Questões de Concurso sobre Resumos e índices: tipos e funções.

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
387 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Como métodos de avaliação de resumos, propostos por LANCASTER (2004), além do julgamento intuitivo, subjetivo; o da comparação com um resumo ‘ideal’; o da medida a partir de quais perguntas de teste sobre um documento podem ser respondidas pelo resumo; há, ainda, o de:


A

cotejo entre resumos.


B

aprendizagem conseguida.


C

recuperabilidade do documento pelo resumo.


D

funcionalidade terminológica.


E

práticas resultantes.

O índice não deve conter informações complementares às do documento, isto é, informações que não estejam nele expressas, tais como nomes completos, datas de identificação, nomes de compostos químicos etc.


C
Certo

E
Errado

Sobre os métodos para análise de documentos, determinação de seus assuntos e seleção de termos de indexação, analisar os itens abaixo:


I. Indexação é o ato de identificar e descrever o conteúdo de um documento com termos representativos dos seus assuntos e que constituem uma linguagem de indexação.

II. O índice de assuntos constitui uma listagem alfabética ou sistemática de assuntos que indica a posição de cada assunto num documento ou numa coleção de documentos.

III. O modo pelo qual um documento pode ser examinado depende, em grande parte, de sua forma física.


Está(ão) CORRETO(S):


A

Somente o item I.


B

Somente o item II.


C

Somente os itens I e II.


D

Somente os itens I e III.


E

Todos os itens.

“O índice é um instrumento indispensável à recuperação de informações contidas numa publicação. Constitui-se de uma listagem de palavras e termos significativos com indicação da localização das informações no texto” (FRANÇA, 2013, p. 203). Nesse sentido, quanto ao arranjo, o índice pode se classificar em


A

especial, geral, onomástico, de assunto e geográfico.


B

alfabético, sistemático, cronológico, numérico e alfanumérico.


C

sistemático, especial, geográfico, geral e alfanumérico.


D

geográfico, cronológico, especial, alfabético e onomástico.


E

numérico, alfabético, geográfico, de assunto e especial.

O resumo que provê informações detalhadas sobre um determinado tópico, dispensando, em determinadas circunstâncias, a consulta ao documento original é o resumo


A

indicativo.


B

descritivo.


C

científico.


D

especializado.


E

informativo.

Na elaboração de resumos, deve-se evitar


I. Informações que repetem outras informações já incluídas.

II. Palavras diferentes das usadas no documento original.

III. Elementos que sejam do conhecimento comum dos especialistas da área.


Observa-se que



A

III está incorreto; não é possível avaliar o conhecimento comum dos especialistas de uma área.


B

I está incorreto; a primeira frase do resumo deve explicar o tema principal do documento, mesmo se constar do título.


C

II está incorreto; é possível ou não usar palavras diferentes das do documento original.


D

I, II e III estão corretos; num resumo, o resumidor deve esclarecer e simplificar informações contidas no documento.


E

I, II e III estão incorretos; as características do resumo são brevidade, exatidão e clareza, devendo seguir a estrutura do documento.

Os termos atribuídos pelo indexador servem de pontos de acesso mediante os quais determinado item é localizado e recuperado durante a busca em um índice ou em uma base de dados.


C
Certo

E
Errado

Sobre a apresentação de resumos, analisar os itens abaixo:


I. O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento. A ordem e a extensão desses itens dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento original.

II. O resumo deve ser precedido da referência do documento, com exceção do resumo inserido no próprio documento.

III. O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas e afirmativas e não de enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único.

IV. Deve-se usar o verbo na voz ativa e na primeira pessoa do singular.


Estão CORRETOS:


A

Somente os itens I e II.


B

Somente os itens II e III.


C

Somente os itens I, II e III.


D

Somente os itens II, III e IV.


E

Somente os itens I, III e IV.

Embora as normas prescrevam o número de palavras que um resumo deve conter, existem aspectos que influem na extensão de um resumo, como a extensão e complexidade do documento que está sendo resumido, a diversidade do conteúdo temático, a importância do documento para a instituição que elabora o resumo e a finalidade.


A afirmativa está



A

incorreta; se as normas determinam os parâmetros, estes devem ser respeitados em qualquer caso.


B

correta; a norma brasileira para resumos estabelece um mínimo de 100 e um máximo de 500 palavras para um resumo.


C

correta; os resumos podem ser caracterizados de inúmeras formas, inclusive segundo sua extensão.


D

incorreta; a importância do documento para a instituição que elabora o resumo não deve afetar a sua extensão.


E

incorreta; os aspectos que afetam a extensão do resumo são o tipo e complexidade do documento.

Em um documento, o esquema que traz os capítulos e seções do livro com seus títulos e respectivas páginas correspondentes e localiza-se na parte pré-textual é denominado:


A

índice.


B

sumário.


C

página de rosto.


D

lombada.


E

colofão.

Considere os dados abaixo.

Imagem associada para resolução da questão

O resumo está de acordo com práticas e normas de apresentação no que se refere a


A
indicar a categoria do tratamento.

B
usar o verbo na voz ativa.

C
apresentar palavras-chave.

D
ressaltar objetivo, método e resultados.

E
evitar contrações.

A relação de palavras ou frases, ordenadas segundo determinado critério pré-estabelecido, que localiza e remete para as informações contidas em um texto, denomina-se:


A

sumário


B

índice


C

remissiva


D

glossário

Ano: 2018
Prova: Colégio Pedro II - Colégio Pedro II - Bibliotecário Documentalista - 2018

“Os relatórios podem ser considerados, genericamente e com base no senso comum, como sendo um apanhado das conclusões ou resultados atingidos por um grupo em relação a um plano, um projeto ou uma tarefa.”

WALTER, Maria Tereza Machado Teles; EIRÃO, Tiago Gomes; REIS, Luciana Araújo. Regulamentos, orçamento, etcétera: miniguia. Brasília: Briquet de Lemos, 2010.


Com base nessas considerações, é correto afirmar que os relatórios



A

podem ser divulgados sempre de maneira parcial.


B

são vistos apenas como documentos burocráticos.


C

são instrumentos dissociados do plano de trabalho.


D

devem especificar o período abrangido pelos dados apresentados.

Leia o fragmento a seguir.

“O resumo deve ressaltar o objetivo, o __________, os resultados e as conclusões do documento. A __________ e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo (__________ ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento original”.

Assinale a opção cujos itens completam as lacunas do fragmento acima, conforme as regras gerais de apresentação de resumos estabelecidas em norma da ABNT.


A
conteúdo – análise – exaustivo

B
estudo – crítica – analítico

C
mérito – expansão - crítico

D
método – ordem – informativo

E
tema – informação – expandido
O resumo é uma representação sucinta do conteúdo de um documento. Se o resumo se destinar a proporcionar acesso a um documento com finalidade de recuperação, ele precisará ser mais longo para que possa oferecer suficientes pontos de acesso.

C
Certo

E
Errado
Na elaboração de resumos, a paráfrase

A
é perigosa, pois pode conduzir o leitor a ideias diferentes das do autor.

B
é vedada, devendo o resumidor empregar o vocabulário usado pelo autor.

C
utiliza as mesmas palavras do original para manter o estilo do autor.

D
busca resumos originais e breves, sendo redigidos pelo próprio autor.

E
consiste no uso de jargão, visando a simplificar as palavras do autor.

Elemento obrigatório em um trabalho monográfico, constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas e não de simples enumeração de tópicos. Essas características referem-se:


A

Às palavras-chave.


B

Ao sumário.


C

Ao índice.


D

Ao resumo.


E

Às referências.

   
Gerar simulado