

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O número de chamada de um material é a localização do material na estante, ele é constituído do número de classificação e da notação do autor. Assinale a alternativa correta a respeito da organização do material na estante.
A qualidade de serviços de informação não é expressa apenas pelo desempenho. Ela pode ser entendida como o conjunto das características (ou especificações) dentro de uma organização que definem sua capacidade de atender a necessidades implícitas ou explícitas.
Medidas de cobertura do acervo: proporção de demandas atendidas pelas diferentes coleções.
Medidas de relevância do acervo: uso médio anual do acervo.
Medidas de circulação de materiais: tempo de empréstimo, devolução e guarda de documentos.
Medidas de acessibilidade: proporção de pessoas que moram perto da biblioteca ou serviço de informação; disponibilidade de obras no acervo; disponibilidade do pessoal de atendimento.
Antes de se proceder à digitalização de qualquer obra, deve‐se procurar saber o que se ganha com essa operação, se vale a pena levá‐la a efeito, para diminuir a ocorrência de problemas.
As obras mais utilizadas nesse processo de preservação são aquelas que
fazem parte do acervo já catalogado.
não estão indexadas nem classificadas.
foram disponibilizadas no OPAC.
são as mais emprestadas em domicílio.
são isentas de direito autoral.
Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. Todo o documento que passa a fazer parte do acervo da biblioteca deve ser _______________, ou tombado, num catálogo apropriado, que representa facilmente toda a coleção e documenta o patrimônio da biblioteca. Os documentos são divididos em: ________ e ___________, ______________, __________, CD-Roms, etc.
doado / livros / folhetos / periódicos / vídeos
registrado / livros / folhetos / periódicos / vídeos
restaurado / livros / folhetos / periódicos / vídeos
desdobrado / livros / folhetos / periódicos / vídeos
removido / livros / folhetos / periódicos / vídeos
Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta. O _______________ é a base material sobre a qual são realizados os serviços meio e fim em uma biblioteca.
usuário
balcão de reserva
atendimento
empréstimo
acervo
Analise as afirmativas abaixo.
I. O controle da temperatura e da umidade relativa do ar é de importância fundamental na preservação dos acervos de bibliotecas, pois níveis inaceitáveis desses fatores contribuem sensivelmente para a desintegração dos materiais.
II. O calor acelera a deterioração: a velocidade da maioria das reações químicas, inclusive a deterioração, é aproximadamente dobrada a cada aumento de temperatura de 10 °C.
III. Os altos níveis de umidade relativa do ar fornecem o meio necessário para promover reações químicas danosas nos materiais e, combinados com as baixas temperaturas, encorajam a proliferação de mofo e a atividade de insetos.
IV. A umidade relativa extremamente baixa, que costuma ocorrer no inverno em prédios com aquecimento central, pode levar ao ressecamento e ao aumento da fragilidade de certos materiais.
Está correto o que se afirma em
I, II e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
I e II.
III e IV.
Com relação às condições ambientais de trabalho julgue os itens:
I. A iluminação suplementar deve ser uniformemente distribuída e difusa.
II. A iluminação natural deve ser projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos.
III. Em todos os locais de trabalho deve haver iluminação adequada, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada à natureza da atividade.
Apenas o item I está correto.
Apenas o item II está correto.
Apenas o item III está correto.
Todos os itens estão corretos.
O método em que ocorre a análise do uso real quando da avaliação do acervo de uma biblioteca denomina-se
analítico.
qualitativo.
exploratório.
quantitativo.
Algumas opções não-tóxicas de tratamento de acervo infestado por insetos são o gás carbônico e:
o congelamento.
o monitoramento.
a fumigação.
o choque térmico.
É recomendado ao Auxiliar de Biblioteca que o acesso ao local de armazenagem do acervo bibliográfico deve ser rigidamente limitado e a utilização das obras deste acervo deve ser devidamente controlado e acompanhado para proteger estas obras do (a):
Chuva.
Poeira.
Umidade.
Vandalismo.
Com relação a conservação e preservação de documentos, os agentes físicos, como fatores de degradação em bibliotecas e arquivos, abrangem
filtros de películas de plástico, mofo, termitas e anobiídeos.
poluição atmosférica, poeira e gases tóxicos.
iluminação, temperatura ambiente e umidade relativa do ar.
fungos, insetos, traças e cupins.
brocas, baratas e roedores.
Usados com muita frequência em unidades de informação, contribuem para a divulgação de conteúdos originais, bem como para a conservação e preservação das coleções. Trata-se dos
coolers.
pen drives.
palms top.
scanners.
webcams.
Analise a veracidade das seguintes afirmações:
Somente a alternativa II está correta.
Somente a alternativa I está correta.
Somente as alternativas II e IV estão corretas.
Somente as alternativas I e III estão corretas.
Para bibliotecas e arquivos, a forma de proteção e combate a incêndios considerada mais adequada pela maioria dos profissionais de segurança, bibliotecários, arquivistas e conservadores são os:
detectores de calor.
detectores de fumaça.
alarmes contra incêndio.
mecanismos corta-fogo.
sprinklers.
"Arquivo composto por documentos de formas físicas diversas: fotografias, discos, fitas, slides, CDs, microformas, disquetes, etc. – que merecem tratamento diferenciado não apenas quanto ao armazenamento mas também quanto ao registro, acondicionamento, controle e conservação" é definição de:
Para preservação de coleções é necessário observar um conjunto de ações, que incluem:
conservação, restauração e controle ambiental.
reparos, controle ambiental e limpeza.
preparo técnico, restauração e desinfecção.
tratamento físico, higienização e luminosidade.
reprodução, conservação e mobiliário.
"O acesso à área de armazenagem será rigidamente limitado, e [...] o uso do acervo pelos usuários será cuidadosamente controlado e acompanhado."
Esta recomendação, que deve constar do planejamento geral de preservação de uma biblioteca, sistematicamente organizado e formalmente escrito, diz respeito à proteção contra:
poeira.
sinistros.
insetos.
vandalismo.
negligência.