

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
De acordo com Spinelli Júnior (1997) são traçadas soluções simples para os problemas, a deterioração e desastres a que são sujeitos os acervos constituídos de material orgânico.
É VERDADEIRO afirmar o método de tratamento para conservação do acervo defendido por Spinelli Júnior:
Encadernação, higienização, fumigação e reestrutura de livros e documentos planos.
Fumigação, higienização, reestrutura de livros e documentos planos e acondicionamento de obras.
Higienização, acondicionamento das obras, fumigação e veladura.
Encadernação, fumigação, higienização e acondicionamento das obras
A quinta lei defende que a organização de uma biblioteca deve ser feita por assunto.
Conforme a primeira lei, a localização física de uma biblioteca não interfere no índice de confiança, ou seja, não interfere na execução da premissa “os livros são para usar”.
Os bibliotecários priorizam a preservação da informação em detrimento do acesso, fato que se materializa como uma restrição ao desenvolvimento dos serviços informacionais nas bibliotecas.
Enquanto a segunda lei da biblioteconomia se refere à tarefa de encontrar o livro apropriado para cada leitor, a terceira lei trata de identificar o leitor apropriado para cada livro.
O livro é basicamente constituído de matéria orgânica e, portanto, inflamável. Assim sendo, a gestão ambiental nas bibliotecas deve preocupar-se com a proteção contra incêndios em acervos. Nesse sentido, o gestor de bibliotecas deve observar um conjunto de medidas relativas à prevenção, quais sejam:
I. Evitar que ocorra um princípio de incêndio.
II. Evitar, caso ocorra, que o incêndio se desenvolva e se propague.
III. Garantir a segurança das pessoas, se o incêndio tomar vulto.
IV. Facilitar as operações de combate ao incêndio.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas III.
Apenas II e IV.
Apenas I, II e IV.
I, II, III e IV.
Na realização do processo de seleção de materiais, deve-se ter em mente quatro considerações gerais a respeito
do assunto, do usuário, do documento em si e do seu preço.
da biblioteca, da imparcialidade, do custo e da atualidade.
do custo, do espaço físico, do usuário e do tipo de unidade.
do tipo de unidade, da autoridade, da cobertura e da durabilidade.
das necessidades do usuário, do assunto, do espaço físico e da justaposição de temas.
A ordenação de livros e documentos nas estantes de uma biblioteca é indicada
pela entrada bibliográfica.
pela intercalação de fichas.
pelo registro de patrimônio.
pela data de publicação.
pelo número de chamada.
O papel, como qualquer outro suporte de escrita e impressão, é vulnerável a diversos processos de deterioração. Esses processos podem ser devidos à própria fabricação do papel, tanto como ao meio ambiente circundante do acervo documental.
Sobre os agentes externos e os ambientais de deterioração de acervos documentais, assinale V para os agentes verdadeiros e F para os falsos.
( ) Umidade e temperatura.
( ) Insetos, fungos e roedores.
( ) Poluição ambiental.
( ) Sonorização ambiental.
( ) Iluminação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
V F F F V.
V V V F V.
F V F V F.
F F V V F.
De acordo com MOTTA; CARVALHO; FERNANDES (2005 p.189), “a tomada de consciência dos gestores de patrimônios culturais em relação às questões de preservação vai acontecer, no Brasil, a partir da década de 90 do século XX”.
Julgue as afirmativas, a seguir, em relação às questões de preservação apontadas pelos autores.
I. Em pesquisa realizada pelas autoras, identificou-se que o desconhecimento do que é e como se elabora um diagnóstico de conservação de coleções de documentos, dificulta a tomada de decisões no gerenciamento de acervos e coloca em risco a durabilidade e a permanência das coleções de qualquer instituição cultural inclusive, nesse caso específico, da UFMG.
II. A preservação inclui todas as considerações administrativas baseadas em políticas estabelecidas que devem prever desde o projeto de edificações e instalações, até a seleção, aquisição, acondicionamento e armazenamento dos materiais informacionais, assim como o treinamento de usuários e de pessoal administrativo.
III. A restauração implica em técnicas e práticas específicas relativas à proteção de materiais de diferentes formatos e natureza física (papel, tecido, couro, registros magnéticos) contra danos, deterioração e decomposição.
IV. A conservação compreende as intervenções técnicas sobre os componentes materiais de um documento já deteriorado, praticadas por especialistas em laboratório, com o propósito de recuperá-lo para a forma tão próxima quanto possível do original e com sacrifício mínimo da integridade estética e histórica da peça.
Escolha a alternativa correta.
F, V, F, V.
F, F, V, F.
V, V, F, F.
V, F, V, V.
Um dos processos do serviço de aquisição do material documental para o acervo de uma biblioteca, que deve representar fielmente toda a sua coleção e documentar seu patrimônio, mesmo antes de ser integrado é denominado:
doação ou permuta.
descarte ou desbaste.
empréstimo ou devolução.
registro ou tombamento.
comutação ou intercâmbio.
A dificuldade em preservar documentos digitais diz respeito à volatilidade das mídias utilizadas para registro dos dados e à rápida obsolescência da tecnologia. A adoção de técnicas visando à preservação digital faz parte da solução desse problema.
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando as técnicas para preservação digital a suas respectivas características.
COLUNA I
1. Emulação
2. Encapsulamento
3. Migração
COLUNA II
( ) Consiste em reunir, em um mesmo dossiê, o conjunto de software e a descrição das condições necessárias para a reprodução do documento a ser preservado.
( ) Envolve a substituição do suporte de armazenamento e do software associado por outros de uso corrente, antes que o documento se torne inacessível.
( ) Exige o desenvolvimento de um software que substitua o sistema em uso ao recriar o ambiente do sistema anterior.
Assinale a sequência CORRETA.
1 2 3
2 1 3
2 3 1
3 2 1
As “intervenções mecânicas, químicas, estruturais ou estéticas, com finalidade de revitalizar um bem cultural, resgatando seus valores históricos e artísticos, praticadas somente por especialistas” representam ações específicas de:
conservação.
preservação.
controle ambiental.
organização.
restauração.
Leia o trecho a seguir que trata da evolução da preservação:
Surgiu da prática do ___________, com a função de reconstruir partes deterioradas em monumentos ________________, obras de arte, livros e documentos, na busca de restaurar ou _____________. Sua evolução se deu em diversas direções com aplicações específicas, adequadas aos diferentes tipos de coleções de museus, bibliotecas e arquivos.
Fonte: Beck (2006, p.43)
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas:
artista, esculturais, recuperar.
artífice, arquitetônicos, renovar.
artista, arquitetônicos, recuperar.
artífice, esculturais, renovar.
De acordo com Sayão (2006), “as estratégias de preservação devem ter uma amplitude tal que incorporem vários outros aspectos, incluindo custo-benefício, restrições legais e requisitos de acesso para o usuário-final.” (MARCONDES, et al. (Org.), 2006, p.130). Assinale a afirmativa em que estão indicadas corretamente as estratégias de preservação digital apresentadas por Sayão (2006).
A aplicação de padrões na preservação digital - na codificação, nos formatos e nos esquemas de representação - torna os processos de preservação digital mais fáceis, entretanto contribuem para tornar mais lenta a sua implementação, devido à variedade de formatos existentes.
Os padrões abertos permitem que os documentos digitais sejam representados em formatos mais duradouros e estáveis, mas aumentam a velocidade do ciclo de obsolescência dos objetos digitais.
Uma das estratégias mais comumente usadas no afã de se conservar o conteúdo intelectual de documentos digitais é fixá-lo em suportes analógicos, mesmo tendo-se em conta as perdas óbvias dos seus atributos digitais, tais como apresentação, funcionalidades, distribuição em rede, hipertextualidade e hipermídia.
A emulação pressupõe que um museu de equipamentos e programas - plataforma de hardwares e periféricos, sistemas operacionais, drivers e o programa de aplicação original - podem ser preservados com a finalidade de replicar no futuro a configuração necessária para recuperar um objeto digital no seu ambiente original.
Sobre métodos de armazenamento e utilização dos livros, considere as assertivas a seguir e identifique a alternativa que inclui as ações humanas nocivas a sua conservação preventiva.
I - Retirar os livros das prateleiras puxando a parte superior da lombada.
II - Utilizar clips ou outros materiais metálicos para marcar as páginas dos livros.
III - Manusear livros com as mãos limpas.
II e III
I e II
I e III
Apenas III
Apenas I
Em relação à preservação de documentos, os agentes físicos, como fatores de degradação em bibliotecas e arquivos, abrangem poluição atmosférica, poeira, temperatura ambiente e umidade relativa do ar.
Certo
Errado
O processo lento e gradual de danificação de materiais provocado pelas ações do tempo e da falta de conservação, é conhecido como:
Desgaste.
Desbaste.
Destruição.
Descarte.
Destituição.
Dentre as técnicas de preservação de documentos eletrônicos, aquela referente ao processo de transferência contínua de documentos eletrônicos de configurações obsoletas de hardware e software para configurações correntes a fim de garantir a acessibilidade, é denominada de:
Encapsulação.
Migração.
Emulação.
Microfilmagem.
Implantação.
O instrumento de planejamento que orienta a tomada de decisão em bibliotecas digitais sobre o que preservar e por quanto tempo preservar é denominado
meta.
política.
projeto.
manual.
programa.