

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Ao observar a regra de conduta de publicidade, o auditor interno deve divulgar todos os fatos materiais de seu conhecimento que, se não divulgados, podem distorcer relatórios das atividades sob sua responsabilidade.
Os auditores internos são exigidos a aplicar e a manter os princípios da integridade, da objetividade, da confidencialidade e da competência.
Considere que um empregado da empresa X que ocupa posição que lhe permita exercer influência direta e significativa no objeto da auditoria se transfira para uma entidade de auditoria contratada para opinar sobre as demonstrações contábeis da empresa X. Nesse caso, o ex-empregado não deverá integrar a equipe de auditoria da contratada, pois haveria comprometimento da independência, ou uma ameaça concreta, em função de atos ou decisões do ex-empregado passíveis de análise pela auditoria contratada.
O ambiente do trabalho de auditoria deve considerar sistemas relevantes, registros, pessoal e propriedades físicas, incluindo-se aquelas sob o controle de terceiros.
Os trabalhos de auditoria interna devem envolver follow-up, ou seja, os auditores internos devem verificar se estão sendo tomadas medidas adequadas a respeito de descobertas relatadas em auditorias anteriores.
O auditor interno estará obrigado a revelar fatos que repute de efeitos relevantes sobre as demonstrações contábeis da empresa, comunicando-os espontaneamente ao CRC, não se aplicando, no caso, o dever de sigilo.
Uma das atividades que a função de auditoria interna pode executar é a revisão de conformidade com leis, regulamentos e outros requerimentos externos.
A Auditoria Interna é exercida:
somente nas pessoas jurídicas de direito público interno.
somente nas pessoas jurídicas de direito privado.
somente nas pessoas jurídicas de direito público externo.
somente nas pessoas jurídicas de direito público externo e de direito privado.
nas pessoas jurídicas de direito público, interno e externo e de direito privado.
A certificação de produtos é, por definição, realizada por terceira parte. Isto significa que a avaliação deve ser feita
por uma instituição com independência em relação ao fornecedor e ao cliente
pelo comprador, que submete o fornecedor a uma avaliação
por um auditor interno
pelo Inmetro
pelo próprio fabricante ou fornecedor
O programa de auditoria, elaborado pelo auditor interno, é um plano de ação detalhado, pois define os objetivos, determina o escopo e o roteiro de procedimentos. Além de orientar a equipe de auditoria, configura-se na essência operacional do trabalho de auditagem relativamente a uma área específica da companhia ou à gestão de determinado sistema organizacional, estabelecendo os procedimentos para a identificação, análise, avaliação e registro da informação durante a execução do trabalho.
Uma característica do Auditor Interno é
não possuir vínculo empregatício com a organização.
Quando o auditor interno divulgar relatório de não conformidade com as normas, ele deverá informar, entre outros aspectos, a norma cuja conformidade não foi atendida, a(s) razão(ões) que ocasionou(aram) a falta de conformidade e o impacto da não-conformidade sobre os trabalhos da equipe de auditoria.
eventuais limitações ao alcance dos procedimentos de auditoria.
Com relação ao campo de atuação da auditoria interna e à ocorrência de erros e de fraudes, é correto afirmar que
quando a falha puder ser reparada no âmbito do próprio órgão auditado e com os seus responsáveis, não será necessário comunicar às autoridades superiores a respeito do fato.
sempre que houver repercussões que afetem as finanças públicas, o auditor deve comunicar o fato previamente às autoridades externas.
a interpretação equivocada da legislação pelo responsável, de que resultar prejuízo mensurável à entidade, acarreta as mesmas conseqüências da fraude.
a adulteração de demonstrações contábeis, tanto em termos físicos quanto monetários, constitui uma das hipóteses de fraude.
diante de indícios de irregularidades, a auditoria interna deve informar à administração da entidade verbalmente, de maneira reservada; se elas forem confirmadas, a informação deverá ser feita por escrito e não precisará ser reservada.
A segregação de funções consiste em estabelecer que diversas pessoas tenham acesso aos ativos e aos registros contábeis, devido ao fato de essas funções serem incompatíveis dentro do sistema de controle interno.
O auditor interno deve possuir conhecimento suficiente para identificar indicadores de fraude, pois se espera que ele tenha a especialidade de uma pessoa cuja responsabilidade principal seja detectar e investigar fraudes.
O planejamento da auditoria interna deve considerar os fatores relevantes na execução dos trabalhos. Para assegurar a independência necessária ao bom andamento dos trabalhos, esse planejamento não deve, de forma alguma, levar em conta as orientações e as expectativas externadas pela administração.
O auditor interno, ao desenvolver trabalho na área de recursos humanos, constatou, na base de cálculo da folha de pagamentos do mês, o nome de funcionário desligado da empresa há quatro meses. O auditor interno emitiu relatório parcial para informar à administração da empresa a irregularidade e permitir que medidas corretivas fossem realizadas. Com base nas normas de auditoria interna, o auditor
deveria ter aguardado o término dos trabalhos para elaborar o relatório.
tem a opção de informar ou não os fatos apurados à administração da empresa.
está obrigado a proceder a comunicação verbal de fatos desta natureza e informá-los, posteriormente, em relatório final.
procedeu corretamente em conformidade com as normas de emissão dos relatórios de auditoria interna.
observou que nas normas relativas ao relatório de auditoria interna não há previsão de procedimentos a serem aplicáveis nesses casos.
A informação que fundamenta os resultados da Auditoria Interna e que deve ser suficiente, fidedigna, relevante e útil de modo a fornecer base sólida para as conclusões e recomendações à administração da entidade, é classificada como
Ao concluir os trabalhos, o auditor interno deve listar suas constatações antes de elaborar o relatório de recomendações. Nesse sentido, nem toda constatação gerará necessariamente recomendação, mas todas as recomendações deverão ser incluídas no follow-up da unidade de auditoria interna.