativos abstratos.

  • E.

    a estetização literal de elementos tradicionais das culturas indígenas.

Questão de Concurso - 1192050

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Artes 2019

Questão 38

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

A compreensão do processo de trabalhos dos artistas sugere diferentes aprendizados. As etapas realizadas em desenho e pintura por Pablo Picasso (1881 – 1973) no desenvolvimento do painel Guernica (1937) concretizam a execução de um plano, uma intencionalidade continuamente avaliada e replanejada. É possível relacionar essa atitude com a:

  • A. pedagogia tecnicista.
  • B. pedagogia de projetos.
  • C. abordagem triangular.
  • D. abordagem multiculturalista.
  • E. teoria crítica.

Questão de Concurso - 1192396

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Educação Artística 2019

Questão 33

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

Na pintura “Les Deux Mystères” de René Magritte (1966), o artista provoca uma reflexão sobre:


(Disponível em: http://gilnei-os.blogspot.com/2010/12/traicaodas- imagens.html. Acesso em 5 set. 2019.)

  • A. a ambiguidade entre imagem e palavra.
  • B. a ambiguidade entre cor e texto.
  • C. a tensão entre figura e fundo.
  • D. a tensão entre figuração e deformação.
  • E. paráfrase nas artes visuais.

Questão de Concurso - 1192399

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Educação Artística 2019

Questão 35

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

“O caráter elitista da pintura, independentemente de estilo e conteúdo, decorre de sua natureza de produto artesanal numa sociedade industrializada. O produto industrial, fabricado em série, está potencialmente voltado ao consumo popular maciço”. A afirmação de Ferreira Gullar em “Argumentação contra a morte da arte” (RJ, 1999) diz respeito à relação entre:

  • A. expressão e forma.
  • B. arte e massificação.
  • C. arte e linguagem.
  • D. arte e mercadoria.
  • E. quadro e objeto.

Questão de Concurso - 1194187

Concurso Analista de Atividades Culturais 2019

Questão 46

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

Dentre as atividades artísticas do período colonial do Brasil destacaram-se a escultura, a pintura, a literatura e a arquitetura, relacionadas com as atividades missionárias e as estratégias de conversão, visíveis nas igrejas, conventos, mosteiros e livros.

O ________________ pode ser considerado o estilo mais presente na colônia lusitana, a partir do século XVII.

Na literatura da época se destacaram Basílio da Gama e, de modo especial, ________________, com os seus Sermões e Cartas.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

  • A. Barroco • Antônio Vieira
  • B. Rococó • José de Anchieta
  • C. Realismo • Gregório de Matos
  • D. Romantismo • Manoel da Nóbrega
  • E. Maneirismo • Capistrano de Abreu

Questão de Concurso - 1095570

Concurso Professor Educação Artística - Artes Plásticas 2019

Questão 47

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

Observe as imagens a seguir.


GOYA, Francisco. Três de maio em Madri ou Fuzilamento (1814)


PICASSO, Pablo. Massacre na Coreia (1951)

As obras de Goya e Picasso são uma denúncia contundente da violência e da guerra. Na segunda metade do século XX, Picasso se inspirou diretamente na obra de Goya para criticar as atrocidades que estavam sendo cometidas na Guerra da Coreia.

Com base nas imagens, analise as afirmativas a seguir.

I. Goya e Picasso estruturam o espaço de composição em dois blocos opostos, marcando a assimetria de forças entre os fuzilados e seus algozes.

II. Os gestos de desespero e as preces em Goya e a nudez das mulheres e crianças em Picasso evidenciam a condição de vulnerabilidade de homens e mulheres impossibilitados de se defender.

III. Os quadros representam a crueldade da guerra de modo universal, ao construir a paisagem e os personagens sem nenhuma referência à sociedade e ao contexto histórico.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Questão de Concurso - 1187129

Concurso

Questão 47

Nível

Assemelhando-se a um antigo ídolo da fertilidade, é muito mais do que isso. Um dos seios nutre a nossa cultura, o outro está escondido.

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. BH: C/Arte, 1998.

p. 74.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o título dessa obra de arte e sua autoria.

  • A. Mulata Joana – Di Cavalcanti
  • B. A Boba – Anita Malfatti
  • C. A Negra – Tarsila do Amaral
  • D. Mulher chorando – Cândido Portinari

Questão de Concurso - 1129677

Concurso Professor de Artes Visuais 2018

Questão 24

Colégio Pedro II

Nível Superior

Para Vera Maria Candau, em Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas (2008, p. 17), nosso continente é construído em uma base multicultural muito forte. Com uma configuração própria, no Brasil, “a nossa formação histórica está marcada pela eliminação física do ‘outro’ ou por sua escravização, que também é uma forma violenta de negação de sua alteridade. Os processos de negação do ‘outro’ também se dão no plano das representações e no imaginário social”.


Assinale a alternativa em que se encontra uma pintura ilustrativa da citação de Vera Candau.


  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

Questão de Concurso - 459097

Concurso SEGER Especialista em Desenvolvimento Humano - Área Artes Plásticas 2011

Questão 80

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Tendo como referência a obra reproduzida na figura VIII, julgue os itens que se seguem.

Tendo como referência a obra reproduzida na figura VIII, julgue os itens que se seguem.

  • C. Certo
  • E. Errado